Charles de Steuben

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Charles de Steuben
Nome completo Charles Auguste, barão de Steuben
Outros nomes Carl von Steuben
Nascimento 18 de abril de 1788
Bauerbach
Morte 21 de novembro de 1856 (68 anos)
Paris
Nacionalidade França francesa
Ocupação Pintor
Influências
Movimento estético Romantismo

Charles Auguste Guillaume, barão de Steuben ou Carl von Steuben, mais conhecido simplesmente como Charles de Steuben (Bauerbach, Turíngia, 18 de abril de 1788Paris, 21 de novembro de 1856) foi um pintor francês de origem russo-alemã.

Filho de um oficial do exército russo, iniciou a sua educação artística em São Petersburgo. Foi aluno de François Gérard, pintor oficial do Império, do qual foi colaborador durante muitos anos, de Robert Lefèvre e de Prud'hon. Expôs regularmente nos Salões, entre 1812, no final do reinado de Napoleão I e 1843, durante a Monarquia de Julho.

Especialista de temas históricos como o “Episódio da vida de Pedro o Grande” (Salão de 1812, atualmente no Museu da Picardia, Amiens) pintou uma importante série de retratos de reis e rainhas de França, bem como a “Batalha de Poitiers” (1837) e a “Batalha d'Ivry”, para o museu histórico criado em Versalhes por Luís Filipe I.

Voltou à Rússia no fim da sua carreira para pintar episódios da vida de Cristo, mas morre em Paris em 1856.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Fontanel, Béatrice; Wolfrom, Daniel (2002) (em francês), Quand les artistes peignaient l’histoire de France. De Vercingétorix à 1918, Paris: Seuil 


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.