Chapman stick

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um Chapman Stick de 10 cordas
Chapman Stick sendo tocado por Bruder Frank, integrante da banda Saltatio Mortis

O Chapman stick ou Stick é um instrumento musical elétrico criado pelo luthier californiano Emmett Chapman no início dos anos 1970. Seus primeiros modelos só foram comercializados em 1974. Chapman queria criar uma mescla entre baixo e guitarra.

Um dos maiores divulgadores e entusiastas do instrumento é o músico Greg Howard, que dá palestras em universidades e conservatórios, além de ter escrito um livro com um método de teoria musical para o mesmo.

A técnica usada para se tocar o instrumento é o tapping, que consiste em tocar o instrumento em seu "braço" com ambas as mãos pressionando as cordas por toda a sua extensão, conforme a execução da peça musical. Alguns dos nomes que recebera foram "The electric stick" ou "Pau-elétrico".

Popularizado pelo baixista Tony Levin em sua passagem pela banda King Crimson e pela banda do cantor e compositor Peter Gabriel. Levin encontrou no stick um novo conceito para expressar sua musicalidade, elevando sua técnica às alturas. O stick pode ser utilizado em diversos estilos musicais.

O instrumento evoluiu muito desde sua fabricação, e co-existem atualmente vários diferentes modelos: de oito cordas (Stick Bass, especial para baixistas), dez cordas (Standard Stick), e o de 12 cordas (Grand Stick), ambos para variados estilos de composição, devido a sua distribuição harmónica.

Embora este instrumento seja bastante peculiar, é importante lembrar que na década de 40, no Brasil, os músicos Dodo e Osmar, inventaram um instrumento semelhante que chamaram de "Pau elétrico". Em dimensões menores, o Pau Elétrico de Dodo e Osmar é uma mistura de banjo e cavaquinho com corpo maciço e captação elétrica que posteriormente viria a ser conhecido por "Guitarra Baiana". Apesar das diferenças em suas dimensões, números de cordas e afinação, o sistema é praticamente o mesmo, só que inventado 30 anos antes pelos brasileiros. Infelizmente, no Brasil não é comum as pessoas patentearem suas idéias. O primeiro Pau elétrico modelo construído na década de 40 por Dodo e Osmar. Fontes: Modelo da década de 40 antecipa o designe da década de 70.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um Instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.