Chablais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O brasão da Casa de Saboia

O Chablais é uma antiga província do Ducado de Saboia que tinha por capital Thonon-les-Bains.
Esta região está hoje dividida em três territórios de dois países;

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome deriva do latim clássico caput lacus - mas caput laci num texto de 826 - e designava todo o território que se estendia sobre as duas margens do Rio Ródano entre Évian-les-Bains  França e Vevey Suíça e era chamado "cume" ou "cabeça do lago".

O brasão actual do departamento francês da Alta Saboia é o brasão do Ducado de Saboia

História[editar | editar código-fonte]

O território que é subordinado num primeiro tempo à Abadia de São Maurício, passa sobre o controlo da Casa de Saboia quando Humbert aux Blanches-Mains se torna conde do Chablais em 1032. Torna-se bailiado no século XIII com centro em Chillon.

Uma parte foi conquistada em 1475 por Berna e formou a o governo de "Aigle" o actual Chablais Vaudois. O Rio Dranse servia de fronteira entre o bailiado bernois de Thonon e os governos Valaisanos de Évian. O duque Emmanuel-Philibert, tenta recuperar parte do País de Vaud baseando-se numa na ordem de restituição intimada a Berna pela Dieta Imperial de 1542. Isolada diplomaticamente, Berna em que dar Gex e o Chablais pelo Tratado de Lausana de 1564. O Tratado de Thonon de 1569 entre o Valais e a Saboia faz recuar as fronteiras Valaisano (do Valais). Em 1589 a guerra recomeça entre Genebra e a Saboia. Os genebrinos e os Suíços tomam Thonon. A paz de 1593 abre as vias à reconquista católica do Chablais Ocidental [1] .

França[editar | editar código-fonte]

O Chablais fez parte do Departamento francês do Monte Branco (1792/98), e depois do Lemano (1798-1813). Em 1814, diante a recusa de Luis XVIII de ceder umas comunas do País de Gex, falou-se, para desencravar Genebra, de a ligar ao Valais por uma longa faixa de terreno do lado Sul do Lago Lemano; o Segundo tratado de Paris de 1815 ao atribuir Versoix a Genebra resolve o problema. [1] .

Mapa[editar | editar código-fonte]

Suíça[editar | editar código-fonte]

Em 1859, o Departamento federal Suíço, devido ao perigo que via na divisão da Saboia a França, reclamou o Chablais e a província do Faucigny. Pensou-se criar um novo cantão suíço mas a França replicou prometendo uma alargada zona franca a englobar toda a Saboia do Norte. A partir desse momento a história do Chablais confunde-se com a da Saboia [1] .

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chablais