Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Entrada do centro.

O Centro Pedagógico (CP) da Universidade Federal de Minas Gerais é uma instituição localizada dentro do campus Pampulha da universidade, sendo vinculada à Escola de Educação Básica e Profissional.

Além de fornecer ensino fundamental, também realiza vários eventos culturais como a UFMG Jovem e o Enduro a pé (na Estação Ecológica).

História[editar | editar código-fonte]

O Centro Pedagógico tem sua origem no antigo Ginásio de Aplicação da UFMG, fundado em 21 de abril de 1954 no bairro Santo Antônio, em cumprimento aos dispositivos legais instituídos pelo Decreto Lei nº 9053.

Em 1958, o Ginásio de Aplicação foi renomeado para Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia. Na ocasião, passou a oferecer os seguintes cursos: Ginasial, Científico, Clássico e Normal.

A partir de 1968, a UFMG passou por uma reestruturação que afetou também o Colégio de Aplicação. De acordo com os novos planos resultantes dessa política de reestruturação, o Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia tornou-se um Centro Pedagógico, integrado à Faculdade de Educação da UFMG, com a função básica de ofertar cursos relativos ao ensino de 1º e 2º graus.

Em 1972, o Centro Pedagógico foi transferido para o campus da Pampulha e passou a ter uma escola de 1º Grau, funcionando em prédio próprio, e paralelamente, um Colégio Técnico, oferecendo cursos de aperfeiçoamento profissional de nível médio.

Em 1997, baseado em orientações da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96), a Escola de 1º grau recebeu uma nova denominação: Escola Fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais.

Em 2007, o Centro Pedagógico propriamente dito (orgão mantedor do Coltec e da escola fundamental) foi renomado para Escola de Educação Básica e Profissional, unidade especial cujo regimento foi aprovado pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais pela Resolução N.º 05/2007, de 3 de maio de 2007.[1] Assim Centro Pedagógico passou a ser o nome apenas da antiga escola fundamental.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.