Chandler Bing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chandler Muriel Bing
Chandler Bing sendo interpredo por Matthew Perry.
Origem  Estados Unidos
8 de abril 1968
Sexo masculino
Cabelo Castanhos
Olhos Azuis
Actividade(s) Analista de estatística
Publicitário
Amigo(s) Monica Geller
Phoebe Buffay
Rachel Green
Joey Tribbiani
Ross Geller
Criado por David Crane e Marta Kauffman
Seriado Friends
Temporada(s) Todas
Primeira aparição The Pilot
Última aparição The Last One
Interpretado por Matthew Perry
IMDb IMDb
TV.com TV.com
Personagem da série Friends

Chandler Muriel Bing é um personagem fictício do popular sitcom estadunidense Friends (19942004), interpretado por Matthew Perry.

História[editar | editar código-fonte]

Chandler Muriel Bing, nascido ema 8 de abril de 1968, filho da escritora de romances Nora Tyler Bing (Morgan Fairchild) e do transsexual estrela de Vegas Charles Bing (Kathleen Turner), foi colega de quarto de Ross Geller na faculdade. Chandler conheceu a irmã de Ross, Monica Geller e sua amiga Rachel Green durante uma comemoração de Ação de Graças na casa da família Geller. Chandler posteriormente se mudou para o apartamento #19, em frente ao apartamento de Mônica e de sua amiga Phoebe Buffay. O colega de quarto de Chandler, Joey Tribbiani, completa o grupo de Friends. Chandler morou com Joey até a 6ª temporada, quando ele foi morar com Mônica. Estes posteriormente se casaram, na 7ª temporada.

Relação com Mônica Geller[editar | editar código-fonte]

Na 4ª temporada, Chandler começou um affair com sua amiga Monica Geller em Londres. Eles haviam sido amigos por muito tempo e se conheceram quando Chandler e Ross foram juntos à faculdade.

Chandler na quarta temporada revelou um pequeno interesse por Monica, mas tudo não passou de uma brincadeira entre os dois. No casamento de Ross e Emily em Londres, Mônica, um pouco bêbada, dormiu com Chandler. Eles tentaram manter sua relação em segredo, mas outros amigos (Joey, Rachel, Ross e Phoebe) acabaram descobrindo tudo.

Os dois foram morar juntos na 6ª temporada e se casaram na 7ª. O casamento deles foi oficializado por Joey, que recebeu sua ordenação por meio da Internet. No episódio final, Mônica e Chandler (que eram inférteis) assistiram ao nascimento dos gêmeos que adotaram, Érica e Jack, apesar de que estarem esperando apenas uma criança.

Joey e Chandler[editar | editar código-fonte]

Chandler dividiu por muito tempo apartamento com seu melhor amigo, Joey Tribbiani. O apartamento de Joey e Chandler se transformou em um importante foco do programa como um dos pontos de encontro do grupo. Os dois formaram uma das melhores e mais duradouras amizades da história dos sitcoms e vivenciaram várias histórias engraçadas. Suas aventuras incluem perder o bebê do Ross no ônibus, a incredulidade de Chandler quando Joey constrói um centro de entretenimento que era tão grande que cobria ambas as portas dos quartos deles, comprar um pato e um pinto, substituir a mesa de jantar por uma de pebolim, passar horas assistindo Baywatch, brigas estúpidas a todo o tempo, Chandler morar em uma caixa para provar a Joey o quanto a amizade deles significa para ele – e a lista é muito maior. Muitas vezes suas brigas são descritas como as de um casal antigo, sendo que Chandler com frequência assume o papel de esposa e Joey, o de marido, sugerindo um tom homossexual em sua relação (isso eventualmente terminou quando Chandler se fixou com Mônica). Eles dois “terminaram” temporariamente quando Joey fez sucesso no papel de Dr. Drake Ramoray, mas logo ele voltaram a morar juntos (após enganar o novo colega de quarto de Chandler, fazendo-o crer que ele nunca havia vivido ali). No último episódio, Mônica destrói a mesa de pebolim quando nenhum dos dois era capaz de faze-lo (para libertar o pato e o pinto) antes de Chandler se mudar para os arredores de Nova Iorque; porém, apesar da perda do apartamento de Joey e Chandler, e do fato de eles não viverem mais no mesmo prédio, Chandler e Mônica deixaram claro que na nova casa deles, havia um quarto especialmente chamado"quarto do Joey”.

Humor[editar | editar código-fonte]

Chandler é conhecido por suas piadas, seu humor. Alguns exemplos incluem ele descrevendo as tentativas de Rachel para fazê-lo parar de fumar jogando fora todos os cigarros que ele colocava na boca como “o jogo mais sem graça de todos”, citando A.A. Milne ao dizer "Get out of my chair, Dillhole" na tentativa de convencer Joey de sair da cadeira em que ele estava sentando, e sua insistência de que seu sobrenome é gaélico para "thy turkey's done" (“teu peru está pronto”). Suas conversas com Phoebe vão de discutir o porquê Pato Donald usa toalha ao sair do banho ao porquê de não existir um super-herói chamado "Goldman" (“Homem-de-Ouro”) (inspirado por Spider-Man, “Homem Aranha”). Normalmente, quando Ross e ele tentavam ganhar uma garota, ele era apelidado de 'The Funny One' (“O engraçado”). Chandler diz que começou a usar humor como um mecanismo de defesa quando seus pais se separaram, e tende a fazer piadas quando está em uma situação desconfortável. Apesar de o restante dos friends acharem suas ironias engraçadas no começo da série, posteriormente eles, Mônica especialmente, pareciam estar cansados do seu sarcasmo. Seus colegas de trabalho estavam tão acostumados às piadas sarcásticas dele que qualquer comentário sério feito por ele era confundida com outra piada.

Indiretas sobre homossexualidade[editar | editar código-fonte]

Chandler, por diversas vezes, encontrou-se em situações que o fizeram parecer homossexual, como ele imaginando como seria ser uma lésbica. Seus amigos e colegas de trabalho o descreviam como tendo um "jeito" que fazia as pessoas pensarem que ele seria homossexual. Os criadores do show, na verdade, consideraram de início fazê-lo homossexual.[carece de fontes?]

A sexualidade dúbia de Chandler, assim como seu humor, que ele admite ser um mecanismo de defesa, têm origem na sua infância.

Em um Dia de Ação de Graças, quando ele tinha nove anos, seu pai anunciou que era homossexual e estava se separando de sua esposa. Charles Bing posteriormente se mudou para Las Vegas, onde abriu um clube só para homens parodicamente chamado “Viva Las Gaygas”, quando ele se transformou em transformista, passando a ser conhecido como Helena Handbasket. Como resultado disso, Chandler odeia dias de Ação de Graças e se recusa a comer qualquer comida típica da data. Chandler também estabelece esta como a data quando ele começou a usar o humor como mecanismo de defesa e também quando começou a fumar. Chandler é frequentemente confundido como sendo gay por seus amigos, colegas e, mais importante, mulheres.

Chandler, apesar de tudo, não é gay e se mostrou hétero ao longo dos 10 anos recorrentes de seriado.

Relação com Janice[editar | editar código-fonte]

Anteriormente a sua relação com Mônica, Chandler teve um relacionamento de idas e vindas com Janice Litman Goralnik, que se transformou em uma parceira recorrente em sua vida amorosa.

Com seu cabelo volumoso, sua voz e risada nasalizadas e sua famosa frase "OH MY GOD!" (com as notáveis pausas entre cada palavra) em todas as conversas, Chandler passou grande parte do seu tempo tentando terminar com Janice, mas não conseguia, pois tinha medo de sua reação. Após finalmente terminar com ela no episódio "The One With the East German Laundry Detergent" (“Aquele com o Sabão em Pó Alemão”), na 1ª temporada, Chandler se encontrou novamente envolvido com Janice por duas vezes mais naquela temporada e por outras vezes ao longo do show.

A última tentativa de Chandler de deixá-la de vez envolveu a mentira de que ele estava se mudando para o Iêmen (endereço: 15 Yemen Road, Yemen), e tendo realmente voado para o Iêmen, relutantemente, somente para provar a Janice que ele não havia mentido durante a 4ª temporada.

Janice já teve um caso com Ross, mas o dispensou, porque achava insuportável ouvir seus lamentos. Ela também apareceu em vários momentos inoportunos, como por exemplo quando Rachel ia ter seu bebé, Monica e Chandler estão na clínica de fertilidade e quando o casal tenta alugar uma casa em um bairro afastado de Nova York.

"Análise Estatística e Reconfiguração de Dados"[editar | editar código-fonte]

Chandler trabalhava como processador de dados, um trabalho que ele detestava. É uma piada recorrente ao longo da série o fato de ninguém saber em quê ele trabalha. Monica e Rachel já perderam o seu apartamento para Joey e Chandler porque não sabiam responder qual era o trabalho de Chandler, num jogo de adivinhação onde ganhava quem respondia mais perguntas. Rachel falou que ele era um "transpondster". Joey uma vez disse: "Jeez, Chandler, you call yourself an accountant? (você se denomina um contador?)", ao que Chandler respondeu: "No!". Mônica admite por várias vezes que não presta atenção quando ele se refere a seu trabalho, finalmente aprendendo o que ele faz quando ele se demite, na 9ª temporada, indo trabalhar como publicitário.

Porém, Chandler era incapaz de simplesmente se demitir, já que era de sua natureza evitar quaisquer mudanças bruscas, seja quanto ao trabalho, a relações amorosas ou simplesmente a sua participação na academia. Chandler tentou sair de seu trabalho na 1ª temporada, mas foi convencido do contrário por um grande aumento salarial e outros benefícios.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Mônica acidentalmente decepou parte do dedinho do pé do Chandler com uma faca em um dia de Ação de Graças.
  • Uma das muitas situações insólitas entre Chandler e Monica foi no dia dos namorados, em que Chandler ofereceu uma fita cassete com músicas a Monica. O que ele não sabia era que a cassete continha uma dedicatória de Janice para ele.
  • Chandler tinha um terceiro mamilo, o qual ele chamava de "nubbin". Porém, ele fez uma "nubbinectomia" após ser dispensado por uma garota com quem teve um encontro e o qual possuía apenas uma perna, o que o incomodou. Apesar de Chandler afirmar que seu mamilo era "a fonte de todo o seu poder", ele rapidamente recuperou seu senso de humor.
  • O nome de Chandler na assinatura do guia de TV é "Miss Chanandler Bong".
  • Mônica, que era gorda, emagreceu após escutar Chandler fazendo piadas sobre ela no primeiro Dia de Ação de Graças que ele passou com a Famíla Geller. Mônica também se transformou em chefe de cozinha porque Chandler, uma vez, elogiou sua macarronada com queijo.
  • Chandler e Ross tinham uma banda "new wave" (semelhante a “A Flock of Seagulls”) em seus primeiros anos na faculdade.
  • O relacionamento entre Chandler e os pais de Mônica não era amigável de início por causa de um incidente envolvendo Ross. Quando Ross foi pego fumando maconha em casa, em férias da faculdade, ele culpou Chandler, fazendo os Gellers não gostarem de Chandler. A relação entre eles melhorou incrivelmente quando Mônica forçou Ross a confessar sua culpa.
  • É dito que Chandler possui sangue escocês em vários episódios.
  • No episódio duplo “Aquele em Barbados” da nona temporada, Chandler revela ser um ótimo jogador de ping-pong, quando ganhou de Mike Hannigan que empatou com a competitiva Monica Geller.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]