Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciências da Saúde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciências da Saúde
(CIDICS)
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciências da Saúde
Lema "Somos Todos CIDICS"
Tipo Universidade Pública
Fundação 29 de setembro de 2009 (14 anos)
Sede Monterrey, Nuevo León,  México
Línguas oficiais Espanhol
Diretor Jesús Ancer Rodríguez
Fundador(a) Jesús Ancer Rodríguez
Sítio oficial [1]

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciências da Saúde (CIDICS) da Universidad Autónoma de Nuevo León (UANL), é uma instituição que desenvolve pesquisas científicas nas áreas de saúde, biomedicina e biotecnologia, sediada em um prédio de seis andares, com 15.500 m2, no interior do campus de Ciências da Saúde da UANL, em Monterrey, Nuevo León, México.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Sua construção foi iniciada em dezembro de 2006, pelo ex-Secretário Geral e atual ex-Reitor da UANL, Dr. Jesus Ancer Rodriguez [2] juntamente com um grupo de líderes universitários. Iniciou suas atividades em 29 de setembro de 2009. O CIDICS foi concebido como um centro multidisciplinar, e desenvolve seus trabalhos com o intuito de reunir pesquisadores da UANL na área de saúde.[3]

A equipe de pesquisa é composta por professores das Faculdades de Medicina, Odontologia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Zootecnia, Ciências Químicas, de Saúde Pública e Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Organização Esportiva, do Hospital Universitário e também do Centro Universitário de Saúde e Serviços Médicos da Universidade.

Missão[editar | editar código-fonte]

Laboratório de terapia genética e celular

Desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas voltadas à solução de problemas prioritários da saúde com a integração de ciência básica, clínica e de saúde pública, para o desenvolvimento científico, inovador e competitivo da região nordeste do México. Possui equipes multidisciplinares para a realização de pesquisas científicas e ensino de pós-graduação em colaboração com outros centros acadêmicos da UANL, de outras universidades, do setor produtivo do México e de outros países.

O CIDICS vincula o desenvolvimento de negócios de biotecnologia a uma economia baseada no conhecimento.

Visão[editar | editar código-fonte]

O CIDICS se propõe a ser um centro de excelência com os mais altos padrões de qualidade nacional e internacional para a formação de cientistas e pesquisadores, para a geração e difusão de conhecimento, desenvolvimento e inovação tecnológica, num âmbito de cooperação internacional e globalização líder, em pesquisa e desenvolvimento na área da saúde.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Unidade de Bio-Imagem

Dr. Carlos E. Medina De la Garza é o diretor, Eng. Felipe E. Garza Garcia é o coordenador administrativo e Dra. Dora Elia Cortés Hernández é a coordenadora acadêmica.

O gabinete da direção conta com as seguintes unidades: Gestão do Conhecimento, Relações Públicas, Informação e Imagem e Gabinete de Biossegurança. O CIDICS possui também Comitês de Bioética, Biossegurança e Pesquisa Científica.

Os grupos de trabalho estão organizados nas seguintes unidades de pesquisa:

Bioética, Bio-Imagem, Modelos Biológicos, Pesquisa Farmacológica e Clínica, Pesquisa em Odontologia Integral e Especialidades, Patógenos Emergentes e Vetores, Terapias Experimentais, Psicologia da Saúde, Enfermagem (Prevenção do HIV-ETS), Imunomoduladores, Influenza e Patógenos Respiratórios, Genômica, Neurociências, Pesquisa em Saúde Pública, Vacinologia, Engenharia de Tecidos.

Existe ainda uma unidade independente de Bioestatística e Matemática pertencente ao Centro de Investigaciones em Matemáticas, (CIMAT), entidade custeada pelo Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACyT).

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Público

Em sua infraestrutura de laboratório, o CIDICS apresenta; Auditório com capacidade para 200 pessoas e salas de reuniões para apoiar atividades de extensão acadêmica e científica (conferências, simpósios, workshops, etc.).

Os aparelhos que compõem o equipamento do CIDICS, possibilitam a geração de novos conhecimentos, produtos e serviços através das mais recentes tecnologias em um ambiente ético e de alta qualidade, também é possível fornecer capacitação para outros centros de formação e / ou pesquisadores em aplicação de ferramentas genômicas com equipes como Sequencer FLX TITANIUM 454, Affymetrix, TaqMan, Open Array, qPCR, e IonTorrent que são usados para sequenciação em massa de genoma inteiro.

A cultura de células-tronco e terapia gênica está dirigida para estudar possibilidades terapêuticas de regeneração óssea e no combate ao câncer . Em Epidemiologia e Saúde Pública colabora-se com 12 municipalidades e com o governo do estado de Nuevo León . São desenvolvidas ainda pesquisas em problemas de sono, psico-oncologia, stress, vícios e dependência psicológica. O CIDICS possui equipes de arbitragem, bioética e biossegurança.

Referências

  1. Universidad Autónoma de Nuevo León. «CIDICS» (em espanhol). Consultado em 25 de maio de 2013 
  2. Universidad Autónoma de Nuevo León. «Página Reitor» (em espanhol). Consultado em 25 de maio de 2013 
  3. «CIDICS Science for our Society» (em inglês). Consultado em 7 de outubro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]