Chakram

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Siques com chakrams, com a inscrição "Nihang Abchal Nagar" (Nihang de Hazur Sahib), 1844

O chakram (Devanāgarī: चक्रं, panjabi: chakkar), é uma arma de arremesso originada do Sul da Ásia e partes do Oriente Médio. É uma arma de vôo reto de maneira a ricochetear. Acredita-se que a arma foi desenvolvida há mais de três mil anos, tendo sido largamente encontrada nas regiões em que hoje estão países como Índia, Paquistão e Irã. Ele é de forma circular, com uma aresta exterior aguçada e varia em tamanho de cerca de 12-30 centímetros de diâmetro. Ele também é conhecido como chalikar[1] ou "círculo".

É lançado manualmente e, por ter bordas cortantes, ao bater nas lanças ou em outras armas, pode cortá-las, tendo sido usado na antiguidade inclusive para decepar membros ou, como mais comumente, degolar o oponente. Como uma arma de combate imediato, pode facilmente matar o inimigo.

Esta arma foi levada para a Europa pelos primeiros viajantes nos primeiros séculos depois de Cristo, e assim como os bumerangues, foi convertido em brinquedo, o famoso frisbee, por não saberem usá-lo como arma. Indícios históricos apontam que a arma pode ter sido originalmente desenvolvido pelo exército persa.

Esta arma aparece em muitas histórias de ficção, sendo os maiores exemplos o seriado norte-americano produzido na Nova Zelândia Xena , o jogo Grand Chase, onde é utilizado pela 1ª Classe da personagem Amy, os mangás One Piece e Bleach (onde é usado pela personagem Apache) e o animê Shurato (onde é usado pelos personagens Gai, o Rei Yasha, Leiga, o Rei Karla e Kennya, o Rei Dappa).

Referências

  1. Hill, John. THE ROCKLIFF NEW PROJECT - ILLUSTRATED GEOGRAPHY - THE INDIAN SUB-CONTINENT (em inglês). Londres: BARRIE & ROCKLIFF, 1963. Capítulo 5-THE GANGES PLAIN. p. 173–174.
Ícone de esboço Este artigo sobre armas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.