Centro Universitário de Várzea Grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
UNIVAG
Centro Universitário de Várzea Grande
Logo univag.jpg
Fundação 1989
Mantenedora Instituto Educacional Mato-grossense
Total de estudantes 12.000[1]
Reitor(a) Drauzio Antonio Medeiros
Vice-diretor(a) Maura Mary Christian Gomes Medeiros
Estado Mato Grosso
Página oficial www.univag.com.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG é uma instituição privada que se localiza na cidade de Várzea Grande, Mato Grosso, Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

O Univag Centro Universitário de Várzea Grande é uma instituição particular de ensino superior, mantida pela Instituição Educacional Matogrossense – IEMAT, com sede no município de, Várzea Grande – MT. O Univag, como instituição educacional, nasceu com a implantação dos cursos de bacharelados em Administração e Ciências Contábeis, em 1989, seguida da implantação dos cursos de licenciatura em História e Geografia, quando, então, se instalava a UNIVAG - Faculdades Unidas de Várzea Grande.

A Instituição Educacional Matogrossense – IEMAT, mantenedora do UNIVAG, motivada pela expansão populacional e econômica do Estado, criou, em 1994, a Faculdade de Direito e Ciências Econômicas – FADECO, com os cursos de Direito e Ciências Econômicas e, posteriormente, a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia – FACET, com o curso de Tecnologia em Processamento de Dados, as quais passam a constituir as Faculdades Integradas de Várzea Grande, devidamente credenciada no órgão próprio.

Em 1999 com autorização do MEC implanta novos cursos de Licenciatura, Pedagogia, Letras e Ciências Biológicas, além de Sistemas de Informação, Secretariado Executivo, Agronomia e Odontologia.

A partir de 2000, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, o agora Univag Centro Universitário, credenciado pelo Decreto Presidencial, de 6 de julho de 2000 – DOU de 7 de junho de 2000, amplia sua oferta de cursos de graduação, fazendo funcionar os cursos de Comunicação Social, Marketing, Turismo e Comércio Exterior. Desta data até o presente foram implantados os cursos de Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Educação Física, Psicologia e, em 2004, o de Enfermagem. No ano de 2003, tem início o Programa de Educação Tecnológica, com o oferecimento de 6 cursos nas áreas profissionais de Gestão e Informática.

Em janeiro de 2011 foi noticiado que o UNIVAG vai perder sua autonomia administrativa em função de consecutivos resultados insatisfatórios nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), o que significa que a instituição não pode mais expandir vagas ou abrir novos cursos sem autorização do MEC. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a medida cautelar passa a valer imediatamente. A medida terá validade até que a instituição apresente resultado satisfatório – superior ou igual a 3 – nas próximas edições do Índice Geral de Cursos (IGC). O indicador avalia uma faculdade, um centro universitário ou uma universidade a partir da qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação, em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios; 3, razoável; e 4 e 5, bons. O UNIVAG recebeu por três anos seguidos um conceito inferior a 3 no IGC.[2]

Campus[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a UNIVAG tem 360.000 m² de area total e 65.000 m² de área construída de estrutura física, distribuídos em quatro blocos, com 100 laboratórios modernos de ensino nas áreas de saúde, agrárias, biológicas, licenciaturas e de informática. A Biblioteca disponibiliza mais de 110 mil exemplares, clínica-escola presta atendimento à comunidade gratuito, O Núcleo de Prática Jurídica proporciona atendimento jurídico à população carente da Região Metropolitana de Cuiabá e a agência de comunicação Integrada possibilita aos alunos de Comunicação Social à pratica e o exercício da profissão[3] .

Referências

  1. reportermt. Sem receber desde outubro, professores da Univag iniciam greve por tempo indeterminado. Visitado em 31/01/2015.
  2. Cieglinski, Amanda (13 de janeiro de 2011). Quinze universidades perdem autonomia por resultado ruim em avaliações do MEC Agência Brasil. Visitado em 13 de janeiro de 2011.
  3. RDNews. Univag é única instituição privada de MT com nota 4 e oferece 47 cursos. Visitado em 21/02/2015.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • UNIC - Universidade de Cuiabá
  • Unirondon - Universidade Cândido Rondon
  • UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso