Uniclinic Atlético Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uniclinic Atlético Clube
Uniclinic Atlético Clube.png
Nome Uniclinic Atlético Clube
Alcunhas Águia da Precabura
Fundação 7 de março de 1997
Estádio Estádio Antônio Cruz
Capacidade 5.000 pessoas
Competição Ceará Campeonato Cearense - 2ª Divisão
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Uniclinic Atlético Clube[1] é um clube de futebol da cidade de Fortaleza, Ceará. Suas cores são o amarelo e o roxo. Atualmente disputa a Segunda Divisão do Campeonato Cearense.

História[editar | editar código-fonte]

O Uniclinic foi idealizado por Vanor Cruz, médico e dono do "Hospital de Clínicas do Ceará - Uniclinic". Curiosamente, Vanor Cruz também foi, em algumas oportunidades, membro de diretorias executivas de outro clube da cidade, o Fortaleza Esporte Clube, além de ser conselheiro deste clube.

Fundado em 7 de março de 1997, com o nome Centro de Treinamento Uniclinic, no ano seguinte o Uniclinic já estreava na segunda divisão do campeonato cearense de futebol sagrando-se campeão e garantindo o acesso à primeira divisão.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Mascote[editar | editar código-fonte]

O Uniclinic leva a alcunha de "Águia da Precabura" pois seu mascote, que é a águia, e sua sede (o Estádio Antônio Cruz) localiza-se no bairro da Lagoa Redonda, que faz referência ao formato da Lagoa da Precabura situada neste bairro.

Uniformes[editar | editar código-fonte]

As cores do uniforme do Uniclinic são o amarelo e o roxo, sendo o 1º uniforme formado porcamisa listrada na vertical em amarelo e roxo, calção amarelo e meiões da mesma cor.

O 2º uniforme é composto por camisa amarela, calção e meiões roxos.

Estádio[editar | editar código-fonte]

O Estádio Antônio Cruz, que tem capacidade para 5.000 pessoas[2] , costuma receber jogos oficiais do Uniclinic contra times do interior, já que jogos contra Fortaleza, Ceará e Ferroviário são disputados no Presidente Vargas ou no Castelão.

O estádio ainda conta com um centro de treinamento que, segundo a crônica especializada, é o mais completo da cidade, razão pela qual o Uniclinic costumaria formar times bem entrosados e uma categoria de base bastante competitiva.

Título juvenil de 1997[editar | editar código-fonte]

O primeiro título do Uniclinic foi conquistado em 1997[3] , quando se sagrou campeão juvenil cearense. Durante a competição, só perdeu um jogo e ainda teve o artilheiro do campeonato, o atacante João Carlos Praxedes Bandeira, que marcou 32 gols em 16 jogos. O atacante ainda foi o melhor jogador do campeonato cearense daquele ano.

A equipe base que conquistou o título era escalada com atletas como Fabiano, Camilo, Pantera, Redondo, Lui, Cleyton, Henrique, João Carlos e Edinho, sendo treinada por Danilo Augusto, o qual era orientado por Garrinchinha.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Participações em campeonatos cearenses[editar | editar código-fonte]

  • Primeira divisão:
1999, 2000, 2001, 2002, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008
  • Segunda divisão:
1998 (campeão) 2003 (vice) 2009 2010, 2011, 2012 e 2013

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.