Chá Touareg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.


Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Chá de hortelã. (desde janeiro de 2012)
(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).
Chá Touareg, em Marrocos.

Chá Touareg é um chá saborizado, preparado no norte da África e países árabes. Esse chá pode ser servido em uma cerimônia especial, principalmente quando preparado para receber convidados. Enquanto cozinhar é função das mulheres, o preparo do chá fica por conta dos homens; o chefe da família prepara-o e serve aos convidados, geralmente, no mínimo três copos de chá.

O preparo é complexo e demorado e leva chá verde, folhas frescas de hortelã em bastante quantidade e muito açúcar (aproximadamente cinco colheres de chá para cada copo).

Preparo[editar | editar código-fonte]

O chá é colocado em um bule e adiciona-se um pouco de água fervente e deixa-se a infusão por cerca de 20 a 30 segundos; esse líquido é separado. Este é o "espírito" do chá e será adicionado posteriormente. O chá é "limpo" com uma pequena quantidade de água fervente e jogada fora após um minuto (a fim de diminuir a amargura do chá), e este processo pode ser repetido mais de uma vez. Hortelã e açúcar são adicionados e água em ponto de ebulição é adicionada ao bule, que é levado ao fogo e fim de que a ebulição aumente o sabor da infusão. Após 3 a 5 minutos um copo é servido e recolocado no bule por 3 vezes, a fim de misturar o chá. Prova-se o chá (aqui pode ser acrescentado mais açúcar) até que a infusão esteja pronta. O chá é colocado em copos altos e adiciona-se mais folhas de hortelã, que ficam na superfície e aumentam o sabor do chá.

Existem várias formas de se preparar o chá Touareg, variando a quantidade de chá verde e de hortelã. Pode ser encontrado em versões de mistura, prontas, porém com o sabor bem menos pronunciado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]