Ceratophyllum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCeratophyllum
Ceratophyllum submersum

Ceratophyllum submersum
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ceratophyllales
Link
Família: Ceratophyllaceae
Gray
Género: Ceratophyllum
L.
Espécies
Ver texto
Classificação Filogenética (APG)

Ceratophyllum é um género de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à classe Magnoliopsida (Dicotiledóneas - planta cujo embrião contém dois ou mais cotilédones). As suas duas espécies de plantas aquáticas representam os únicos membros da família Ceratophyllaceae e da ordem Ceratophyllales.

Plantas herbáceas totalmente submersas, não suportam períodos de emersão. Carecem de raízes, cutículas, estomas e tecidos lenhosos ou fibrosos; em ocasiões apresentam ramificações incolores que as fixam ao substrato. Possuem talos ramosos.

Têm as folhas verticiladas, de 3 a 10 por nó, mais ou menos rígidas e frequentemente quebradiças, bifurcadas de uma a quatro vezes.

As flores são unisexuais e solitárias, adaptadas à polinização hidrófila. As masculinas desenvolvem-se nas axilas das folhas. O perianto tem 8 a 12 peças lineares soldadas na base. Possuem numerosos estames com filamentos curtos ou sem eles. O ovário é supero, solitário e unicarpelar.

O pólen não tem aberturas, é liso e com exina muito delgada.

O fruto é em noz, adornado marginalmente ou na base, terminando em ponta espinhosa. A semente tem um embrião grande que carece de radícula. Os cotilédones são largos e carnudos.

Formam massas aquáticas flutuantes. que proporcionam protecção aos peixes, albergando caracóis transmissores de bilharzia e larvas de mosquitos transmissores de paludismo.

Estas plantas são usadas na decoração de aquários.

Um só género é de distribuição cosmopolita. Descreveram-se mais de 30 espécies locais que não parecem ser mais do que variantes.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Classificação do gênero[editar | editar código-fonte]

Sistema Classificação Referência
Linné Classe Monoecia, ordem Polyandria Species plantarum (1753)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.