Charles Farrell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Charles Farrell
Charles Farrell
Nascimento 9 de agosto de 1901
Condado de Norfolk
Morte 6 de maio de 1990 (88 anos)
Palm Springs
Sepultamento Welwood Murray Cemetery
Cidadania Estados Unidos
Cônjuge Virginia Valli
Ocupação político, ator de teatro, ator de cinema, ator de televisão, ator
Prêmios
  • estrela na calçada da fama de Hollywood
Causa da morte enfarte agudo do miocárdio

Charles Farrell (Onset Bay, Massachusetts, EUA, 9 de agosto de 1902Palm Springs, Califórnia, EUA, 6 de maio de 1990) foi um ator de cinema estadunidense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

No início de sua carreira, trabalhou como "extra", chegando a aparecer num filme de Lubitsch, Rosita, em 1923, foi astro secundário em Rin-Tin-Tin, e trabalhou em algumas comédias de Mack Sennett.

No filme The Old Ironsides ("Fragata Invicta"), de James Craze, pela Paramount, em 1927, teve finalmente uma boa oportunidade. Passou a trabalhar para a Fox, porém a Paramount o pediu emprestado, para o filme The Rough Riders ("Irmãos na Luta, Rivais no Amor"), de Victor Fleming. Alcançou, assim, a fama, trabalhando ao lado de Janet Gaynor, a "menina dos olhos" da Fox de 1927 a 1935.

Ao lado de Janet Gaynor estrelou "Sétimo Céu", de Frank Borzage. De Borzage estrelou também The River ("O Rio da Vida"), ao lado de Mary Duncan. Casou com a atriz Virginia Valli, e afastou-se do cinema em 1941.

Na década de 50, durante sete anos foi prefeito de Palm Springs, onde ele e o ator Ralph Bellamy construíram um condomínio com quadras de tênis, o Palm Springs Racquet Clube.

Em 1952, participou de 128 capítulos da série de TV, My Little Margie, posteriormente repetido numa versão para o rádio com Farrell e Gale Storm, e em 1956 repareceu em Miami Expose ("O Destino de um Gângster), um modesto filme da Columbia.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Indicado ao Oscar de filme, direção (Frank Borzage) e roteiro adaptado (Benjamin Glazer) de 1927/1928.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

ARAÚJO, Gil (1991). «Charles Farrell In Memoriam». EBAL. Cinemin (68) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]