Chá de cogumelos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chá de cogumelo)

O chá de cogumelos é a solução líquida produzida pela infusão de fungos do gênero Psilocybe frescos em água quente, também conhecidos como "cogumelos mágicos", com propósito cerimonial ou recreativo. A atividade psicotrópica do chá se deve às substâncias psicoativas extraídas do fungo.

A quantidade de cogumelos utilizados para produzir o chá pode variar. De acordo com um estudo[1], 1g de Psilocybe cubensis em 100ml de água é suficiente para induzir os efeitos tóxicos em camundongos.

O chá de cogumelo de cunho alucinógeno também pode causar ataques de pânico repentinos, que podem levar a pessoa inclusive ao óbito caso já sofra de algum outro problema, como pressão alta ou problemas cardíacos.[2]

O uso inadequado, em grandes quantidades da substância pode causar uma série de sintomas semelhantes à esquizofrenia[3] além de mal estar e incapacidade físico-motora.

O uso de plantas, fungos, e até secreções animais, para alteração da consciência e percepção é uma realidade antiga milenar presente em todas as regiões do mundo. Até mesmo animais (não-humanos) usam plantas com atividade psicotrópica, como é o caso de javalis e primatas que cavam para conseguir as raízes da poderosa Tabernanthe iboga. Substâncias atuais do nosso cotidiano, como vinho e tabaco, eram, originalmente, ligadas a cultos religiosos. Os sacerdotes védicos da antiga Índia utilizavam o soma, uma bebida alucinógena, para entrar em contato com o Reino Celestial. Os druidas, sacerdotes celtas, tomavam uma poção que lhes dava força e coragem. O rei Salomão tinha conhecimento de enteógenos. A partir dos anos 1960, os livros de Carlos Castaneda popularizaram o uso de enteógenos. Entre as plantas, alguns dos enteógenos mais conhecidos são Ayahuasca, Jurema, Cannabis, Yopo, Peyote e Ololiuqui. Entre os fungos, Psilocybes, Copelandias e Amanitas.[4]

Referências

  1. KIRSTEN, Thiago Berti and BERNARDI, Maria Martha. Acute toxicity of Psilocybe cubensis (Ear.) Sing., Strophariaceae, aqueous extract in mice. Rev. bras. farmacogn. [online]. 2010, vol.20, n.3 [cited 2019-12-01], pp.397-402. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2010000300017&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0102-695X. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-695X2010000300017.
  2. «Receitas com Cogumelos». Psy News 
  3. Vollenweider, F. X., Vollenweider-Scherpenhuyzen, M. F., Babler, A., Vogel, H. & Hell, D. Psilocybin induces schizophrenia-like psychosis in humans via a serotonin-2 agonist action. Neuroreport 9, 3897–3902 (1998)
  4. «O significado de enteógeno» 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma droga é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.