Champagne Supernova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Champagne Supernova"
Single de Oasis
do álbum (What's the Story) Morning Glory?
Lado A Champagne Supernova
Lado B Step Out
Underneath The Sky
Cum on Feel the Noise
Lançamento Austrália 13 de Maio de 1996
Formato(s) CD
Gravação 1996
Gênero(s) Britpop
Duração 7:27
Gravadora(s) Creation Records
Composição Noel Gallagher
Produção Owen Morris
Cronologia de singles de Oasis
Último
Último
Don't Look Back in Anger
(1996)
D'You Know What I Mean?
(1997)
Próximo
Próximo
Cronologia faixas de (What's the Story) Morning Glory?
Último
Último
11. "Untitled Track #2"
Próximo
Próximo
Cronologia faixas de Stop the Clocks
Último
Último
16. "Morning Glory"
18. "Don't Look Back in Anger"
Próximo
Próximo

"Champagne Supernova" é uma música da banda Oasis, escrita por Noel Gallagher e cantada por seu irmão Liam. É a música de encerramento do álbum (What's the Story) Morning Glory?. Apesar de ter sido lançada como single apenas na Austrália, o videoclipe da música foi lançado nos canais musicais de todo mundo.

Noel Gallagher criou o título quando confundiu o nome do álbum dos Pixies, Bossanova, enquanto assitia a um documentário sobre champagne.[carece de fontes?] Outra versão da história é que "champagne supernova" é o ato de fumar maconha enquanto bebe-se champagne.[carece de fontes?] Mais tarde, Gallagher comprou uma casa no norte de Londres e a batizou de "Supernova Heights".

Porém, a hipótese mais aceita é a de que em 1995, após um show na Noruega, Liam e Noel teriam ficado encantados com um observatório do local, de onde é possível ver uma Supernova e, segundo os dois irmãos, ela é da cor "champagne". Daí a justificativa do título quase-oficial da música.

Noel inventou a frase "Caught beneath the landslide" (em português, "Preso debaixo de um deslizamento de terra") quando viu um jarro de açúcar da marca Alessi Gianni na cozinha da casa de sua namorada.[carece de fontes?] Uma foto deste jarro se encontra no encarte do CD, como plano de fundo para a letra da própria música.

Noel disse em entrevista, em 2005, que ainda não sabe sobre o que a música fala, apesar de achar que possa ser sobre reencarnação.

Em uma entrevista por rádio para a BBC, Noel disse que o guitarrista Paul "Bonehead" Arthurs chorou durante as gravações da música, pela beleza da música. Essa história foi também fundamentada na afirmação de Ian Robertson, em seu livro Oasis: What's The Story?, que a primeira vez que Noel tocou a música para o resto da banda - uma versão acústica no ônibus da turnê - Bonehead chorou.

Paul Weller, ex-líder do grupo The Jam e amigo dos integrantes do Oasis, tocou a guitarra solo e fez parte dos vocais de apoio da música.

A música está presente na coletânea com os maiores sucessos do Oasis, Stop The Clocks.


Versões alternativas[editar | editar código-fonte]

Um remix não oficial da música foi produzido por Brendan Lynch, e foi lançado como um lado b em um vinil promocional da música, também cover de Oasis, "Cum On Feel The Noize". Conhecido como "Lynchmob Beats Mix", esse remix foi relançado em material promocional para a coletânea do Oasis, Stop The Clocks.

Versões ao vivo da música foram lançadas nos discos ...There And Then e Familiar to Millions.

Uma versão 'limpa', sem os efeitos de onda do mar no começo da faixa, foi lançada no disco 'Assorted' - um CD gratuito que acompanhava a edição de janeiro de 1996 (Nº 112) da Revista Q.

Covers[editar | editar código-fonte]

Angie Aparo gravou um cover de "Champagne Supernova" no álbum "The One With The Sun", lançado em 2003.

Ben Folds Five lançou um cover ao vivo de música como um lado b do single "Battle of Who Could Care Less". A performance, que aconteceu Londres, foi anunciada como uma música country e foi tocada de maneira exageradamente country.

A banca americana Matt Pond PA gravou um cover especialmente para o seriado de TV The OC.

O grupo dance Urban Cookie Collective fez um cover dance da música, mas Noel Gallagher impediu seu lançamento.

The Early November tocou um cover da música ao fim da versão ao vivo de "No Good at Saying Sorry (One More Chance)".

Listagem das faixas[editar | editar código-fonte]

  • CD 663344 1
  1. "Champagne Supernova" (Edição para o rádio) - 5:08
  2. "Champagne Supernova" (Versão original) - 7:31
  3. "Slide Away" - 6:29

Ligações externas[editar | editar código-fonte]