Chacal-de-dorso-negro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaChacal-de-dorso-negro
Canis mesomelas.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Género: Canis
Espécie: C. mesomelas
Nome binomial
Canis mesomelas
(Schreber, 1775)
Distribuição geográfica
Black-backed Jackal area.png

O Chacal-de-dorso-negro (do persa شغال shoghal) (Canis mesomelas), é um membro da família Canidae.

Com um ano de idade ele alcança a maturidade sexual. Tem cerca de 4 a 8 crias, precisando de um período de gestação de dois meses. Seu peso de adulto é de 10 a 15 kg, com um comprimento de 80 cm a um metro, e uma cauda de 20 cm.

Vive em regiões muito secas, mas evitando o deserto. Este tipo de habitat encontra-se nos Bálcãs, na Grécia, na Turquia, no norte da África e o sudeste da Ásia, de onde ele é nativo.

Tem hábitos noturnos, e durante o dia escapa do calor refugiando-se no seu esconderijo, entre as rochas, ou debaixo da vegetação. Possui uma grande resistência que o permite correr grandes distâncias durante toda uma noite se precisar. Ainda que goste de uma vida solitária, pode chegar a formar pequenos grupos conformados pela sua própria família. Alimenta-se de pequenos mamíferos, insetos e répteis, mas prefere as carcaças.

Integra-se sem medo aos núcleos populacionais, sem saber que é temido pelo homem devido ao fato de transmitir a raiva Esse canedae descende de um parente em comum ao cão , lobo e o coiote.