Charlotte's Web (1973)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
E. B. White's Charlotte's Web
Em Portugal A Teia de Carlota
 Estados Unidos
1973 •  cor •  94 min 
Gênero animação
aventura
drama
comédia
Direção Charles A. Nichols
Iwao Takamoto
Produção William Hanna
Joseph Barbera
Produção executiva Edgar M. Bronfman
Roteiro E. B. White (livro)
Earl Hamner Jr.
Baseado em Charlotte's Web,
de E. B. White
Narração Rex Allen
Elenco Debbie Reynolds
Paul Lynde
Henry Gibson
Música Irwin Kostal
Cinematografia Dick Blundell
Ralph Migliori
Roy Wade
Dennis Weaver
Direção de arte Ray Aragon
Paul Julian
Bob Singer
Edição Larry C. Cowan
Pat Foley
Companhia(s) produtora(s) Hanna-Barbera Productions
Sagittarius Productions
Distribuição Paramount Pictures
Lançamento Estados Unidos 1 de março de 1973
Brasil 10 de julho de 1973
Idioma inglês
Receita U$2.4 milhões
Cronologia
Wilbur e Seus Amigos (2003)

E. B. White's Charlotte's Web (prt: A Teia de Carlota[1]) é um filme de animação de longa-metragem produzido pela Hanna-Barbera Productions e Sagitario Producciones em 1973, baseado no livro homónimo escrito por E. B. White. O filme, distribuído pela Paramount Pictures nos cinemas em 1 de março de 1973, foi a primeira de apenas três produções de Hanna-Barbera que não se baseia em nas suas séries televisivas de animação — Heidi's Song (1982) e Once Upon a Forest (1993) sendo os restantes dois — e foi um moderado sucesso crítico e comercial. Ele tinha uma versão limitada em 22 de fevereiro de 1973 a Nova Iorque, e também publicado na Alemanha Ocidental, em 30 de março de 1973, e os 11 de agosto, na Suécia, e 25 de agosto no Japão.

As canções foram escritas pelos irmãos Sherman, que já havia composto a música de Mary Poppins (1964), The Jungle Book (1967) e Chitty Chitty Bang Bang (1968). O filme encontrou um dedicado público ao longo dos anos seguintes devido à televisão e à VHS; em 1994 o filme surpreendeu o mercado, tornando-se um dos títulos mais vendidos do ano, 21 anos após a sua estréia. Uma sequela, Charlotte's Web 2: Wilbur's Great Adventure (br: Wilbur e Seus Amigos), foi produzido em 2003 pela Paramount Pictures, seguida de um filme live-action baseado na história original, que foi lançado em 15 de dezembro de 2006. Um videogame desta adaptação foi também lançado em 12 de dezembro do mesmo ano.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um granjeiro decide matar um porco, porque nasceu de um tamanho muito pequeno. Por insistência da filha, ele decide finalmente deixar viver. A menina, chamada Fern Arable, cria o marranillo e chama Wilbur. Mais tarde, o pai de Fern Arable decide vender o cochim, e vendido ao tio da menina, Homer Zuckerman, que também tem uma fazenda.

Ali, Wilbur descobre que vai ser morto, pega medo e ouve a voz de Charlotte, uma aranha algo bruxa que promete ajudar. A aranha consegue proteger o marranillo Wilbur escrevendo mensagens espetaculares na tela (daí vem o título). Ao final, a aranha Charlotte morre e conseguem sair da corte de 511 dos seus filhos . Mas por muito que Wilbur ama essas crias, nunca poderão substituir a memória de Charlotte.

Produção[editar | editar código-fonte]

Depois que o estúdio decidiu fazer o filme, Joe Barbera visitou E. B White, em Maine, Branca disse que partes do livro, ele não mudou e aqueles que foram "objecto de discussão."

Barbera Debbie Reynolds escreveu que o chamou e disse que ela estava disposta a aderir ao projeto, mesmo sem ser pago.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme está atualmente avaliado em 74% sobre o site Rotten Tomatoes [2]. Craig Butler do All-Movie Guide criticou animação e trilha sonora, mas pediu uma adaptação fiel, observando que "nenhuma tentativa foi feita para amenizar a tristeza existencial no coração da história".[3]

Dan Jardine e criticou o canção desenho animado "Sábado de a manhã" qualidade da animação, mas também indica que Hamner "mantém o suficiente da prosa elegante em branco o diálogo ea narração para manter o filme de ser um simples dolorosamente bem-experimento intencionadas." [4]

Christopher Null de Filmcritic.com disse que a animação é por vezes "francamente mau, mas a fábula clássica de E. B. White há pouco para trazer à vida".[5] Quando foi relançado em DVD o filme recebeu uma Oppenheim Toy Portfolio Gold Award.

Reação em E. B. White[editar | editar código-fonte]

De acordo com Gene Deitch, um diretor de animação e amigo de E. B. White, a esposa do autor escreveu as seguintes palavras em uma carta de 1977: "Nós nunca deixou de lamentar que a sua versão de « Charlotte's Web » nunca fez. A Hanna-Barbera versão nunca satisfeito qualquer um de nós ... uma farsa ... " [6] E. B. White ele escreveu o filme: "A história é interrompido a cada cinco minutos para alguém que pode cantar uma canção feliz. Eu não ligo para canções felizes. The Blue Hill Fair, que eu tentei relatar fielmente o livro tornou-se um mundo de Disney, com 76 trombones. Mas isso é o que você começa a rapina para Hollywood."[7] White Disney já havia recusado, quando se ofereceu para fazer um filme baseado em Charlotte's Web.

De acordo com o filme escritor Earl Hamner Jr., a esposa de E. B. White (que às vezes dava conselhos e sugestões para os realizadores), teria preferido usar Mozart no filme em vez música de O Irmãos Sherman.[8]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]