Centro Universitário Moura Lacerda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Moura Lacerda
Centro Universitário Moura Lacerda
Fundação 1923
Mantenedora Instituição Moura Lacerda
Reitor(a) Prof. Dr. Glauco Eduardo Pereira Cortez
Afiliações Instituição Moura Lacerda
Página oficial Centro Universitário Moura Lacerda
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

O Centro Universitário Moura Lacerda, também conhecido apenas por Moura Lacerda, é uma das mais respeitadas universidades brasileiras, que pertence a Instituição Moura Lacerda. Sua origem remonta a 1923, tendo como idealizar o Prof. Dr. Oscar de Moura Lacerda. O Moura Lacerda foi criado em Ribeirão Preto, e atualmente possui 3 unidades: "Unidade I - Sede Ribeirão Preto"; "Unidade II - Campus Ribeirão Preto"; "Unidade III - Campus Jaboticabal".

Ministrar Ensino de Excelência, dentro dos princípios da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no desenvolvimento da iniciação científica, estendendo seus serviços à comunidade, preocupado com a realidade local e regional, é a Missão do Centro Universitário Moura Lacerda.

História[editar | editar código-fonte]

O Centro Universitário Moura Lacerda teve sua origem em 1923, quando nasceu a Escola de Commercio Rui Barbosa em Ribeirão Preto, criada com o objetivo, na época, de ser uma escola que formasse pessoas capazes de enfrentar a realidade do comércio local. Em 1º de julho de 1923, passa a denominar-se Instituto Commercial de Ribeirão Preto.

Em 23 de maio de 1923, o Professor Oscar de Moura Lacerda começou a lecionar na Escola de Commercio Rui Barbosa, que pertencia ao Instituto Commercial de Ribeirão Preto.

No dia 9 de abril de 1927, Oscar de Moura Lacerda, que já era integrante do corpo docente e funcionário da Escola de Commercio Rui Barbosa, desde a sua fundação, assumiu a direção da mesma, tornando-se seu proprietário no dia 8 de janeiro de 1928. Foi nessa época que a escola saiu da Rua Amador Bueno, onde havia sido fundada, para as instalações da Rua Barão do Amazonas, onde ficou até 1929, quando foi para a Rua Duque de Caxias.

Em 1º de maio de 1932, com a criação do "Curso Superior de Administração e Finanças", o Instituto Commercial de Ribeirão Preto, antigo proprietário da Escola de Commercio Rui Barbosa, passou a denominar-se Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto, tornando-se a segunda faculdade a ter este curso, de "Ciências Econômicas", no país, e a primeira do Estado de São Paulo.

Em 1935, o Dr. Oscar de Moura Lacerda funda o Ginásio Ribeirão Preto, que em 1937, com o curso colegial, denominou-se Colégio Moura Lacerda.

Em 1967, com auxílio do Dr. Moura Lacerda, nasceu o Instituto Politécnico de Ribeirão Preto, e em 1968, a Faculdade de Engenharia Civil.

Em 1970, o Dr. Oscar criou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e a Faculdade de Ciências Econômicas, solidificando a Instituição Moura Lacerda, que conta atualmente também com o Centro Universitário Moura Lacerda.

Em 1972, a já denominada Instituição Moura Lacerda, transferiu a sua sede para o prédio da Rua Padre Euclides. Na mesma época iniciou a ampliação de suas instalações com as edificações da "Unidade II - Campus Ribeirão Preto", que tinha seu projeto arquitetônico desenvolvido por Oscar Niemeyer.

Em 1978, a Instituição Moura Lacerda tornou-se proprietária da Faculdade de Educação Física de Jaboticabal, e inaugurou naquela cidade o seu Curso de Educação Física, fundando assim a "Unidade III - Campus Jaboticabal".

O Dr. Oscar de Moura Lacerda veio a falecer em 23 de fevereiro de 1979.

Em 1981, surge o curso de Arquitetura e Urbanismo, do Moura Lacerda, que teve a honra de poder contar com a orientação e participação do maior expoente da arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer, na elaboração de sua primeira grade curricular.

Em 1992, num Processo de Reconhecimento para transformação em Universidade, foi instalado o Regime de Transição, que criou oficialmente as Unidades Escolares da Instituição Moura Lacerda.

Em 1997, todo o trabalho de décadas foi reconhecido com o Decreto Presidencial que credenciou o Centro Universitário Moura Lacerda.

Em 2004, através da Portaria 1879, de 28/06/2004, publicada no D.O.U. de 29/06/2004, foi recredenciado pelo prazo de 10 anos o Centro Universitário Moura Lacerda, convalidando mais uma vez as ações desta Instituição em prol da educação do ensino nacional. Nesse mesmo ano, foi reconhecido o Programa de Educação - Mestrado pelo Conselho Nacional de Educação, por meio do Parecer CNE/CSE n° 314/2004. Durante sua existência, a Instituição vem servindo às comunidades nas quais está inserida, formando profissionais atuantes.

Unidades do Moura Lacerda[editar | editar código-fonte]

Unidade I - Sede Ribeirão Preto: Rua Padre Euclides, 995, Campos Elíseos, CEP: 14085-420, Ribeirão Preto-SP.

  • O edifício sede do Centro Universitário Moura Lacerda ocupa uma área de 23.000m2, com 100 salas de aula, laboratórios de apoio para as várias áreas de conhecimento, além de 4 laboratórios de informática. Possui ainda núcleos de Atendimento Comunitário e o Auditório "Ilka de Moura Lacerda", com capacidade para 200 lugares, devidamente provido de equipamentos para vídeo conferência e demais recursos audiovisuais. Além de toda a infra-estrutura técnico-administrativa necessária e área de convivência apropriada ao corpo discente do Centro Universitário. Ocupando uma área de 1270 m2, com acervo de 80.000 exemplares e 52.000 títulos, contando com 25.000 periódicos,a Biblioteca encontra-se totalmente informatizada, disponibilizando terminais para consulta ao acervo, consulta via Internet e para biblioteca eletrônica, além de convênio com o sistema Comut e Ibict. Nesse espaço, alunos e professores contam com salas de estudos em grupo e individuais, salas de leituras, guarda-volumes, sala de exposição, videoteca, hemeroteca, mapamoteca, teses, dissertações, monografias, catálogos, guias, unidade de cópias com auto-serviço, sistema de empréstimo e assistência ao usuário, entre outros serviços. A Unidade I possui, ainda, os laboratórios de Rádio, TV e Fotografia, totalmente equipados com tecnologia digital, que atendem a vários cursos de graduação e também possibilitam a realização de produções para os cursos de Ensino à Distância e para comunicação interna. Nesta unidade funcionam também a Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Pesquisa e Pós-Graduação, Núcleo de Publicidade e Propaganda, Núcleo de Práticas Jurídicas, Núcleo de Pesquisas Econômicas e Núcleo de Atendimento Psicopedagógico.

Unidade II - Campus Ribeirão Preto: Av. Dr. Oscar de Moura Lacerda, 1520, CEP: 14076-510, Ribeirão Preto-SP.

  • O Campus do Centro Universitário Moura Lacerda ocupa uma área total de 1.120.000 m2, sendo 60.000 m2 de área esportiva e 45.000m2 de área construída, com 66 salas de aula, 20 laboratórios de apoio para os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Arquitetura, Engenharia Civil, Ciência da Computação, Educação Física, Artes Plásticas e Moda, 03 laboratórios de informática, 03 núcleos de atendimento comunitário, amplas áreas de convivência, 02 bibliotecas setoriais, 01 Hospital Veterinário, 01 Estação Meteorológica, além de áreas destinadas à cultura e experimentação agrícola, utilizadas pelo curso de Agronomia. É importante destacar a ampla área desportiva contendo 8 quadras de tênis, 4 piscinas, sendo uma delas olímpica (50mX25m) e a outra semi-olímpica (25mX12,5m), 4 quadras poliesportivas, sendo 2 cobertas e 2 descobertas, campo de futebol e 1 pista de atletismo.

Unidade III - Campus Jaboticabal: Av. Amador Zardim, 55, CEP: 14870-000, Jaboticabal-SP.

  • O Campus Jaboticabal, do Centro Universitário Moura Lacerda, ocupa uma área total de 21.000 m2, com 2500 m2 de área construída e 9500 m2 de área esportiva, com 20 salas de aula, 02 laboratórios de informática e 05 laboratórios de apoio para os cursos de Administração e Educação Física, além de 01 auditório, com capacidade de 150 lugares. Conta também com áreas de convivência e biblioteca setorial. A área desportiva conta com 1 quadra poliesportiva coberta, 2 quadras poliesportivas descobertas, salas de ginástica - inclusive de ginástica olímpica, 1 campo de futebol, 2 piscinas e completa área de atletismo, incluindo: pista de condicionamento, pista de arremesso de disco e martelo, pista de arremesso de peso, pista de salto em altura e pista de salto em distância e triplo.

Cronologia Histórica[editar | editar código-fonte]

  • 1923 - Criação da Escola de Commercio Rui Barbosa
  • 1º de julho de 1923 - Criação do Instituto Commercial de Ribeirão Preto
  • 23 de maio de 1923 - O Professor Oscar de Moura Lacerda começa a lecionar na Escola de Commercio Rui Barbosa
  • 9 de Abril de 1927 - O Professor Oscar de Moura Lacerda assume como diretor da Escola de Commercio Rui Barbosa
  • 8 de janeiro de 1928 - O Professor Oscar de Moura Lacerda torna-se proprietário da Escola de Commercio Rui Barbosa
  • 1928 - Mudança da sede da Rua Amador Bueno para Rua Barão do Amazonas
  • 1929 - Mudança da sede da Rua Barão do Amazonas para Rua Duque de Caxias.
  • 1º de maio de 1932 - Com Criação do "Curso Superior de Administração e Finanças", surge então a Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto
  • 1935 - Criação do Ginásio Ribeirão Preto
  • 1937 - Criação do Colégio Moura Lacerda
  • 1967 - Criação do Instituto Politécnico de Ribeirão Preto
  • 1968 - Criação da Faculdade de Engenharia Civil
  • 1970 - Criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • 1972 - Mudança da sede da Rua Duque de Caxias para Rua Padre Euclides
  • 1978 - Criação da Faculdade de Educação Física em Jaboticabal
  • 1981 - Criação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Ribeirão Preto.
  • 1992 - Instalado o Regime de Transição, que criou as Unidades Escolares da Instituição Moura Lacerda.
  • 1997 - Decreto Presidencial que credenciou o Centro Universitário Moura Lacerda.
  • 2004 - Recredenciado pelo prazo de 10 anos do Centro Universitário Moura Lacerda, através da Portaria 1879, de 28/06/2004, publicada no D.O.U. de 29/06/2004
  • 2004 - Nesse mesmo ano, foi reconhecido o Programa de Educação - Mestrado pelo Conselho Nacional de Educação, por meio do Parecer CNE/CSE n° 314/2004.

Cursos[editar | editar código-fonte]

A Instituição Moura Lacerda mantém, atualmente:

Centro Universitário Moura Lacerda:

  • Administração,
  • Agronomia,
  • Arquitetura e Urbanismo,
  • Artes,
  • Ciência da Computação,
  • Ciências Contábeis,
  • Ciências Econômicas,
  • Direito,
  • Educação Física (Bacharelado/Licenciatura),
  • Engenharia Civil,
  • Engenharia de Produção,
  • Filosofia,
  • Letras,
  • Matemática,
  • Medicina Veterinária,
  • Moda,
  • Pedagogia,
  • Publicidade e Propaganda,
  • Relações Internacionais,
  • Turismo.

- 11 cursos seqüenciais;

- 3 cursos tecnológicos.

- 25 cursos de pós-graduação Lato Sensu (especialização), sendo que 9 deles estão em andamento.

- 1 curso de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado).

- Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários: oferece vários cursos de extensão e aperfeiçoamento, além de uma Coordenadoria de Assuntos Comunitários extremamente atuante, realizando eventos focados na responsabilidade social.

Colégio Moura Lacerda, instalado em cada uma de suas unidades do Ensino Superior:

  • Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio;
  • Curso de Educação Profissional Técnico em Eletrônica;
  • Curso de Educação Profissional Técnico em Química.
  • Curso de Educação Profissional Pós- Técnico em Eletrônica de Controle e Automação

Ligações externas[editar | editar código-fonte]