Centro de umbanda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2012). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Centro de umbanda, mais corretamente templo, ou casa de Umbanda, é uma casa de caridade onde guias (espíritos) incorporam em médiuns para ajudar as pessoas a seguirem seus caminhos.

Dentro de tais templos, são realizados também oferendas e louvações aos orixás. Tudo fazendo parte do ritual natural da religião.

Este (templo), então, se concede em várias partes: Congá (onde ficam as imagens dos Orixás e Santos), Curimba (onde são designadas pessoas preparadas e bem estudadas com relação à música e percussão para a louvação em forma de canto e toque de atabaque/tumbadora ou até mesmo, outros instrumentos de percussão), e todos os médiuns e cambones (médiums: pessoas que recebem os guias; cambones: pessoas designadas para o auxílio dos guias espirituais em relação aos apetrechos e instrumentos de trabalho, como o penacho, o cachimbo, charuto e cigarro) isso tudo forma uma gira.