Century (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Century
Informação geral
Origem Marselha, Provence-Alpes-Côte d'Azur
País  França
Gênero(s) Rock, rock progressivo, pop rock, synthrock
Período em atividade 1985 - 1989
Integrantes Jean-Louis Milford
Éric Traissard
Laurent Cokelaere
Christian Portes
Jean-Dominique Sallaberry
Jean Duperron

Century foi uma banda de rock francesa de meados anos 1980 que durou cerca de 5 anos, entre 1985 e 1989. Formada em Marselha, Century é provavelmente mais conhecida pelo single "Lover Why" do álbum And... Soul It Goes em 1986. Em 1988 foi lançado o último álbum Is It Red? e no ano seguinte a banda deu-se por encerrada.

Membros[editar | editar código-fonte]

A banda foi composta por Jean-Louis Milford (teclados), Éric Traissard (guitarra), Laurent Cokelaere (baixo), Christian Portes (bateria) e o segundo guitarrista Jean-Dominique Sallaberry, além do líder e compositor Jean Duperron.

História[editar | editar código-fonte]

Criado em 1985 por Jean-Louis (John) e John Wesley Milford, Century é causingcompound, além de seus dois fundadores, Pierre Gauthé (guitarra), Jean-Yves Brard (baixo) e Christian Portes (bateria), sendo essa a formação que registra os dois primeiros anos. O primeiro será um grande sucesso do inverno 85 (sete semanas em primeiro lugar no Top50, e ainda presente em compilações incontáveis ​​dos anos 80). Quando John Wesley deixou a banda na primavera de 1986, Jean-Do Sallaberry se juntou à banda como guitarrista. Pierre (substituído Eric Traissard) e Jean-Yves (substituído por Laurent Cokelaere) começar a virar pouco antes de gravar o primeiro álbum And...Soul It Goes entre maio e junho de 1986. O álbum, inteiramente escrito por Jean-Louis Milford (música) e Paul Ives (texto), é gravado em Bruxelas (Bélgica) e mixado em Paris antes de sair no outono (ou final) de 1986.

Em 1987 a banda começou a escrever e gravar seu segundo álbum Is It Red?. Na primavera, o grupo deu uma série de apresentações em Portugal, onde Century é tão popular. Em 1988, Laurenthand para outras esferas da vida, e foi substituído por Fred pagar. Além de Milford e Ives JL Paulo, todos os membros do grupo contribuiram para escrever o álbum Is It Red?, lançado no outono de 88. Mas é um fracasso comercial, principalmente devido á problemas na distribuidora francesa. Ao mesmo tempo, Christian sai e é substituído por Jean-Jacques Grall.

Em 1989, além da estréia de Frederic Thibaut nos teclados, ocorre os ensaios de gravação de algumas músicas novas antes de finalmente separar no final do verão do mesmo ano.

Em meados dos anos 2000, Jean-Louis Milford ressuscita Century, cercado apenas por novos músicos. Esta nova line-up lança em 2006 um CD duplo, Timeless

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil a música "Gone with the Winner" foi tema da novela Hipertensão, e "Lover Why" foi tema da novela Ti Ti Ti, ambas em 1986 pela Rede Globo. O Hit da banda "Lover Why" alcançou o primeiro lugar por sete vezes na França e em Portugal, e a décima primeira colocação na Suíça. O segundo single da banda, Jane atingiu apenas a trigésima quinta posição na França.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

1986 - And... Soul It Goes
  1. Pay As Your Hurt
  2. Lover Why
  3. Nigel Understands
  4. (On A) Landslide
  5. Jane
  6. The Day The Water Dried
  7. Gone With The Winner
  8. Self Destruction
  9. Fly Me To The Ground
1988 - Is It Red ?
  1. Colour Of The Wine (Fast Version)
  2. Gemini (First Version)
  3. Does She Love You To Mother You?
  4. A Donf-Himalaya
  5. Blues On A Monday
  6. High On The Beam
  7. Colour Of The Wine (Slow Version)
  8. This Way To Heaven
  9. O'Radio
  10. Mixed Amelia
  11. Out Of My Way
  12. Is It Red?
2006 - Timeless

Singles[editar | editar código-fonte]

  • 1985 - Lover why/Rainin' In The Park
  • 1986 - Jane/Help Me Help
  • 1986 - Gone With The Winner/The Day The Water Dried
  • 1986 - Self Destruction/Fly Me To The Ground
  • 1988 - This Way to Heaven
Flag of France.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da França, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.