Centro de Lançamento de Satélite de Jiuquan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Plataforma de lançamento em Jiuquan.

Centro de Lançamento de Satélite de Jiuquan é uma base de lançamento de veículos espaciais da República Popular da China, no deserto de Gobi, na província de Gansu, situada aproximadamente a 1.600 quilômetros de Beijing. Foi fundada em 1958, tornando-a o primeiro de três espaçoportos da China. Mais lançamentos chineses ocorreram em Jiuquan do que em qualquer outro lugar.

Como todas as bases de lançamento chinesas, Jiuquan é remota e geralmente fechada aos estrangeiros. JSLC é usado geralmente lançar veículos em órbitas mais baixas e médias com ângulos orbitais grandes de inclinação, assim como meio de testes de mísseis de longo alcance. Suas facilidades são avançadas e fornecem o suporte a cada fase de uma campanha de lançamento de satélite. O local inclui o centro técnico, o complexo de lançamento, o centro de controle de lançamento, o centro de controle de comando da missão e vários outros sistemas de suporte logístico.

O centro cobre uns 2800 quilômetros quadrados maciços e pode servir de casa para mais de 20.000 pessoas. As facilidades e o equipamento de suporte de lançamento provavelmente foram modelados com base em similares soviéticos e a União Soviética, pelo menos no início dos anos 1960, pode ter fornecido o suporte técnico a Jiuquan.

O centro do lançamento foi o foco de muitos riscos bem sucedidos da China no espaço, incluindo seu primeiro satélite, Dong Fang Hong 1, em 1970, e sua primeira missão tripulada ao espaço, Shenzhou 5, em 15 de outubro de 2003.

Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.