Charlie Brown

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura a banda, veja Charlie Brown Jr..
Charles M. Schulz desenhando Charlie Brown em 1956.

Charles "Charlie" Brown é o protagonista do desenho animado Peanuts de Charles M. Schulz.

Charlie Brown e seu criador são ambos filhos de barbeiros, mas enquanto o trabalho de Schulz é descrito como o "mais brilhante exemplo da história estadunidense de sucesso", Charlie Brown é um exemplo da "grande história estadunidense de fracasso", já que ele falha em quase tudo o que tenta fazer.

Personagem

Charlie Brown é uma criança dotada de infinita esperança e determinação, mas que é dominada por suas inseguranças e uma permanente má sorte, e aqueles que o cercam muitas vezes se aproveitam disso. Charlie e Lucy van Pelt protagonizam uma piada recorrente: Lucy segura uma bola de futebol americano para que ele chute, mas a tira do caminho na hora do chute, fazendo com que Charlie chute o vazio e caia de costas no chão.

Schulz admitiu que criou Charlie Brown mais ou menos como um autorretrato, compartilhando suas inseguranças e dúvidas sobre si mesmo. Apesar da crença popular, Charlie Brown não é careca. Embora ele seja desenhado apenas com um cacho de cabelo na testa e um pouco na nuca, Schulz explicou que ele via Charlie Brown como tendo cabelo curto e de tonalidade clara.[1]

História

Charlie Brown foi um dos personagens originais de Peanuts quando a série estreou em 1950, e o centro da primeira piada. À parte das diferenças estilísticas no desenho de Schulz na época, Charlie Brown sempre permaneceu com a mesma aparência. Ele vestia, entretanto, uma camiseta lisa; a listra em zigue-zague foi adicionada ainda durante o primeiro ano da série, em 21 de dezembro de 1950, de modo a caracterizá-lo um pouco mais. Em um dos primeiros episódios, em 3 de novembro de 1950, Charlie Brown afirma que tem apenas quatro anos de idade, mas ele envelheceu um pouco com o passar das décadas, chegando a ter seis anos de idade em 17 de novembro de 1957 e oito anos e meio em 11 de julho de 1979. Referências posteriores continuam a retratar Charlie Brown como tendo por volta de oito anos de idade. Outro episódio inicial, de 30 de outubro de 1950, traz Patty e Shermy desejando feliz aniversário a Charlie Brown naquele dia, embora eles não tivessem certeza que estavam no dia certo.[2]

Nome

Seu nome tem sido creditado por várias fontes a um amigo de infância de Schulz, ou ao escritor Charles Brockden Brown.

Geralmente todos os outros personagens se referem a ele por nome e sobrenome, "Charlie Brown", raramente por somente "Charlie". Notáveis exceções são Sally, que geralmente o chama de "irmãozão"; Snoopy, que o chama de "garoto da cabeça redonda"; e Patty Pimentinha e Marcie, que geralmente o chamam de "Chuck" e "Charles", respectivamente (no Brasil, Patty o chama de "Minduim",[3] derivado do título Peanuts). Embora este uso de nome e sobrenome tenha sido intencional para diferenciá-lo de eventuais outros personagens, o próprio se apresenta como "Charlie Brown" no episódio "A Charlie Brown Thanksgiving" ao telefonar para sua avó.

Referências

  1. «Book review: "My Life with Charlie Brown," by Charles Schulz» (em inglês). The Washington Post. 25 de abril de 2010 
  2. «Peanuts FAQ» (em inglês). Five Cents Please. 25 de março de 2012 
  3. Schultz, Charles (2007). Snoopy 1 - E Sua Turma. [S.l.]: L&PM Pocket. p. 6. ISBN 85.254.1600-2 Verifique |isbn= (ajuda) 

Ligações externas

Predefinição:Portal BD


Ligações externas

Em Inglês