Chaves do Céu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Brasão do Papado e do Vaticano, com as chaves do céu cruzadas, a chave de prata simboliza o poder de desligar a Terra ao Céu, a chave de ouro simboliza o poder de ligar a Terra ao Céu.

As Chaves do Reino dos Céus (em latim na versão vulgata da Bíblia: Claves regni caelorum[1] ), também chamada de Chaves do Reino de Deus, Chaves do Céu ou Chaves de São Pedro é um termo utilizado na Bíblia, em uma afirmação de Jesus ao Apóstolo Pedro, em Evangelho de Mateus, 16:19:

"Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra, será desligado nos céus".

Existem diferentes interpretações sobre o significado desse termo, dependendo da denominação cristã. O Catolicismo refere-se às implicações da expressão como o "poder das Chaves" (potestas clavium), designando a autoridade suprema que Cristo concedeu a São Pedro, e a seus sucessores, os Papas, para governar a Igreja,[2] os termos usado a seguir, "ligar" e "desligar" são duas expressões técnicas da linguagem dos rabinos que referem-se a "proibir" e "permitir" e "condenar" ou "absolver", ou seja, refere-se ao domínio disciplinar da excomunhão, e as decisões doutrinais ou jurídicas.[3] Os brasões dos Papas são tradicionalmente caracterizados por possuírem as chaves do céu.

Na Cultura popular[editar | editar código-fonte]

Na Cultura popular muitas vezes São Pedro é retratado como o guardião do céu, controlando as suas portas com as referidas chaves. Também quando chove se costuma brincar, rogando por Pedro para que a chuva continue ou pare. Em 2009 a Igreja Universal do Reino de Deus "vendeu" para um fiel as chaves do céu.[4]

Representação na arte[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Chaves do Céu

São Pedro é muitas vezes retratado na Igreja Católica e Ortodoxa Oriental com ilustrações segurando uma chave ou um conjunto de chaves. É também notório que a estrutura geral do Basílica de São Pedro (onde, supostamente, estão os ossos do apóstolo) está praticamente em forma de chave; evocando às "chaves" confiadas a São Pedro.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.