Chaka da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chaka
Imperador da Bulgária
Governo
Reinado 12991300
Consorte Helena
Antecessor João II
Sucessor Teodoro Svetoslav
Vida
Nome completo Чака
Floruit 1290-1330
Morte 1300
Tarnovo
Filhos Kara Küçük
Pai Nogai Khan
Mãe Alaka

Chaka (em búlgaro: Чака - Čaka) foi o imperador da Bulgária entre 1299 e 1300. Não se sabe quando ele nasceu.

História[editar | editar código-fonte]

Chaka era filho do líder mongol da Horda Dourada Nogai Khan com uma esposa chamada Alaka. Em algum momento depois de 1285, Chaka se casou com uma filha de Jorge Terter I chamada Helena. No final da década de 1290, ele apoiou o pai na guerra contra o legítimo da Horda, Toqta, que venceu a disputa e matou Nogai em 1299.

Na mesma época, Chaka invadiu a Bulgária e intimidou a regência de João, fazendo-a abandonar a capital, Tarnovo, e se autoproclamando imperador em 1299. Não se sabe exatamente se reinou como imperador da Bulgária ou simplesmente atuou como com suserano de seu cunhado Teodoro Svetoslav. A historiografia búlgara aceita a primeira hipótese.

Chaka não conseguiu, porém, desfrutar por muito tempo sua posição, pois os exércitos de Toqta o seguiram até a Bulgária e cercaram Tarnovo. Teodoro, que fora instrumental no golpe de Chaka, organizou um complô que depôs, prendeu e estrangulou Chaka em 1300. Sua cabeça foi enviada para Toqta, que, em retribuição, assegurou a posição de Teodoro como novo imperador da Bulgária. É possível também que a cooperação de Teodoro tenha contribuído para a retirada das forças mongóis da Bulgária.

Família[editar | editar código-fonte]

Não se sabe se Chaka teve filhos com Helena, a filha de Jorge Terter I. Ele teve pelo menos um filho, nascido provavelmente de uma concubina:

  • Kara Küçük, líder de um pequeno bando da Horda Dourada até pelo menos 1301.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Títulos reais
Precedido por:
João II
Imperador da Bulgária
1299–1300
Sucedido por:
Teodoro Svetoslav

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • John V.A. Fine, Jr., The Late Medieval Balkans, Ann Arbor, 1987.