Centroavante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um centroavante (português brasileiro) ou ponta de lança (português europeu), é uma posição do futebol. Corresponde ao jogador que se posiciona no centro da linha de ataque. [1] É responsável por buscar oportunidades de gol para sua equipe. Também pode disputar bolas longas e "segurar a bola" para os companheiros de equipe que vem de trás, conhecido como "trabalho de pivô" pode se movimentar de ambos os lados do campo para buscar a melhor jogada,sempre como objetivo o gol,"atacante que não faz gol morre de fome"

Grandes centroavantes da história

Houve diversos centroavantes que deixaram sua marca na história do futebol mundial. Entre eles alguns exemplos são: Puskas[2], Di Stéfano[3], Eusébio[4], Gerd Müller[5], Van Basten[6], Paolo Rossi[7], Stoichkov[8], Romário[9], Reinaldo, Dadá Maravilha, Ronaldo, Ibrahimovic e Luis Suárez.

Centroavantes da atualidade

Atualmente alguns dos centroavantes que mais têm se destacado são: Luis Suárez, Robert Lewandowski, Sergio Agüero, Robin Van Persie, Zlatan Ibrahimovic, Didier Drogba, Karim Benzema e Radamel Falcao García. Todos estavam na disputa pelo prêmio de melhor jogador do mundo em 2012 pela FIFA. [10] No Brasil temos alguns exemplos como Luís Fabiano, Leandro Damião, Borges, Fred, o argentino Lucas Pratto, o peruano Paolo Guerrero e o argentino/Paraguaio Lucas Barrios.

Ver também

Referências

Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.