Centro Universitário de Brasília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "CEUB" redireciona para este artigo. Para a equipe masculina de basquetebol ligada ao UniCEUB entre 2010 e 2017, veja Instituto Viver Basquetebol. Para a extinta equipe masculina de futebol, veja Centro de Ensino Unificado de Brasília Esporte Clube.
Centro Universitário de Brasília
CEUB
Fundação 1968
Tipo de instituição Particular
Localização Brasília, DF
Campi Brasília (Campus Asa Norte) e Taguatinga (Campus II)
Página oficial [1]

O Centro Universitário de Brasília (CEUB) é uma instituição de ensino superior particular brasileira, com sede em Brasília, no Distrito Federal, e com campus em Brasília (Campus Asa Norte) e Taguatinga (Campus II).[1]

O Campus da Asa Norte possui uma estrutura de 61.829 m², e conta com a biblioteca mais moderna do Distrito Federal, laboratórios de várias áreas, salas de aula confortáveis, além de um amplo parque esportivo. Esse é o maior e mais antigo dos campi do CEUB e oferece uma estrutura completa para a comunidade acadêmica.[2] A instituição é referência em qualidade do ensino superior há mais de 50 anos.

O curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais - FAJS é um dos mais tradicionais e renomados de Brasília, possuindo em seu corpo docente respeitados juristas, tais como ministros das cortes superiores, procuradores e magistrados.

Em 2022, o curso de Direito do CEUB recebeu mais um selo de qualidade, da 7ª Edição do OAB Recomenda,[3] totalizando seis selos, se tornando a única instituição de ensino particular de Brasília a possuir esse total de selos, figurando em uma seleta lista de cursos recomendados pela Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.

O curso de Medicina está entre os cursos mais bem avaliados de Brasília.[4] Para o ensino prático dos estudantes, o curso de Medicina disponibiliza o complexo de Laboratório de Ciências da Saúde do CEUB (LABOCIEN). São mais de 4 mil m², onde os estudantes desenvolvem atividades nas áreas de Biologia Celular, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Análises Clínicas, Imunologia, Genética, Enzimologia, entre outros. No curso, utiliza-se a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning) para o ensino dos estudantes. O PBL coloca desafios aos estudantes, permitindo que eles participem ativamente da solução dos problemas.[5]

A Instituição possui um dos melhores Programas de Mestrado e Doutorado em Direito do País, voltando-se para a pesquisa em Direito e Políticas Públicas, tanto por meio do Estado quanto por meio de instrumentos privados, e possui nota 5 pela CAPES. Entre os professores do programa está o Ministro Luís Roberto Barroso, Ministro Luiz Edson Fachin e Ministro Luiz Fux, e outras figuras de renome no universo jurídico.

O CEUB é conveniado às grandes universidades europeias, como a Universidade de Salamanca, na Espanha, e a Universidade de Lisboa, em Portugal, permitindo a internacionalização dos saberes, por meio da movimentação de estudantes brasileiros em universidades renomadas no exterior.

História[editar | editar código-fonte]

Ao todo, são 12 prédios no campus principal e mais 2 isolados
Prédio do bloco 2 do UniCEUB em Brasília

A Instituição foi inaugurada em 1968, com o nome de Centro de Ensino Unificado de Brasília, cuja sigla é CEUB.[6] A instituição foi a primeira em Brasília a oferecer cursos de ensino superior no período noturno.

O MEC transformou a faculdade no primeiro centro universitário[7] de Brasília, na década de 1990. Nessa ocasião, passou a denominar-se Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), entretanto popularmente ainda era conhecido pelo seu nome antigo, CEUB.

É o Centro Universitário mais estrelado do Centro-Oeste, segundo o Guia Nacional de Estudantes e possui 5 estrelas nos cursos de Direito, Relações Internacionais e Administração, 4 estrelas nos cursos de Jornalismo, Educação Física, Biomedicina e Fisioterapia e 3 estrelas no curso de Publicidade e propaganda, Psicologia e Ciência Contábeis, de acordo com o Guia.

Conforme o MEC, está entre os três melhores Centros Universitários do País e conta hoje com 26 mil estudantes.


Em 2019, o CEUB adota uma nova identidade visual da marca e, ao final do ano de 2020, a UniCEUB retorna a seu nome anterior, CEUB.

Cursos[editar | editar código-fonte]

Ex-alunos notáveis[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. União Planetária.org (n.d.). «Centro Universitário de Brasília – UniCEUB - Campus». sítio oficial. Consultado em 20 de Agosto de 2018 
  2. «Unidades - UniCEUB». www.uniceub.br. Consultado em 17 de abril de 2022 
  3. «OAB | Ordem dos Advogados do Brasil | Conselho Federal». www.oab.org.br. Consultado em 17 de abril de 2022 
  4. Santos', 'Philipe. «Quais os cursos de medicina do DF melhor avaliados no Enade?». Ensino superior. Consultado em 17 de abril de 2022 
  5. «Medicina - CEUB». www.uniceub.br. Consultado em 17 de abril de 2022 
  6. «Instituição». UniCEUB. Consultado em 4 de Julho de 2012 
  7. Centro Universitário de Brasília (n.d.). «Centro Universitário de Brasília – UniCEUB». sítio oficial. Consultado em 3 de Novembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]