Centro de Convenções de Manaus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Centro de Convenções é administrado pela Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas. Popularmente conhecido como Sambódromo, por sediar os Desfiles das Escolas de Samba de Manaus, o Centro de Convenções de Manaus tem aproximadamente 405 metros de comprimento. Ele também é palco de shows nacionais e internacionais, além de grandes eventos anuais como o Carnaboi[1] e o Boi Manaus.[2]

Segundo o livro É Tempo de Sambar - História do Carnaval de Manaus (p. 197), 2008, Editora Nortemania, do autor Daniel Sales, o Sambódromo de Manaus é o maior do gênero no Brasil em relação à capacidade de público (100 mil pessoas). Nem o Anhembi em São Paulo (30 mil pessoas), nem a Sapucaí no Rio de Janeiro (72 mil e 500 pessoas) chegam próximos em números gerais.

Este colosso de concreto foi pré-inaugurado por 3 vezes. Explica-se: em 1991 a pista de desfiles já estava pronta, porém não houve desfile das escolas nesse ano, apenas bandas de frevo fizeram a festa lá dentro. Em 1992 mais uma vez foi pré-inaugurado somente com a ferradura (os dois primeiros lances de arquibancada). Em 1993 construíram-se mais dois lances de arquibancada e somente em 1994 que terminaram os outros 4 lances, totalizando 6 lances de arquibancada .O local também abriga o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

Sua localização é privilegiada, pois situa-se dentro do maior complexo esportivo e cultural do estado. Próximo ao Sambódromo estão a Arena da Amazônia Vivaldo Lima, a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, a Morada do Samba Luizinho Sá (onde ficam os galpões das escolas de samba), e a Vila Olímpica Danilo Duarte de Mattos Areosa.

Informações[editar | editar código-fonte]

  • Localização: Avenida Pedro Teixeira, 2565 - Flores. Manaus - AM.

Referências

  1. Arnoldo Santos (24.02.2009). Carnaboi atrai 80 mil pessoas em Manaus Terra. Visitado em 13.11.2010.
  2. Portal Amazônia (21.10.2010). Boi Manaus 2010 movimenta mais de dois mil trabalhadores. Visitado em 13.11.2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre carnaval, integrado ao Projeto Carnaval é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.