Centro de Operações Especiais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coordenação de Operações e Recursos Especiais
Centro de Operações Especiais
Insígnia
Visão geral
Sigla CORE
Fundação 1999 (25 anos)
Tipo Unidade de operações especiais
Subordinação Governo do Estado da Bahia
Direção superior Polícia Civil do Estado da Bahia
Chefe Coordenador DPC Marcos Cezar [1]
Estrutura jurídica
Legislação Decreto n.º 7.623/99, de 25/06/1999
Estrutura operacional
Sede Salvador,
Bahia Bahia
 Brasil
Página oficial
www.policiacivil.ba.gov.br/

A Coordenação de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil do Estado da Bahia (CORE) é uma unidade especializada da Policía Civil do Estado da Bahia no apoio operacional para pronto emprego nas situações em que as demais unidades policiais, militares e civis, necessitem de reforços durante diligências ou prisões de marginais, principalmente, em áreas de criminalidade violenta. Esta unidade, a CORE - Coordenação de Operações e Recursos Especiais, é conhecida pelo preparo profissional para as situações de risco e a presença permanente nos noticiarios do estado.[2]

A unidade conta com prédio próprio, situado ao lado do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães.

Competências básicas[editar | editar código-fonte]

Sua função original e principal é de supervisionar e coordenar as ocorrências policiais com reféns, enquanto não se esgotarem as negociações por todos os meios necessários e dar apoio às Delegacias de Polícia, sempre que necessário, mantendo uma equipe de agentes de polícia ou equipes especializadas para reforço ou complementação de diligências.

Pórem, por não ser comum ocorrências policiais com reféns, nem de suspeitos entreicherados, o COE tem apoiado e dado suporte a ações contra o crime organizado, quadrilhas de assalto a banco e prisões de perigosos foragidos.

Intercâmbio[editar | editar código-fonte]

O Centro e a Companhia, Policia Civil e Militar respectivamente, mantêm constante intercâmbio com outras unidades policiais do Brasil e estrangeiras e figura mesmo que discretamente no cenário nacional. A COE já cooperou e treinou com:

Foto de uma viatura do COE durante operação policial

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]