Certhia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCerthia
Certhia-americana

Certhia-americana
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Certhiidae
Género: Certhia
Linnaeus, 1758
Espécies
Ver texto

Certhia é um género de aves que engloba as trepadeiras típicas, pertencendo à família Certhiidae.

As trepadeiras típicas têm todas uma aparência semelhante, e podem ser de difícil identificação quando duas espécies ocorrem na mesma área. Normalmente executam apenas pequenas deslocações migratórias.

As trepadeiras são pequenas aves dos bosques, de dorso castanho e ventre branco. Possuem um bico fino e bicudo, curvado para baixo, que usam para extrair insectos da casca dos troncos. As penas da cauda são resistentes, como as dos pica-paus, e, como estes, usam a cauda para se apoiarem em troncos verticais.

Fazem os ninhos em buracos nas árvores ou atrás das cascas dos troncos.

De acordo com estudos recentes de sequência de mtDNA citocromo b e estrutura de vocalização (Tietze et al., 2006), são reconhecidas as seguintes espécies:

Espécies por ordem taxonómica[editar | editar código-fonte]

Estas espécies constituem duas linhagens evolucionárias: as primeiras quatro espécies representam uma radiação holárctica, enquanto as restantes cinco estão distribuídas na área sul e leste do Himalaia. A Certhia hodgsoni, recentemente classificada como uma espécie distinta, é uma ramificação dum ancestral da trepadeira-comum que se especiou a sul do Himalaia. O grupo anterior possui uma vocalização mais modulada, começando ou terminando sempre (excepto na C. familiaris da China) com um chriii agudo. O grupo do Himalaia, ao contrário, tem um trinado mais rápido sem o som chriii.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Tietze, Dieter Thomas; Martens, Jochen & Sun, Yue-Hua (2006): Molecular phylogeny of treecreepers (Certhia) detects hidden diversity. Ibis 148(3): 477-488

Ligações externas[editar | editar código-fonte]