Cerósios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antigos povos germânicos
Cerósios
Cerósios
Mapa das tribos na Gália
Descendiam dos

Belgas, Gauleses, Germânicos

Região que habitavam
Ardenas, na Gália Belga
Grupo Étnico

Indo-europeu

Grupo Étnico Indo-europeu
Localização atual

(França, Bélgica, Luxemburgo)

Imagem de palavras do povo Cerósio.

Os Cerósios (em latim), Caerosi eram um pequeno povo celta (celto-germânico segundo Venceslas Kruta) que habitavam o noroeste da Gália (Gália Belga segundo a terminologia dos romanos), e cujo território se situava nas Ardenas. Tinham como principais vizinhos aos Condrusos, os Eburões e os Pemanos.

Dados históricos[editar | editar código-fonte]

A informação, embora exígua, chegou até os nossos dias graças a uma menção de Júlio César no livro II de seus Comentários à guerra das Gálias. Informado dos preparativos e manobras militares dos povos belgas contra as legiões romanas, perguntou a seus aliados os remos, que tamanho tinha cada um destes povos alçados contra ele e, a respeito dos Pemanos, disseram os Remos

que aos Condrusos, Eburões, Cerósios e os Pemanos - chamados, com um só nome, germanos - os estimavam em uns quarenta mil.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. César: Comentarios a la guerra de las Galias, libro II, 4.10, pág. 92, trad. José Joaquín Caerols, Alianza Editorial, Col. Clásicos de Grecia y Roma, BT 8254, 3.ª reimpresión, Madrid, 2008,ISBN 978-84-206-4092-1.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.