Chacrona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPsychotria viridis
Psychotria viridis.gif

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rubiales
Família: Rubiaceae
Género: Psychotria
Espécie: P. viridis
Nome binomial
Psychotria viridis
(Ruiz & Pav.)

Psychotria viridis também conhecida como Chacrona, é um arbusto da família Rubiaceae. Juntamento com o cipó-mariri, é ingrediente fundamental na preparação da bebida enteógena sacramental Ayahuasca, é utilizada nos cultos do Santo Daime, União do Vegetal, Barquinha e outros rituais xamânicos1 .

Diversas espécies de Psychotria apresentam componentes bioativos. Alguns exemplos incluem atividade antibiótica nos extratos de P. microlabastra e P. capensis (África); atividade antiviral em P. serpens (China) e atividades anti-inflamatória, antivirais - antifúngicos é encontrada em P. Insularum (América Central) e P. hawaiiensis respectivamente. As moléculas ativas produzidas por espécies de Psychotria incluem: naftoquinonas, peptídeos, benzoquinona, pigmentos e alcalóides.2 . O DMT, componente bioativo da P. viridis, por sua vez, é encontrado em diversas espécies de plantas, fungos e animais.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Chacrona
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chacrona

Os autores Rivier e Lindgreen (1972) citam a descrição feita por Del Castillo (1962):

Cquote1.svg

A chacrona é um arbusto de 3 a 4 metros de altura, de raiz napiforme, caule lenhoso, cilíndrico, de 10 ou mais centímetros de diâmetro. O córtex é de cor verde, ligeiramente escuro com manchas esbranquiçadas e distribuídas como pequenas áreas de aspecto geográfico do modo que o conjunto recorda a pele de uma serpente. As folhas são de forma lanceolada, alargadas, inteiras, de pecíolo muito curto. São folhas peninervadas, com mais de 10 nervuras secundárias. Por sua disposição no caule são opostas e cruzadas. As folhas medem de 13 e 15 cm de largura (incluindo o pecíolo) por 4,5cm. O pecíolo mede 0,5cm de comprimento. A inflorescência é composta, definida. O fruto é pequeno, de 4,5 x 5 mm, epicarpo de cor roxa como a cereja quando está madura; é uma drupa, encerra duas sementes que nos recordam o café. As sementes são duas e se abrem igual ao café, convexas em sua parte dorsal e aplanadas em sua parte ventral por onde se unem; unidas dão forma de um ovóide, de 4 x 4,5 mm."

Cquote2.svg
Del Castillo em 1962

Ver também[editar | editar código-fonte]

Características da folha da chacrona

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [(em inglês)http://leda.lycaeum.org/?ID=309 The Lycaeum - Entheogenic Database & Community]
  2. Porto, Diogo D.; Henriques, Amélia T.; Fett-Neto, Arthur G. Bioactive Alkaloids from South American Psychotria and Related Species. The Open Bioactive Compounds Journal, 2009, 2, 29-36 PDF Jan. 2011
Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.