Centro de Ligação Internacional das Maçonarias Femininas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parte de uma série de artigos sobre
Maçonaria
Maçom
Artigos principais

Maçonaria · Grande Loja · Loja Maçônica · Venerável Mestre · Graus maçônicos · Lojas Simbólicas · Loja de Perfeição

História

História da Maçonaria · Manuscritos Maçônicos · Constituição de Anderson ·CLIPSAS · SIMPA · União Maçónica Internacional CATENA · C.I.MA.S.

O Centro de Ligação Internacional das Maçonarias Femininas (CLIMAF) foi fundado em 1982 e é um organismo internacional que visa reagrupar as Obediências Maçônicas femininas.

Objectivos[editar | editar código-fonte]

O seu principal objectivo é de criar, para as suas Obediências membros, um espaço de reflexão e troca de ideias, com vista ao desenvolvimento de acções comuns tendo em vista a promoção dos valores da maçonaria universal em geral e da maçonaria feminina em particular.

Com vista a prosseguir esse fim fazem encontros regulares entre todas as Obediências Maçônicas que são membros deste organismo.

Grande Loja Feminina de França[editar | editar código-fonte]

A maior destas Obediências Maçónicas é a Grande Loja Feminina de França que deu origem ao aparecimento de muitas das Grandes Lojas Femininas que fazem parte deste organismo dando origem por sua intervenção directa às Obediências Maçônicas seguintes:[1]

Esta é por este motivo a principal dinamizadora desta organização, bem como, da criação de Grandes Lojas Femininas em todo o mundo.

Organica[editar | editar código-fonte]

Com vista a prosseguir os seus fins fazem encontros regulares, que denominam de Congressos, entre todas as Obediências Maçônicas que são membros deste organismo, nestes congressos são apresentados reflexões que discutidas por todos e coordenadas acções com vista a reforçar a presença e a implantação de Grandes Lojas Femininas no Mundo.

No ano de 2006, o Congresso, ocorreu em Lisboa, estando presentes nestes mais de trezentas irmãs vindas de todo o mundo.[2] [3]

Membros[editar | editar código-fonte]

As Obediências Maçónicas membros do CLIMAF são:

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Maçonaria.