Charles Mingus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Charles Mingus
Charles Mingus 1976.jpg
Informação geral
Nascimento 22 de Abril de 1922
Nogales, Arizona
País  Estados Unidos
Data de morte 5 de janeiro de 1979 (56 anos)
Cuernavaca, México
Gênero(s) Jazz
Bebop
Instrumento(s) Contrabaixo e Piano
Gravadora(s) Debut, Impulse!, Candid, Atlantic, Blue Note, Mercury, Columbia
Página oficial MingusMingusMingus.com

Charles Mingus (22 de Abril de 19225 de Janeiro de 1979) foi um contrabaixista, compositor e ocasionalmente pianista de Jazz. Ele também ficou conhecido pelo seu ativismo contra a injustiça racial.

Mingus é geralmente colocado entre os grandes nomes do Jazz, gravando vários álbuns muito apreciados pelos amantes do estilo. As suas melodias não são muitas vezes regravadas devido à sua natureza pouco convencional. No entanto, Mingus foi também um influente e criativo músico, convidando para a sua banda artistas talentosos e, por vezes, menos conhecidos, que ele achou que reuniam as características necessárias para a integrar.

Consta que Mingus tinha muitas vezes um temível temperamento, o que originou a sua alcunha no mundo do Jazz, "The Angry Man of Jazz" (O homem zangado do jazz). Este comportamento negativo resultando em autênticas erupções de raiva em cima do palco, embora com o tempo ele tenha conseguido moderar o seu comportamento.

É considerado um dos grandes compositores da história do Jazz, ao lado de nomes como Thelonious Monk e Duke Ellington.[carece de fontes?]

Ver Também[editar | editar código-fonte]


Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre Jazz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.