Certified Information Security Manager

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Certified Information Security Manager (CISM, Gerente Certificado em Segurança da Informação) é um certificado profissional desenvolvido pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association)[1] .

Requisitos[editar | editar código-fonte]

Para submeter-se ao CISM, o candidato deve atestar pelo menos cinco (5) anos de experiência em segurança da informação com pelo menos três (3) anos ligados à gestão da Segurança. O candidato também deve obter taxa de sucesso de 80% no exame—uma prova escrita com aproximadamente 250 questões de múltipla escolha.

Responsáveis[editar | editar código-fonte]

A certificação foi criada pela ISACA, um instituto também responsável pelo desenvolvimento do CobIT e da certificação profissional para auditores, o CISA. Segundo o próprio instituto, o CISM é um certificado focado em gerência de risco e tem por objetivo alinhar as perspectivas de auditoria de sistemas de informação e Segurança da Informação

CISM e o Governo norte-americano[editar | editar código-fonte]

Em 2005, o Governo norte-americano estabeleceu certificações profissionais como CISM, CISSP e CISA como legítimas certificações para o seu programa de treinamento para Segurança da Informação[2] .

Artigos e Podcasts sobre a certificação CISM da ISACA[editar | editar código-fonte]

  1. SegInfoCast #7 – Podcast sobre a Certificação CISM – Certified Information Security Manager – ISACA
  2. SegInfocast #4 – Podcast sobre Certificações na área de Segurança da Informação
  3. Principais Certificações na área de Segurança da Informação – Segurança de Redes, Forense Computacional, Segurança no Desenvolvimento de Software, Gestão e Auditoria
  4. Trilhas de certificação em Segurança da Informação – Qual caminho seguir?

Parceiros Oficiais da ISACA no Brasil[editar | editar código-fonte]

Notas

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]