Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Centro para Desenvolvimento
do Potencial e Talento
CEDET
Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento
Informação
Localização Lavras, Brasil
Rua Átila Jose Ribeiro, 50
Fundação 4 de junho de 1993 (30 anos)
Lema Um passo à frente
a cada ano
Cores Verde e Vermelho
Mantenedora Prefeitura Municipal de Lavras
Afiliações ECHA
Pessoas importantes Zenita Cunha Guenther
(idealizadora)
Rede de ensino Público
Natureza Educação Especial
Página oficial
aspatlavras.blogspot.com.br

O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) é um centro de Educação Especial idealizado pela educadora Zenita Guenther como um espaço físico e social estruturado para a dinamização da metodologia CEDET – “Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento”, cuja proposta é construir um ambiente de complementação e suplementação educacional de apoio ao aluno dotado e talentoso matriculado em diferentes escolas, nos diversos sistemas e níveis de ensino[1].

A organização do CEDET apóia-se em um referencial teórico construído em bases derivadas do pensamento humanista em Educação, como documentado em Helena Antipoff, Abe Maslow, Art Combs, seus seguidores e colaboradores. Nessa maneira de pensar, a Educação abraça o compromisso de proporcionar oportunidade, intencionalidade e direção ao projeto educativo da criança talentosa e mais capaz, centrado não especificamente nos sinais de talento captados, mas nas áreas básicas à formação humanista: a própria pessoa (autoconceito); convivência com os outros (conceito do Outro) e relações com o ambiente (visão de mundo)[1].

O referencial pedagógico da metodologia CEDET apoia-se basicamente em elaborar um plano individual de trabalho para cada criança identificada, de acordo com seu domínio de potencial, respondendo às suas necessidades e interesses, e integrado ao trabalho da escola regular.

Ao longo de seus mais de vinte anos de trajetória, o CEDET conquistou reconhecimento pelos bons resultados alcançados na identificação e desenvolvimento de crianças com sinais de capacidade superior em algum domínio de capacidade humana[2][3], sendo objeto de reportagens em importantes veículos de comunicação nacionais, como o Globo Repórter[4], as revistas Época[5] e Superinteressante[6], além de um documentário de 2009 produzido pela TV Câmara da Câmara dos Deputados[7].

Em 2015 o CEDET foi convidado pelo Conselho Europeu para Capacidade Elevada (ECHA) para participar de uma rede de organizações similares na Europa e no mundo, sendo um dos únicos três centros de talentos sul americanos a ser acreditado pelo ECHA[8].

Atualmente existem centros de educação especial adotando a metodologia CEDET nas cidades de Lavras (MG), Assis (SP), Poços de Caldas (MG), São José do Rio Preto (SP)[9] e São José dos Campos (SP)[10].

Unidades[editar | editar código-fonte]

CEDET - Unidade de Lavras[editar | editar código-fonte]

A trajetória do CEDET inicia-se em 1992, com apoio do Rotary Club, quando então fora planejado como um centro comunitário. Assim, quinze escolas das redes pública e particular se alinham ao projeto, desejosas de atender seus alunos dotados. No ano seguinte, em 4 de junho de 1993 o CEDET foi incorporado oficialmente à prefeitura de Lavras através de uma lei municipal. Já em 1998 o Centro era reconhecido como referência nacional pela Secretaria de Educação Especial do MEC. Em 2003, frente a dificuldades com o poder político, o CEDET foi assumido como responsabilidade civil e técnica da Associação de Pais e Amigos de Apoio ao Talento (ASPAT), e em 2005 foi devidamente re-vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Lavras[11]. O CEDET está instalado em sede própria, o que possibilitava a realização de vários grupos de interesse desenvolvidos pelas três áreas de estimulação, sempre com imprescindível apoio voluntário da comunidade lavrense[12].

CEDET - Unidade de Assis[editar | editar código-fonte]

O atendimento às crianças e jovens com capacidade elevada em Assis nasceu da iniciativa da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Assis, que recebe da prefeitura e da Secretaria Municipal da Educação apoio para a implantação do CEDET em março de 2009. O CEDET/Assis tem sede própria e está presente em 21 escolas municipais, 12 escolas estaduais e 2 escolas particulares do município e oferece intervenção educativa a cerca de 180 estudantes em desenvolvimento de planos individuais[9]. Realiza importantes eventos para os alunos e colaboradores do centro, como o Café Filosófico, a festa de Halloween, o Jantar dos Voluntários e o Encontro Intercultural: Aproximando Nações, que recebe anualmente os estudantes estrangeiros da cidade para palestras sobre seus respectivos países de origens. Com o apoio do Rotary Club de Assis, lançou, em 2013, um livro pela Editora Triunfal intitulado "Imagens Poéticas: Diferentes olhares", que traz uma amalgama de fotos dos alunos da atividade de Meio Ambiente. Hoje, sua sede se encontra equipada com computadores, uma vasta biblioteca, uma videoteca e é dividido em três ambientes que acomodam as áreas de interesse dos alunos. Como consequência, a comunidade externa reconhece o bom trabalho prestado pela Unidade de Assis, constantemente retratada em matérias jornalísticas.

CEDET - Unidade de Poços de Caldas[editar | editar código-fonte]

O CEDET/Poços de Caldas nasceu da iniciativa do rotariano João Otávio Veiga, que conheceu os ideais do CEDET/Lavras, e em 2009 recebeu da prefeitura e Secretaria Municipal de Educação apoio para implantação do CEDET. Em 2010, o CEDET instala sede própria e é oficialmente criado por lei[13]. Atualmente, o CEDET/Poços de Caldas atende 19 escolas do sistema municipal, e o trabalho direto alcança um total de 217 alunos, sendo 160 inscritos em plano individual, e 57 em processo de identificação de domínios de capacidade[9].

CEDET - Unidade de São José do Rio Preto[editar | editar código-fonte]

O CEDET/São José do Rio Preto nasceu da comunhão de diversas pessoas engajadas em ofertar um trabalho voltado ao desenvolvimento de alunos com "algo a mais" e do objetivo específico de encontrar uma metodologia apropriada para a identificação desse público-alvo na rede municipal. Em 2009, a Secretaria Municipal de Educação atenta à demanda criada pelo Ministério da Educação a incluir alunos com altas habilidades/superdotação aos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE), convidaram Drª Zenita Guenther para uma reflexão com gestores educacionais do município e região. Em 2011 o CEDET de São José do Rio Preto instala-se no Complexo Integrado de Educação Ciência e Cultura (CIECC) e começa a divulgação do projeto na comunidade escolar e famílias, a capacitação dos facilitadores e professores, a coleta de dados de observação nas escolas e o levantamento dos primeiros grupos de alunos sinalizados. Em 2012, inicia-se o trabalho direto com os primeiros grupos de alunos e o CEDET/São José do Rio Preto, que é criado oficialmente[14]. Atualmente, o CEDET vem atendendo progressivamente o sistema municipal e estadual de ensino (abrangendo 29 escolas de um total de 35 municipais e 47 estaduais), formando um grupo de 71 alunos, sendo 43 com planos individuais de trabalho em andamento e 28 em iniciação[9].  

CEDET - Unidade de São José dos Campos[editar | editar código-fonte]

O Programa Decolar surgiu originalmente em 2008, através de um convênio com a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), e foi recriado oficialmente através da Lei municipal n. 9.936, de 3 de junho de 2019[15].

Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento[editar | editar código-fonte]

A Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (ASPAT) é uma entidade de direito civil, e reconhecida de utilidade pública, com responsabilidade técnica e executora civil do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET). A ASPAT nasceu da necessidade de se congregar pais de crianças demonstrando capacidade superior e talento, além de outras famílias, pessoas, instituições e forças positivas da comunidade, para prover base de assistência e sustentação ao programa desenvolvido pelo CEDET, e assistir na divulgação e expansão do ideário próprio à educação e desenvolvimento de capacidade superior e talentos em nosso país.

A ASPAT foi constituída em outubro de 1993 na cidade de Lavras, Minas Gerais. É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, e tem seus objetivos, e dinâmica de funcionamento, estabelecidos em regras estatutárias próprias. Em sentido geral destina-se a apoiar e conscientizar seus associados, bem como a comunidade, sobre a temática do desenvolvimento do talento, assistir ao processo educacional necessário a esse desenvolvimento, e pesquisar sobre a educação dos dotados e talentosos. Especificamente a ASPAT tem por objetivo apoiar, direta e indiretamente, o trabalho que realiza o CEDET junto a crianças, alunos das escolas públicas e privadas de Lavras, e algumas cidades vizinhas, que demonstram sinais de dotação e capacidade elevada. A identificação e recrutamento desses alunos é operacionalizado segundo processo científico, estudado e validado pela diretoria técnica da ASPAT, liderada pela Drª Zenita Guenther. A assistência educacional é dispensada no sentido de desenvolver a capacidade e cuidar da formação moral e da personalidade dessas crianças que, quando mal orientadas, podem facilmente se desviar e empregar sua capacidade em atividades, comportamentos e condutas anti-sociais, potencialmente tornando-se mais perigosas que outros indivíduos menos capazes.

Integra o elenco de atividades da ASPAT a promoção de eventos e situações de enriquecimento e aperfeiçoamento pessoal e profissional destinados, tanto ao preparo e atualização da equipe que dirige o trabalho com as crianças, como dos voluntários, famílias e pessoas da comunidade interessados nesses assuntos e temas. Dentro desse referencial promove intercâmbio com outras entidades afins, para colaboração mútua e troca de experiências, tanto no Brasil como no exterior, notadamente Portugal[16][17], Reino Unido e Estados Unidos. A ASPAT foi honrada por três vezes com o Prêmio Assis Chateaubriand de responsabilidade social, por sua rede de voluntários. A premiação é promovida pela Unifenas, Netsu e TV Alterosa, sendo considerado um dos projetos de maior relevância social no sul e sudoeste de Minas Gerais.

Encontros Internacionais[editar | editar código-fonte]

Ao longo de sua história, o CEDET e a ASPAT realizaram onze encontros nacionais e internacionais de educadores de renome na área de Educação Especial. Todos estes eventos ocorreram em Lavras, exceto o VII e o X Encontros Internacionais, realizados em Poços de Caldas.

Ano Local Encontro Tema
1994 Lavras I Encontro Nacional Educação para Dotados e Talentosos – o Projeto do CEDET
1996 Lavras II Encontro Nacional Focalizando a Criatividade
1999 Lavras III Encontro Nacional Focalizando a Escola Pública
2000 Lavras IV Encontro Nacional Incluindo os Mais Capazes e Talentosos – Comunidade-Escola-Família
2002 Lavras V Encontro Nacional Talento e Capacidade Humana – o Desafio
2008 Lavras VI Encontro Internacional CEDET 15 anos – Dialogando com nossas bases teóricas
2010 Poços de Caldas VII Encontro Internacional O CEDET – Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento[18]
2011 Lavras VIII Encontro Internacional A Criança na Família – Dialogando com as Famílias de Crianças Dotadas
2013 Lavras IX Encontro Internacional Inclusão Social dos Mais Capazes – Um olhar além da escola
2015 Poços de Caldas X Encontro Internacional Focalizando o ritmo de produção mental – Aceleração e Avanço Escolar
2018 Lavras XI Encontro Internacional CEDET – 25 anos desenvolvendo capacidade e talento[19]

Referências

  1. a b Guenther, Zenita Cunha (2011). Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento. Lavras: Ed. UFLA. ISBN 978-85-8127-000-5 
  2. Heller, K. A.; Mönks, F. J.; Subotinik, R.; Sternberg, Robert (2000). International Handbook of Giftedness and Talent (em inglês) 2nd ed. Oxford: Pergamon. p. 828. ISBN 978-0-08-043796-5 
  3. Eriksson, Gillian; Wallace, Belle (2006). «Diversity and Gifted Education: four Brazilian exemples». Diversity in Gifted Education. International Perspectives on Global Issues (em inglês). London: Routledge. p. 158-164. ISBN 978-0415361057 
  4. Globo Repórter (10 nov. 2000). «Reportagem sobre os Sobredotados». Consultado em 24 ago. 2020 
  5. Aranha, Ana (20 jun. 2009). «Como educar os gênios». Época (497). Consultado em 29 ago. 2015 
  6. Ângelo, Cláudio (1998). «Brilhantes por natureza». Superinteressante (133). Consultado em 29 ago. 2015 
  7. Siqueira Neto, Dulcídio (2009). Crianças Capazes (Video (22 minutos)). Brasília: TV Câmara. Consultado em 29 ago. 2015 
  8. «European Talent Support Network». European Council for High Ability. 23 abril 2016. Consultado em 27 janeiro 2018 
  9. a b c d Guenther, Zenita Cunha; Chula, Renata; Carvalho, Josiane Patrícia de (2013). Livro de Registros e Documentos do IX Encontro Internacional de Educadores do CEDET/ASPAT. Lavras: ASPAT 
  10. Pessoa, Paula (13 de abril de 2018). «Programa Decolar vai atender alunos dotados da rede municipal». Prefeitura de São José dos Campos. Consultado em 5 de outubro de 2018 
  11. Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (2013). «Linha do Tempo». Informativo ASPAT-CEDET (4). Consultado em 29 ago. 2015 
  12. Németh-Torres, Geovani (2018). «Linha do Tempo do CEDET de Lavras». XI Encontro Internacional de Educadores do CEDET-ASPAT: Manual do Participante 
  13. «Lei complementar n. 116, de 20 de agosto de 2010. Dispõe sobre a criação do CEDET - Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento de Poços de Caldas» (PDF). Consultado em 29 ago. 2015 
  14. «Lei complementar n. 365, de 24 abril de 2012. Altera dispositivos da Lei Complementar nº 104, de 22 de julho de 1.999». Consultado em 14 jun. 2019 
  15. «Lei n. 9.936, de 3 de junho de 2019. Dispõe sobre a criação do Programa Decolar - desenvolvimento máximo das características de dotação e talento das crianças e adolescentes talentosos - de São José dos Campos.». Câmara Municipal de São José dos Campos. 3 jun. 2019. Consultado em 14 jun. 2019 
  16. Associação Portuguesa das Crianças Sobredotadas. «Página da APCS». Consultado em 29 ago. 2015 
  17. Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação. «Página da ANEIS». Consultado em 29 ago. 2015 
  18. CEDET/Poços de Caldas. «VII Encontro Internacional de Educadores de Dotados e Talentosos». Consultado em 29 ago. 2015 
  19. Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (1.º mar. 2018). «XI Encontro Internacional de Educadores de Dotados e Talentosos». Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento. Consultado em 17 maio 2018