Centro Universitário de Lavras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UNILAVRAS
Centro Universitário de Lavras
Lema “Pro Deo et Homine” ( Dar Gloria a Deus através da promoção honesta da criatura humana)
Fundação 1º de dezembro de 1968
Tipo de instituição privada
Mantenedora FELA - Fundação Educacional de Lavras
Total de estudantes cerca de 3200
Reitor(a) Christiane Amaral Lunkes Argenta
Estado Minas Gerais
Página oficial http://www.unilavras.edu.br
[[Imagem:
Vista do Unilavras
|250px]]
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

O UNILAVRAS - Centro Universitário de Lavras é uma IES - Instituição de Ensino Superior com sede em Lavras, Estado de Minas Gerais. Com cerca 50 anos de atuação procura pautar sua conduta em seu lema - “Pro Deo et Homine” - que é o de dar glória a Deus através da promoção honesta da criatura humana, com solidariedade e amor, por causa da sua dignidade, buscando sempre qualidade e seriedade em ensino, pesquisa e extensão, sendo o aluno o elemento fundamental em todas estas atividades.

História[editar | editar código-fonte]

Tendo como idealizador, fundador e, posteriormente, seu primeiro Reitor o professor Canísio Ignácio Lunkes, a Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lavras instalou, oficialmente, a sua mantida Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lavras no dia 1º de dezembro de 1968, autorizada em 12 de junho do mesmo ano.Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 1968 foram realizados os primeiros vestibulares. No dia 03 de março de 1969, começou a funcionar regularmente.

Para a Fundação poder dar atendimento à necessidade de criação de novos cursos, foi necessária a sua reformulação. Em 1976 foi feita a transformação da mantenedora em Fundação Educacional de Lavras, de sigla FELA, e da mantida Faculdade em Instituto Superior de Ciências, Artes e Humanidades de Lavras – INCA. Em 06 de julho de 2001, o governador de Minas Gerais credenciou o Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS, mantido pela Fundação Educacional de Lavras – FELA, através o Decreto nº 41.754, conferindo a este autonomia e flexibilidade didático-pedagógica e administrativa, garantidas pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

Desde o início de 2006, mantém o Colégio Universitário Professor Canísio Ignácio Lunkes, com ensino fundamental (da fase introdutória ao fundamental II) e ensino médio, galgando, assim, um importante patamar de seu planejamento pedagógico. Dessa forma, a instituição hoje oferece da fase introdutória ao ensino superior.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Em constante busca pela excelência e qualidade de ensino, além da área física, a instituição possui também uma área destinada à preservação e estudos ambientais (reserva Boqueirão - Unilavras). O Unilavras possui, amplas salas de aula com toda a infraestrutura multimídia, são 22 modernos laboratórios de Informática, Física, Metrologia, Química, Biologia, Anatomia, Radiologia, Zoologia, Enfermagem, apoio, pesquisa, higiene dos alimentos, experimentação animal, ciências farmacêuticas, odontologia, nutrição, Hidráulica e Hidrologia, Mecânica dos Solos, Materiais de Construção Civil, Desenho Técnico entre outros laboratórios, 2 anfiteatros (sendo um com capacidade para cerca de 750 pessoas e o outro para 250 pessoas), núcleo de praticas jurídicas, horto de plantas medicinais, herbário, clinicas de psicologia, odontologia, e fisioterapia, ampla biblioteca com área de 900 m² grande acervo de livros de todas as áreas do conhecimento humano, ambulatório, quadra poliesportiva coberta, lanchonete, etc.

Cursos Oferecidos[editar | editar código-fonte]

Atualmente o Centro Universitário de Lavras, oferece os seguintes cursos de graduação:

Também apresenta os seguintes cursos de pós-graduação lato senso:

  • Especialização em Direitos Sociais, Difusos e Coletivos com Enfase em Direito do Trabalho, Ambiental e Consumidor
  • Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
  • Especialização em Endodontia
  • Especialização em Gestão Escolar
  • Especialização em Gestão Estratégica de Negócios e Pessoas
  • Especialização em Gestão Jurídico Ambiental
  • Especialização em Gestão de Serviços da Saúde
  • Especialização em Logística Empresarial

Ligações externas[editar | editar código-fonte]