Chave DIP

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Uma chave DIP é um interruptor eletrônico disposto em grupos, apresentados em um formato padrão encapsulado denominado Dual In-line Package (DIP). O conjunto, em sua totalidade, também pode ser referenciado por chave DIP, no singular. Este tipo de interruptor fora projetado para ser usado em placas de circuito impresso em conjunto com outros componentes eletrônicos e é comumente usado para personalizar o comportamento de dispositivos eletrônicos em determinadas situações. Foram utilizadas massivamente em antigas placas ISA PC para selecionar IRQs e endereços de memória.

Chaves DIP são geralmente comercializadas em grupos de sete ou oito interruptores. Sete chaves podem ser utilizadas para representar caracteres ASCII, oferendo até 128 combinações totais, enquanto oito chaves é o tamanho de um byte de computador (8 bits), e possui um total de 256 combinações.

Tais interruptores são uma alternativa para os jumpers. Suas principais vantages são sua facilidade e rapidez em mudar de estado e a ausência de partes móveis que possam ser perdidas (jumpers requerem a remoção ou inserção de conexões metálicas - veja jumper para mais detalhes). No entanto, jumpers são elementos mais utilizados que chaves DIP devido ao seu custo reduzido.

Frequentemente, chaves DIP foram utilizadas nos games de arcade dos anos 80 e início dos 90 para armazenar configurações, antes do advento da RAM alimentada à bateria, alternativa mais barata e eficiente. Foram também muito utilizados para armazenar códigos de segurança em portões automáticos e outros aparelhos de radiocontrole. Este sistema, que utilizava até doze chaves agrupadas, era utilizado para evitar interferência de outros controles remotos na vizinhança. Atualmente, estes sistemas utilizam um método mais eficiente de segurança, baseado em sequências de códigos pseudo-aleatórios.

Ver também[editar | editar código-fonte]