Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT) é um dos mais importantes centros de formação profissional da indústria têxtil no Brasil, prestando serviços e consultorias para a cadeia produtiva têxtil no Brasil e no mundo.

É a única escola têxtil do Brasil a possuir uma fábrica têxtil completa, bem como uma planta-piloto de confecção, rede integrada de laboratórios, institutos especializados em cor, design e prospecção tecnológica e mercadológica, e um acervo bibliográfico têxtil],de confecção, moda e mercado.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em março de 1949, teve início a primeira turma do curso técnico em indústria têxtil da, na época, a recém-inaugurada Escola Técnica da Indústria Química e Têxtil, com corpo docente especializado em escolas têxteis norte-americanas e inglesas.

Em 1973, foi lançado o Curso de Engenharia Operacional Têxtil. Na mesma década, foram criadas cinco especializações para a formação do técnico têxtil e passou a desenvolver atividades nas áreas de assistência técnica, informação têxtil e pesquisa aplicada.

Em janeiro de 1980, transformou-se no Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT).

Nos anos 80, o CETIQT, em convênio com a UERJ, lançou o Curso de Engenharia Mecânica, habilitação têxtil, e o Curso de Estilismo em Confecção Industrial.

Nos anos 90, teve foco o Programa de Gestão pela Qualidade. Em 1997, a Faculdade de Engenharia Industrial Têxtil, em 1999, devido à utilização de design como ferramenta competitiva no mercado têxtil, o Instituto de Design, em parceria com a Lectra Systemes.

Foi a primeira unidade do SENAI a oferecer cursos de nível superior.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Possui uma área de 50.000 m², onde estão instaladas 5 plantas-piloto que simulam um parque indústrial Textil e uma rede integrada de laboratórios, além da estrutura da Faculdade SENAI/CETIQT e do Instituto de Design, e um parque esportivo.

O CETIQT acolhe jardins criados por Burle Marx, bibliotecas especializadas, piscina, alojamentos, campo gramado de futebol, ginásio de esportes, cantina, restaurantes e amplo estacionamento.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. CETIQT. O que é o CETIQT (em português). Página visitada em 15 de outubro de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]