Chamuça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chamuças de Goa
Chamuças indianas

A chamuça[1] (também conhecida como samosa[2] ou samussa) é uma especialidade de origem indiana constituída por fritos de forma triangular recheados com uma mistura condimentada de feijão ou grão, batata ou carne picada, ervas aromáticas e vegetais.

Chegaram a Portugal através da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia. Noutras regiões da Índia, existem versões vegetarianas, que não são tão comuns em Portugal.

Em Portugal, é possível encontrar as versões com carne picada (sobretudo de bovino e suíno) em inúmeros cafés e restaurantes de comida portuguesa, assim como em restaurantes de comida goesa. Nestes últimos, são por vezes acompanhadas por achares. Em diversas ocasiões, é também comum serem servidas em miniatura, como aperitivo. As versões vegetarianas ou com frango podem ser encontradas congeladas em alguns supermercados e em alguns restaurantes indianos não goeses, de comida de inspiração hindu, por exemplo.

Em Moçambique, dada a numerosa população de origem goesa, a chamuça é também um pastel bastante comum.

No Paquistão, as chamuças são também populares, sendo as mais conhecidas as de Faiçalabade. Pessoas de todo o país deslocam-se àquela cidade só para as experimentar. Apresentam um tamanho invulgarmente grande, com um chetnim vermelho picante no topo, sendo normalmente acompanhadas por salada de cebola. O recheio é normalmente de vegetais mistos, havendo também versões com carne.

Referências

  1. S.A, Priberam Informática. «chamuça». Dicionário Priberam. Consultado em 18 de março de 2023 
  2. S.A, Priberam Informática. «samosa». Dicionário Priberam. Consultado em 18 de março de 2023 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Chamuça