Challenger (ônibus espacial)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Challenger
Challenger Launch.jpg
OV-099
País  Estados Unidos
Status Destruído em 1986
Primeiro Voo STS-6
4 - 9 de abril de 1983
Último Voo STS-51-L
28 de janeiro de 1986
Número de Missões 10
Tempo em órbita 62 dias, 07 horas, 56 minutos, 22 segundos
Número de órbitas 995
Distância percorrida 41.527.414 km
Satélites lançados 10
Acoplagens na Mir 0
Acoplagens na ISS 0

Challenger foi um ônibus espacial da NASA. Foi o terceiro a ser fabricado, após o Enterprise e o Columbia . Foi a primeira vez ao espaço em 4 de abril de 1983.

Em 28 de Janeiro de 1986, na STS-51-L (sua décima missão), um defeito nos tanques de combustível causou a explosão da Challenger, matando todos seus ocupantes, inclusive a professora Christa McAuliffe, a primeira civil a participar de um voo espacial.

Este desastre paralisou o programa espacial estadunidense durante meses, durante os quais foi feita uma extensa investigação que concluiu por defeito no equipamento e no processo de controle de qualidade da fabricação das peças da espaçonave.

A investigação sobre o acidente com o ônibus espacial foi liderada pelo renomado físico novaiorquino Richard Philips Feynman, que descobriu uma falha nos anéis de borracha que serviam para a vedação das partes do tanque de combustíveis, que apresentava anomalias na expansão quando a temperatura chegava aos 0°C (ou 32°F). Feynman foi a público explanar as causas do acidente que chocou os Estados Unidos e fez uma demonstração em rede nacional e ao vivo.


A espaçonave em órbita em 22 de junho de 1983

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Challenger (ônibus espacial)
Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.