Charles de Gaulle - Étoile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Charles de Gaulle - Étoile é uma estação das linhas 1, 2 e 6 do Metrô de Paris localizada na Praça Charles de Gaulle. Originalmente chamada Étoile, está localizada no limite dos , 16º e 17º arrondissements de Paris.

Em 21 de fevereiro de 1970, logo após a abertura do RER, a estação, como o lugar, mudou de nome e agora é conhecido como Charles de Gaulle - Étoile em homenagem ao presidente francês, Charles de Gaulle.

A estação[editar | editar código-fonte]

A estação Étoile foi inaugurada apenas em 01 de setembro de 1900 após a linha 1; pela primeira vez, os trens passavam sem parar.

Diferentes plataformas foram construídas na parte norte da Praça Charles de Gaulle no topo da Avenue des Champs-Élysées.

  • As linhas 1 e 2 têm estações habituais de duas plataformas;
  • O fim da linha 6 é um circuito sob a praça. A estação fica no lado sul na da linha 1, e consiste em uma plataforma à esquerda do trem para o desembarque de passageiros e uma à direita plataforma para o embarque (solução espanhola). Os trens saem imediatamente para uma parada mais longa à estação Kleber.
Chegada de um trem MP 73 da linha 6 na estação (vídeo).

A estação Étoile é um sucessor distante da estação terminal do tramway Paris - Saint-Germain, que encerrou suas operações em 1935.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Roland Pozzo di Borgo, Les Champs-Élysées : trois siècles d'histoire