Centro Universitário de Patos de Minas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UNIPAM
Centro Universitário de Patos de Minas
Fundação 1968
Tipo de instituição Privada - Filantrópica
Reitor(a) Raul Scher
Vice-reitor(a) Elisa Guedes
Estado MG
Cores Azul e Alaranjado
Página oficial www.unipam.edu.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

O UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas é uma instituição de ensino superior particular brasileira, com sede na cidade de Patos de Minas, no estado de Minas Gerais. A instituição é administrada pela FEPAM - Fundação Educacional de Patos de Minas. A FEPAM foi criada com a promulgação da lei estadual nº 4776, de 27 de maio de 1968 e instituída pelo decreto nº 11 348, de 30 de setembro de 1968, vindo ao encontro dos anseios não apenas de Patos de Minas, mas de toda a região do Alto Paranaíba e regiões vizinhas. Iniciou em 1970, suas atividades com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Através de contribuição de inúmeras personalidades como os presidentes do Conselho Curador nas pessoas de Durval Antônio Pereira, Waldemar da Rocha Filho, João Batista Nogueira, Benedito Corrêa da Silva Loureiro e Dirceu Deocleciano Pacheco como também seus Diretores Executivos : Oadi Salum, Terezinha de Deus Fonseca, Valdir Peres, José Eustáquio Rodrigues Alves e Milton Roberto de Castro Teixeira num processo contínuo de expansão e diversificação, novos cursos foram surgindo e hoje o UNIPAM conta com 27 (vinte e sete) cursos de graduação, que são: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, Física, Fisioterapia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Secretariado Executivo, Sistemas de Informação e Zootecnia, abrigados nas quatro unidades já existentes: a já citada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, a Faculdade de Ciências Administrativas, a Faculdade de Direito, a Faculdade de Ciências da Saúde e a Faculdade de Ciências Agrárias, todas funcionando em prédios próprios, localizados em aprazível área de aproximadamente 90 000 m². Além dos Cursos de Graduação, a Instituição oferece ainda vários cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu".

No dia 5 de março de 1990, após amplos debates com a sociedade, realizados em assembléia geral extraordinária, a FEPAM - Fundação Educacional de Patos de Minas optou pela sua associação à UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, criada com o objetivo de promover o desenvolvimento regional, por meio de ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente, a FEPAM não está mais vinculado à UEMG, sendo independente pedagogicamente.

Representação Discente[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a representação discente no UNIPAM, se faz com os respectivos Diretórios Acadêmicos (DA's) de cada curso e o DCE - Diretório Central dos Estudantes "16 de maio". O Corpo Discente, além de serem representados nos Colegiados, também possuem 2 (duas) cadeiras no Conselho Universitário do UNIPAM.

A atuação do órgão, é definida pelo conjunto da representatividade estudantil da instituição, sendo que suas áreas de atuação mais comuns dizem respeito aos interesses dos discentes perante à administração da instituição superior, às questões de política educacional e de política de ensino.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.