Centro Universitário de Lavras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UNILAVRAS
Centro Universitário de Lavras
Lema “Pro Deo et Homine” ( Dar Gloria a Deus através da promoção honesta da criatura humana)
Fundação 1º de dezembro de 1968
Tipo de instituição privada
Mantenedora FELA - Fundação Educacional de Lavras
Total de estudantes cerca de 3200
Reitor(a) Christiane Amaral Lunkes Argenta
Estado Minas Gerais
Página oficial http://www.unilavras.edu.br
[[Imagem:
Vista do Unilavras
|250px]]
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

O UNILAVRAS - Centro Universitário de Lavras é uma IES - Instituição de Ensino Superior com sede em Lavras, Estado de Minas Gerais. Com cerca 50 anos de atuação procura pautar sua conduta em seu lema - “Pro Deo et Homine” - que é o de dar glória a Deus através da promoção honesta da criatura humana, com solidariedade e amor, por causa da sua dignidade, buscando sempre qualidade e seriedade em ensino, pesquisa e extensão, sendo o aluno o elemento fundamental em todas estas atividades.

História[editar | editar código-fonte]

Tendo como idealizador, fundador e, posteriormente, seu primeiro Reitor o professor Canísio Ignácio Lunkes, a Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lavras instalou, oficialmente, a sua mantida Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lavras no dia 1º de dezembro de 1968, autorizada em 12 de junho do mesmo ano.Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 1968 foram realizados os primeiros vestibulares. No dia 03 de março de 1969, começou a funcionar regularmente.

Para a Fundação poder dar atendimento à necessidade de criação de novos cursos, foi necessária a sua reformulação. Em 1976 foi feita a transformação da mantenedora em Fundação Educacional de Lavras, de sigla FELA, e da mantida Faculdade em Instituto Superior de Ciências, Artes e Humanidades de Lavras – INCA. Em 06 de julho de 2001, o governador de Minas Gerais credenciou o Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS, mantido pela Fundação Educacional de Lavras – FELA, através o Decreto nº 41.754, conferindo a este autonomia e flexibilidade didático-pedagógica e administrativa, garantidas pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

Desde o início de 2006, mantém o Colégio Universitário Professor Canísio Ignácio Lunkes, com ensino fundamental (da fase introdutória ao fundamental II) e ensino médio, galgando, assim, um importante patamar de seu planejamento pedagógico. Dessa forma, a instituição hoje oferece da fase introdutória ao ensino superior.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Em constante busca pela excelência e qualidade de ensino, além da área física, a instituição possui também uma área destinada à preservação e estudos ambientais (reserva Boqueirão - Unilavras). O Unilavras possui, amplas salas de aula com toda a infraestrutura multimídia, são 22 modernos laboratórios de informática, Física, Química, Biologia, Anatomia, Radiologia, Zoologia, Enfermagem, apoio, pesquisa, higiene dos alimentos, experimentação animal, ciências farmacêuticas, odontologia, nutrição, laboratórios de engenharia civil, entre outros laboratorios, 2 anfiteatros (sendo um com capacidade para cerca de 800 pessoas e o outro para 250 pessoas), núcleo de praticas jurídicas, farmácia escola, horto de plantas medicinais, herbário, clinicas de psicologia, odontologia, e fisioterapia, ampla biblioteca com grande acervo de livros acadêmicos, ambulatório, quadra poliesportiva coberta, etc.

Cursos Oferecidos[editar | editar código-fonte]

Atualmente o Centro Universitário de Lavras, oferece os seguintes cursos de graduação:

Também apresenta os seguintes cursos de pós-graduação lato senso:

  • Engenharia de Segurança no Trabalho
  • Endodontia
  • MBA executivo em Gestão de Desenvolvimento de Pessoas
  • Gestão Jurídico Ambiental

Ligações externas[editar | editar código-fonte]