Cheias de Charme

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cheias de Charme
Sparkling Girls (EN)[1]
Encantadoras (ES)[2]
Cheias de Charme
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero comédia romântica[4]
Duração 50 minutos
Criador(es) Filipe Miguez
Izabel de Oliveira
Elenco
País de origem Brasil
Idioma original português
Episódios 143
Produção
Diretor(es) Denise Saraceni
Câmera multicâmera
Roteirista(s)
Tema de abertura "Ex Mai Love", Gaby Amarantos
Composto por Veloso Dias
Empresa(s) produtora(s) Estúdios Globo
Exibição
Emissora original TV Globo
Distribuição TV Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 16 de abril – 28 de setembro de 2012
Cronologia
Aquele Beijo
Guerra dos Sexos

Cheias de Charme é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida originalmente de 16 de abril a 28 de setembro de 2012, em 143 capítulos,[5] com o último capítulo reexibido no dia subsequente, 29 de setembro.[6] Substituiu Aquele Beijo e foi substituída por Guerra dos Sexos, sendo a 80ª "novela das sete" exibida pela emissora.

Escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, com a colaboração de Daisy Chaves, Isabel Muniz, João Brandão, Lais Mendes Pimentel, Paula Amaral e Sérgio Marques, teve supervisão de texto de Ricardo Linhares. A direção foi de Allan Fiterman, Maria de Médicis, Natália Grimberg e Denise Saraceni, com assistência de direção de Oscar Francisco. A direção geral foi de Carlos Araújo e a direção de núcleo de Denise Saraceni.[7][8]

Contou com as atuações de Taís Araújo, Cláudia Abreu, Leandra Leal, Isabelle Drummond, Ricardo Tozzi, Malu Galli, Marcos Palmeira e Jonatas Faro.[3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Maria da Penha, Maria do Rosário e Maria Aparecida são três empregadas domésticas que, por um golpe do destino, acabam na mesma cela de delegacia. Penha é uma mulher batalhadora e guerreira, que criou sozinha os dois irmãos, Alana e Elano, e agora cria seu filho Patrick, fruto de seu relacionamento com Sandro, marido malandro e preguiçoso que vive às suas custas. Para sustentar sua família, Penha trabalha suportando as humilhações e provocações da extravagante cantora piauiense Chayene, nome artístico de Jociléia Imbuzeiro Migon, conhecida como musa do forró eletrônico que já fez muito sucesso com sua canção "Xote da Brabuleta", mas atualmente amarga uma má fase na carreira. Chayene é vaidosa, prepotente e muito má, capaz de tudo para passar por cima de todos. Após uma discussão com Penha, a cantora agride a doméstica, que decide ir denunciá-la.

Rosário é uma cozinheira muito sonhadora, que tem como maior desejo desde a infância se tornar uma famosa cantora. Seu maior ídolo é o sedutor Fabian, astro do sertanejo universitário conhecido como o "Príncipe das Domésticas", a quem invade o camarim durante um evento promovido pelo buffet em que trabalha e acaba detida pelos seguranças. Rosário acaba conhecendo o bronco Inácio, que começa a trabalhar no buffet como motorista e é estranhamente idêntico a Fabian, mas tem verdadeira aversão a essa semelhança. Os dois acabam se apaixonando, mas o romance enfrenta muitos altos e baixos por causa de Fabian.

Cida é uma jovem doce, sonhadora e romântica. Sua mãe trabalhava como empregada doméstica e morreu quando ela ainda era criança. Ela passa a morar com seus patrões, os ricos e ambiciosos Ernani e Sônia, acompanhada por sua madrinha Valda, cozinheira da família. Desde cedo, Cida é explorada pelos patrões, trabalhando sem folga durante toda sua adolescência. Sônia é uma mulher fútil, individualista e esnobe, uma patroa tão exigente que as vezes acaba sendo cruel. Cida acaba tendo que suportar as humilhações de Sônia e de suas filhas, Ariela e Isadora, que considera como suas irmãs. Apesar da exploração e dos maus tratos, Cida acha que deve gratidão a família por ter sido acolhida depois de ter ficado orfã. A vida de Cida muda quando ela conhece Conrado, recém-formado em direito e herdeiro de uma família milionária. Ela acaba se apaixonado e acredita ter encontrado o amor da sua vida, mas o interesse do rapaz é pelo dinheiro da família Sarmento, já que acredita que Cida é filha de Sônia e de Ernani.

A trama sofre algumas reviravoltas quando Rosário passa a trabalhar como empregada de Chayene na vaga que era de Penha, que por sua vez, para pagar as dívidas contraídas por Sandro com um perigoso agiota, arranja emprego na casa da competente e generosa advogada Lygia, que trabalha duro para tentar se tornar sócia do escritório Sarmento, deixando de dar atenção para a própria família. Ao se aproximar do mundo dos famosos, Rosário percebe que Fabian não é o príncipe que ela sempre imaginou, e se frusta muito ao ter seu trabalho artístico desvalorizado pelo cantor e pelo empresário Tom Bastos. Chayene, além de maltratar Rosário com frequência e nunca acertar seu nome, também chantageia Fabian para que ele confirme para a mídia que os dois estão namorando. Sua cartada é para tentar limpar sua imagem com as empregadas domésticas, suja desde que se envolveu no escândalo com Penha. Já Cida é humilhada por Conrado quando ele descobre, por meio de uma armação de Isadora, que ela é na verdade empregada dos Sarmento. O playboy não hesita em romper com a namorada para iniciar um namoro com Isadora, levando Cida a descobrir o que ela realmente significa para a família Sarmento.

É em meio a tantos problemas que as três Marias, que se tornam melhores amigas, resolvem se reunir na casa de Chayene em uma noite em que a cantora não está para desabafar as mágoas. Elas acabam filmando ali mesmo uma brincadeira em que satirizam suas patroas e cantam uma música composta por Rosário: "Vida de Empreguete". O trio tem seu destino completamente mudado após o vídeo em que estão mostrando seu talento é vazado na internet e elas finalmente têm o reconhecimento que merecem. Elas logo se tornam um trio de cantoras famosas, as Empreguetes, agenciadas pelo próprio Tom Bastos, e passam a fazer sucesso em todo o Brasil. Só não contavam com as armações de Chayene, que morrendo de inveja do sucesso das ex-domésticas, passa a armar de tudo para destruir o trio, contando sempre com a ajuda de sua fiel escudeira, a atrapalhada, intriguista e fofoqueira Maria do Socorro, que se infiltra como camareira das Empreguetes para sabotá-las. As armações de Chayene e Socorro dão resultado e as Empreguetes brigam feio, decidindo encerrar a carreira e também a amizade. Agora ricas, cada uma das protagonistas segue um rumo diferente em sua vida pessoal.

Penha não tem mais o fantasma das malandragens de Sandro em sua vida desde que o expulsou de casa. As dificuldades financeiras de outras também não existem mais e hoje ela é amiga da ex-patroa Lygia. Mas um conflito coloca as duas frente a frente: em meio a problemas de relacionamento entre Lygia e o filho adolescente rebelde Samuel - que insiste em conhecer o pai -, Penha acaba se apaixonando e se envolvendo em um tórrido romance com um surfista chamado Gilson. O que ela desconhece é que o galã é uma antiga paixão de juventude de Lygia e o verdadeiro pai de Samuel.

Após conquistar os holofotes, Rosário decide investir em sua carreira como cantora solo, afinal esse sempre foi seu grande sonho. Separada de Inácio devido a uma armação de Fabian e Tom Bastos, ela aceita fazer uma turnê ao lado do príncipe das domésticas, mas Chayene, revoltada com o suposto romance entre o cantor e sua rival, acaba desfigurando o rosto de Fabian ao lhe atirar um prato de sopa quente. Para não prejudicar os contratos que assinou, Tom Bastos tem uma ideia mirabolante: convence Inácio a se passar por Fabian nos palcos enquanto é dublado pelo original. Ele acaba topando em nome de seu amor por Rosário, que não fica sabendo da artimanha.

Após a Polícia Federal bloquear os bens de Sarmento por causa do envolvimento do escritório de Ernani em casos de corrupção, Cida descobre que o ex-patrão é seu verdadeiro pai. Se fazendo de arrependido por tudo o que a jovem sofreu nas mãos de sua mulher e filhas, Ernani leva Cida de volta para a mansão. Agora é ela quem sustenta a casa e dá as carta ali, estremecendo o casamento já abalado entre Isadora e Conrado. No entanto, essa reaproximação de Cida com os Sarmentos lhe custa o fim de seu namoro com o íntegro advogado Elano, irmão de Penha e perdidamente apaixonado pela moça desde sempre.[6][9]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem
Taís Araújo Maria da Penha Fragoso (Penha)[10][11]
Leandra Leal Maria do Rosário Monteiro (Rosário)[12]
Isabelle Drummond Maria Aparecida dos Santos Souza (Cida)[13]
Cláudia Abreu Jociléia Imbuzeiro Migon (Chayene)[14]
Ricardo Tozzi Fabianilson Brunini (Fabian)[15]
Inácio Paixão / Rajão[15]
Marcos Palmeira Sandro Barbosa[16]
Humberto Carrão Elano Fragoso[17]
Titina Medeiros Maria do Perpétuo Socorro Cordeiro de Jesus (Socorro / S.O.S.) / Lady Praga[18][19]
Jonatas Faro Conrado Tilman Werneck[20]
Giselle Batista Isadora Muniz Lyra Sarmento[21]
Alexandra Richter Sônia Muniz Lyra Sarmento[22]
Tato Gabus Mendes Ernani Sarmento (Tubarão)[23]
Malu Galli Lygia Mariz Ortega[24]
Jayme Matarazzo Rodinei Maximiliano de Lima (Rodi)[25]
Tainá Müller Liara Mariz[26]
Aracy Balabanian Máslova Tilman[27]
Leopoldo Pacheco Otto Amaro Werneck[28]
Kika Kalache Ivone de Almeida[29]
Chandelly Braz Brunessa dos Anjos Almeida[30]
Luiz Henrique Nogueira Laércio Migon[31]
Bruno Mazzeo Tom Bastos[32]
Marília Martins Simone Brunini[33]
Simone Gutierrez Ariela Sarmento Jordão[34]
Rodrigo Pandolfo Humberto Jordão[35]
Dhu Moraes Valdelice Araújo (Valda)[36]
Daniel Dantas Sidney Monteiro[37]
Juliana Alves Diana Moreira (Dinha)[38]
Sérgio Menezes Heraldo Maranhão[39]
Maria Helena Chira Dália Rangel[40]
Marcos Pasquim Gilson Motta Filho[41]
Miguel Roncato Samuel Mariz Motta[42]
Pablo Bellini Alejandro Ortega[43]
Sylvia Nazareth Alana Fragoso[44]
Fábio Neppo Kleiton Lopes[45]
Fábio Lago Rivonaldo José Cordeiro de Jesus (Naldo)[46]
Ilva Niño Maria Epifânia Cordeiro de Jesus (Epifânia)[47]
Lidi Lisboa Maria da Graça (Gracinha)[48]
Mônica Torres Branca Plastino[49]
Edney Giovenazzi Seu Messias[33]
Sérgio Malheiros Niltinho[50]
Analu Prestes Romana Paixão[51]
Aramis Trindade Walmir Madureira[33]
Maria Pompeu Voleide Lopes[33]
Olívia Araújo Jurema[33]
Hugo Resende Marçal[33]
Rafaela Amado Marizete[33]
Nado Grimberg Ruço[33]
Luka Ribeiro Jiló[33]
Breno Nina Wanderley[33]
Alexandre David Zaqueu[33]
Gustavo Gasparani Gentil Soares[33]
Gustavo Mendes Eloy di Marco[33]
Juliana Martins Lia Antunes[33]
Nicolas Paixão Patrick Fragoso Barbosa[33]
Bia Passos Manuela Mariz Ortega (Manu) [33]

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem
Lady Francisco Madame Kastrup[52]
Enrique Díaz Delegado Peixoto[33]
Christine Fernandes Scarlet Benson[53]
Marco Ricca Fábio Arruda[54]
Day Mesquita Stela Carvalho[33]
Polliana Aleixo Beatriz[55]
Cláudio Tovar Malaquias (Seu Mala)[33]
César Ferrario Morvan (Vavá)[33]
Thaila Ayala Gisele / Fabiane[33]
Georgiana Góes Cecília Salles[33]
Juliana Paiva Camila[33]
Guilherme Winter Anderson[33]
Vitor Novello Jeferson[33]
Tuna Dwek Suely Pedrosa[33]
Maria Joana Bebel[33]
Luciana Fregolente Emília Xavier[33]
Millene Ramalho Ticiane[33]
Brunno Abrahão Yuri[33]
Cláudia Paiva Dolores dos Santos Souza[33]
Paula Newlands Marta[33]
Bruno Bezerra Serginho[33]
Pia Manfroni Lúcia[33]
Emiliano Ruschel Téo Teló[33]
Chica Xavier vidente[33]
Beth Lamas médica de Lygia[33]
Maria Pina namorada de Conrado em Curitiba[33]
Julia Klein menina no orfanato
Bia e Branca Tainá & Tanise[33]
Xuxa ela mesma[56]
Ana Maria Braga ela mesma[57]
Fátima Bernardes ela mesma[33]
Regina Casé ela mesma[33]
Reynaldo Gianecchini ele mesmo[33]
Ana Furtado ela mesma[33]
Faustão ele mesmo[33]
Luciano Huck ele mesmo[33]
Michel Teló ele mesmo[33]
Luan Santana ele mesmo[33]
Alcione ela mesma[58]
Paula Fernandes ela mesma[59]
Gaby Amarantos ela mesma[60]
Daniele Suzuki ela mesma[33]
Leandro Hassum ele mesmo[59]
Marcius Melhem ele mesmo[59]
Preta Gil ela mesma[33]
Toni Garrido ele mesmo[33]
Thiaguinho ele mesmo[33]
Wanessa Camargo ela mesma[61]
Banda Calypso eles mesmos[33]
João Neto & Frederico eles mesmos[33]
Sorriso Maroto eles mesmos[33]
Regina Chaves ela mesma[33][62]
Sandra Pêra ela mesma[33]
Stefhany Absoluta ela mesma[63]

Produção[editar | editar código-fonte]

A novela teve como títulos provisórios As Três Marias e Marias do Lar.[64] Posteriormente passou a se chamar Cheias de Charme.[65] Foi a primeira novela escrita pela dupla Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, que já haviam trabalhado como colaboradores em outras novelas.[7][8] Para a divulgação da novela, um ônibus tematizado com imagens das protagonistas e o logotipo circulou pela cidade do Rio de Janeiro, no mês de estreia.[66]

Escolha do elenco e preparação[editar | editar código-fonte]

O papel de Penha foi oferecido inicialmente a Camila Pitanga, que recusou a personagem para protagonizar a novela das seis Lado a Lado, e o papel passou para Taís Araújo, afastada das novelas desde Viver a Vida.[67] Mariana Ximenes foi a primeira convidada para interpretar Rosário, porém a atriz recusou para fazer Avenida Brasil – o que não as concretizou.[68] Leandra Leal assumiu o papel.[69] Era desejo dos autores terem Patrícia Pillar no papel de Chayenne, porém a atriz acabou indo para o elenco Lado a Lado e foi substituída por Cláudia Abreu.[70]

Leandra Leal fez aulas de canto, dança, violão e culinária para a interpretação de sua personagem. A atriz Christine Fernandes fez uma participação na reta final da novela. Interpretou Scarlet, uma jornalista que viveu um romance com Fabian (Ricardo Tozzi). As cenas da atriz começaram a ser exibidas no dia 7 de setembro de 2012.[71] Abreu fez aulas de canto e de prosódia para compor a personagem, que é de origem piauiense. Jayme Matarazzo contou com a consultoria de grafiteiros. Uma equipe de 60 pessoas, incluindo os atores Ilva Niño, Titina Medeiros e Fábio Lago gravaram cenas no Delta do Parnaíba durante duas semanas.[5]

Crossover com programas reais[editar | editar código-fonte]

A telenovela teve em vários momentos como cenário, programas globais, como se a participação dos personagens fosse real. Um desses programas foi o Mais Você e contou com a participação de Ana Maria Braga. As cenas que foram ao ar a partir de 5 de junho de 2012, tiveram o encontro entre as empregadas e as patroas no programa.[72] A novela também foi gravada dentro do programa Esquenta!, com a participação de Regina Casé. No capítulo de 23 de junho de 2012, Chayenne (Cláudia Abreu) cantou e dançou no programa e levantou a plateia.[73] Outro programa que também serviu de cenário foi o Vídeo Show e contou com a participação de Ana Furtado. Na cena, que foi ao ar no dia 27 de julho de 2012, as empreguetes estavam cozinhando no programa e o nervosismo de Penha atrapalhou o desempenho delas no programa.[74] O Domingão do Faustão também contou com a participação dos personagens. Primeiramente foram Chayene e Fabian[75] e logo depois foi a vez das Empreguetes;[76] já no capítulo do dia 25 de setembro de 2012, foi a vez do personagem Sandro participar do programa, desta vez como participante do quadro Se vira nos 30.[77] No capítulo de 13 de agosto de 2012, Rosário e Fabian se apresentaram no Caldeirão do Huck.[78] Durante os últimos capítulos, Chayenne, andando pelo Projac pediu a Sílvio de Abreu e Jorge Fernando um papel na novela Guerra dos Sexos, posterior na faixa.[79]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Reprises[editar | editar código-fonte]

Teve uma curta reexibição no quadro Novelão, do Vídeo Show, entre 1º de julho e 5 de julho de 2013.[80]

Foi reexibida no Vale a Pena Ver de Novo de 19 de setembro de 2016 a 21 de março de 2017, em 132 capítulos, substituindo Anjo Mau e sendo substituída por Senhora do Destino.[81][82] Essa é a primeira novela dos autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira a ser exibida na faixa, e também é a primeira trama da década de 2010 a ser exibida na faixa. Foi também uma das primeiras novelas a não ter seu desfecho exibido numa sexta-feira na faixa de reprises da Globo. A trama teve seu último capítulo indo ao ar em uma terça-feira.[83]

Está sendo reexibida pela segunda vez na faixa intitulada Edição Especial desde 11 de março de 2024, substituindo Mulheres de Areia no horário das 14h40. Esta é a primeira novela das 19h a ser exibida nesse horário desde a inauguração em 2021.[84] Além disso, também é a primeira reprise vespertina a ser exibida aos sábados, antecedendo a Sessão de Sábado em rede nacional e a programação local em algumas localidades.[85]

Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

Cheias de Charme teve três exibições completas em Portugal, estando atualmente na sua quarta exibição no país. A primeira exibição aconteceu entre 25 de fevereiro de 2013 e 20 de setembro de 2013, na SIC, no horário das 19h30. A segunda exibição ocorreu no canal Globo Now, entre 26 de dezembro de 2016 e 13 de maio de 2017, no horário das 19h. A terceira exibição começou no dia 6 de abril de 2018, no canal Globo, no horário das 19h20, substituindo Tempo de Amar.[86] No dia 9 de janeiro de 2023, a telenovela regressou ao horário de acesso ao prime time da SIC, às 19h,[87] substituindo Amor Eterno Amor e a reexibição de Fina Estampa. O último episódio foi exibido segunda-feira, dia 2 de Outubro de 2023. Nas últimas semanas de exibição, Cheias de Charme passou a ser exibida entre as novelas Flor do Caribe e a reexibição de Morde e Assopra, novela da mesma época (2013), que passaria a substituí-la na grelha da SIC quando esta terminasse. A fim de fazer essa transição, a estação portuguesa exibiu os primeiros episódios de Morde e Assopra antes de Cheias de Charme terminar, sendo os últimos episódios divididos em blocos mais pequenos para que tudo coubesse na grelha antes do Jornal da Noite.

Para ser comercializada no mercado internacional, a trama ganhou os nomes Encantadoras e Sparkling Girls.[88][89] A obra já foi exibida no Uruguai,[90] Panamá, Moçambique,[91] Chile,[92][93] Coreia do Sul (내일은 스타, em coreano),[94] El Salvador,[95] Costa Rica,[96] República Dominicana, Equador, Suécia,[97] Mongólia (Дур булаам бүсгүйчүүд, em mongol),[98] África do Sul,[99] Nicarágua e na região da África anglófona (cobertura do canal Nina TV),[100] França,[99]

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Foi atualizada no Globoplay através do projeto Originalidade, em 28 de novembro de 2022, com todas as características da sua exibição original (qualidade de imagem Full HD, vinhetas de abertura, intervalo e encerramento).[101]

Classificação indicativa[editar | editar código-fonte]

Inicialmente a trama teve classificação "Livre para todos os públicos", mas três meses depois da sua estreia foi reclassificada para "Não recomendado para menores de 10 anos" por conter cenas de violência.[102]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Além da comédia característica do horário das 19h, Cheias de Charme tem vários elementos capazes de agradar em cheio ao público infanto-juvenil, como a abertura em animação que lembra uma história em quadrinhos e a própria proposta musical. Ter a grande vilã da história como uma rainha do tecnobrega ajuda a confirmar gravações em shows como os de Ivete Sangalo e Michel Teló, além de cenas com a Banda Calypso. Chayene, por exemplo, fala mal e faz de tudo para provocar suas colegas. Como quando se refere à cantora Joelma, da Banda Calypso, como "anaconda do Pará".[103] Além disso, o hit cantado na trama, Vida de Empreguete, virou febre no Brasil (o vídeo na Globo.com alcançou mais de 10 milhões de visualizações) como também tocou nas rádios.[104]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Exibição original[editar | editar código-fonte]

Cheias de Charme conseguiu, em seu primeiro capítulo, 35 pontos.[105] Suas antecessoras, Aquele Beijo e Morde & Assopra, conquistaram 35 e 32 pontos de média, respectivamente, no primeiro capítulo. Em seus 34 primeiros capítulos, o folhetim registrou média de 29,5 pontos, sendo a novela das 19h mais assistida em 5 anos, parando em Sete Pecados, exibida em 2007, que registrou 30,5 pontos de média.

No capítulo exibido em 12 de julho, alcançou a maior audiência durante toda sua exibição, registrando média de 37 pontos com 41 de pico, um índice muito alto para os dias atuais.[106] Em 18 de julho, teve média de 35 pontos, encostando em Avenida Brasil, que no mesmo dia teve 37 de média.[107]

No último capítulo, alcançou média de 33 pontos no Ibope e 61% de share, superior à audiência do último capítulo de sua antecessora, Aquele Beijo (30 pontos), porém inferior aos finais de novelas de outras do mesmo horário, Ti Ti Ti (37 pontos) e Morde & Assopra (36 pontos). O horário político atrapalhou a audiência da novela, principalmente em seu último capítulo.[108] A trama teve média geral de 30 pontos, cumprindo assim a meta estabelecida pela emissora e ter se tornado a maior audiência da faixa na década de 2010.[109][110]

Reprise no Vale a Pena Ver de Novo[editar | editar código-fonte]

No primeiro capítulo da sua reprise, no dia 19 de setembro, a novela marca 12 pontos na Grande São Paulo.[111] Já no segundo capítulo da reprise, exibido no dia 20 de setembro, marca 13,1 pontos, aumentando 1,1 ponto em relação ao dia anterior e impulsionando as atrações seguintes.[112] No quarto capítulo da reprise exibido no dia 22 de setembro, a novela registra seu primeiro recorde negativo, marcando 11,7 pontos.[113]

Já no dia 26 de setembro, agora sendo exibida em novo horário após o final da sua antecessora, a novela marca seu primeiro recorde, tendo 15,6 pontos com 17,9 de pico.[114] No dia 30 de setembro, a novela registra 16,9 pontos e no dia 3 de outubro a novela marca 18,4 pontos.[115][116] Um mês depois, no dia 3 de novembro, registra 18,7 pontos e 35% de share em São Paulo e 21 pontos e 45% de share no Rio de Janeiro.[117] E mais uma vez no dia 29 de novembro, a novela bate mais um recorde, marcando 19,5.[118] Já no dia seguinte (30 de novembro), marcou 20 pontos, se tornando o seu maior recorde desde a sua estreia e encostou na novela das 6, Sol Nascente, que marcou 21,8 pontos.[119] No dia 18 de janeiro de 2017, a novela volta a quebrar o seu recorde anterior e registra 21 pontos na Grande São Paulo e 22 pontos no Rio de Janeiro, sendo a maior pontuação na faixa desde a mudança de horário do Vale a Pena Ver de Novo em 2014.[120]

O último capítulo registrou 19,3 pontos, sendo o melhor desfecho desde a segunda reprise de O Rei do Gado.[121] Teve média geral de 16.71 pontos, alavancando os índices do Vale a Pena Ver de Novo em relação as duas antecessoras. Durante sua reprise, houve uma elevação de mais de 4 pontos de audiência da emissora, na média para o horário em São Paulo, e de mais de 3 pontos no Rio de Janeiro.[122]

Reprise na Edição Especial[editar | editar código-fonte]

Estreou com 13,4 pontos, 13,9 de pico e 33,9% de share, sendo a segunda melhor estreia da faixa e apresentou desempenho superior a sua reestreia em 2016.[123] Seu segundo capítulo registrou 12,3 pontos.[124] Mas, apesar dos bons índices no início, a novela passou a perder parte do público com o passar das semanas, com a média caindo para a casa dos 10 e 11 pontos, porém, mantendo a liderança da faixa. Um dos motivos apontados seria a diferença dos temas comparado com as suas antecessoras.[125] Em 6 de abril de 2024, registrou 9,1 pontos, sendo esse seu menor índice.[126]

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

No ano de exibição, foram lançados produtos da novela. Foram lançadas bonecas das empreguetes, que foram primeiramente divulgadas no capítulo de 1 de setembro de 2012.[127] Em outubro foi lançado o livro Cida, a Empreguete - Um Diário Íntimo, inspirado na personagem Cida (Isabelle Drummond).[128][129] Em novembro foi lançado um DVD com os melhores momentos da novela, com clipes, músicas e participações especiais.[130]

No dia 25 de dezembro de 2012, Taís Araújo, Leandra Leal, Isabelle Drummond, Cláudia Abreu e Titina Medeiros, interpretando suas personagens Penha, Rosário, Cida, Chayene e Socorro respectivamente fizeram uma participação no especial Roberto Carlos no qual cantaram ao lado dele no palco. Cláudia Abreu (como Chayene) chegou a dar um "selinho" no cantor.[131]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado Ref
2012 Atriz Favorita Leandra Leal Indicado [132]
Gato do Ano Ricardo Tozzi Venceu
Melhor Novela Filipe Miguez e Izabel de Oliveira Indicado [133]
Melhor Atriz Taís Araújo Indicado
Cláudia Abreu Indicado
Melhor Ator Ricardo Tozzi Indicado
Melhor Ator Coadjuvante Marcos Palmeira Indicado
Revelação Titina Medeiros Indicado
Tema Musical "Ex Mai Love", Gaby Amarantos Indicado
"Vida de Empreguete", Empreguetes Venceu
Ídolo Teen Isabelle Drummond Venceu
Melhor Figurino Gogoia Sampaio Venceu
Melhor Maquiagem Marcelo Dias Venceu
Revelação Filipe Miguez e Izabel de Oliveira Venceu [134]
Programa de TV Cheias de Charme Indicado [135]
Melhor Ator Nacional Jonatas Faro Indicado
Melhor Atriz Nacional Isabelle Drummond Indicado
Melhor Ação de Internet Ana Bueno, Bianca Kleinpaul, e outros.[136] Venceu [137]
Melhor Produção Musical Sergio Saraceni Venceu
Melhor Ator Ricardo Tozzi Indicado [138]
Melhor Atriz Taís Araújo Indicado
Cláudia Abreu Indicado
Melhor Ator Coadjuvante Marcos Palmeira Indicado
Revelação Titina Medeiros Indicado
Rodrigo Pandolfo Indicado
Melhor Autor Filipe Miguez e Izabel de Oliveira Indicado
Melhor Atriz Cláudia Abreu Indicado [139]
Melhor Atriz Revelação Titina Medeiros Venceu
Melhor Novela Filipe Miguez e Izabel de Oliveira Indicado [140]
Melhor Ator de Novela Ricardo Tozzi Indicado
Marcos Palmeira Indicado
Melhor Atriz de Novela Cláudia Abreu Indicado
Isabelle Drummond Indicado
Leandra Leal Indicado
Taís Araújo Indicado
Melhor Ator Coadjuvante Bruno Mazzeo Indicado
Tato Gabus Mendes Indicado
Humberto Carrão Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Aracy Balabanian Indicado
Alexandra Richter Indicado
Malu Galli Indicado
Revelação da TV Chandelly Braz Indicado
Fábio Neppo Indicado
Titina Medeiros Venceu
Melhor Ator Infantil MC Nicolas Indicado
Melhor Autor de Novela Filipe Miguez e Izabel de Oliveira Indicado
Melhor Diretor de Novela Carlos Araújo e Denise Saraceni Indicado
2013 Melhor Novela Filipe Miguez e Izabel de Oliveira Indicado [141]
Melhor Atriz Cláudia Abreu Indicado

Musicais fictícios[editar | editar código-fonte]

Empreguetes[editar | editar código-fonte]

Empreguetes é um girl group formado pelas Marias, da Penha, do Rosário e Aparecida conhecida por Cida. O grupo foi formado ocasionalmente, quando as três empregadas estavam passando a noite na casa da cantora Chayene enquanto ela estava viajando e Rosário acordou no meio da noite e resolveu escrever uma música chamada "Vida de Empreguete", na manhã seguinte, Rosário chamou Kleiton para gravar a música com a participação de Penha e Cida no estúdio de Chayene. Depois, acabaram por gravar um clipe no mesmo dia, com as roupas e a casa de Chayene como locação. O clipe foi lançado na internet no dia 19 de maio de 2012.[142] Foi divulgado na internet por várias pessoas e se tornou um grande hit, resultando na prisão das cantoras recém-lançadas.[143] O grupo é inspirado no grupo americano Destiny's Child.[144]

Chayene[editar | editar código-fonte]

Chayene
Informação geral
Nome completo Jociléia Imbuzeiro Migon
Também conhecido(a) como Rainha do Eletroforró
País Sobradinho, Piauí, Brasil
Gênero(s) Eletroforró
Gravadora(s) Som Livre

Jociléia Imbuzeiro Migon mais conhecida pelo nome artístico Chayene, é uma cantora fictícia piauiense de Sobradinho com passagem por São Paulo, foi lançada há quinze anos em um grupo de forró. Conquistou sucesso fulminante em âmbito nacional com "Voa, Voa, Brabuleta" e sua característica dancinha. Com um repertório que vai do forró eletrônico a lambada, sacode multidões nos seus shows super produzidos.

Chayene atribui a má fase a um suposto (e invisível) sobrepeso. Divide seu tempo entre o seu Piauí natal, onde é considerada uma deusa, e a mansão no Condomínio Casagrande, no Rio.[145]

Os assuntos profissionais ficam por conta de seu ex-marido Laércio, hoje seu secretário para serviços pessoais. Os contratos de shows são fechados por Tom Bastos, a raposa do meio musical. Todos trabalham para que os detalhes da vida dela sejam perfeitos.[146]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Chayene começou cantando em bares e boates em Sobradinho, Piauí, até ser descoberta pelo empresário Laércio Migon e assumir o cargo de vocalista da banda de forró "Leite de Cobra" em 1997, que antes pertencia a cantora Rejane Loreley, que deixou o posto após perder sua voz. [147]

Em 1999, a cantora compra a banda e parte para carreira solo com o single "Voa, Voa Brabuleta".

Já foi denunciada por agressão por suas ex-domésticas Penha e Socorro.

A personagem foi citada na telenovela Verão 90, escrita por uma das autoras de Cheias de Charme. Na cena, o personagem Galdino (Gabriel Godoy) conta a Vanessa (Camila Queiroz) que já namorou a cantora quando os dois faziam parte da mesma banda de forró.[148]

Música[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Cheias de Charme Nacional
Cheias de Charme
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 2012
Gênero(s) Trilha sonora
Idioma(s) Português
Formato(s) CD, download digital
Gravadora(s) Som Livre

A trilha sonora da telenovela, intitulada Cheias de Charme Nacional, foi lançada em 18 de junho de 2012. A capa apresenta Cláudia Abreu como Chayene.[149] O disco contém 17 faixas, sendo que quatro delas foram disponibilizadas para a internet, em formato de extended play (EP).[150]

N.º TítuloMúsicaTema Duração
1. "Pavilhão de Espelhos"  Roberta de SáCida e Elano  
2. "Chalalá"  Léo MagalhãesFabian e Rosário  
3. "Piscar o Olho"  TiêCida e Conrado  
4. "Chora Coração" (ao vivo)AlcionePenha e Sandro  
5. "Tudo Nosso"  Samba LivrePenha  
6. "Disritmia"  Zeca BaleiroRodinei e Liara  
7. "Lê Lê Lê"  João Neto & FredericoTema geral  
8. "Breve Canção de Sonho" (ao vivo)Zélia DuncanRosário  
9. "Se Você Me Der"  Arthur DanniFabian  
10. "Só Sei Dançar Com Você" (com participação de Zé Pi)Tulipa RuizInácio e Rosário  
11. "Maldito Rádio"  Adriana CalcanhottoInácio  
12. "Tango Pra"  Angela Maria & Agnaldo TimóteoSidney  
13. "Se Vira"  Beth CarvalhoSandro  
14. "Canta Maria"  Fernanda TakaiCida  
15. "Ex Mai Love"  Gaby AmarantosAbertura  
16. "Darte" (com participação de Juanes)Ivete SangaloLygia  
17. "Só Marcando Meu Nome"  Marcelo D2Rodinei  

Outras canções[editar | editar código-fonte]

Cheias de Charme também contou com as seguintes canções:

Os Grandes Sucessos Musicais da Novela Cheias de Charme[editar | editar código-fonte]

Os Grandes Sucessos Musicais da Novela Cheias de Charme é um álbum de vídeo da telenovela que foi lançado em 16 de novembro de 2012 pela Globo Marcas, em formato de DVD. O álbum compila shows e clipes dos personagens, com participações de artistas musicais, exibidos durante a trama.[151]

  1. Empreguetes – "Maria Brasileira"
  2. Chayene – "Voa, Voa, Brabuleta"
  3. Fabian – "Impossível Acreditar que Perdi Você"
  4. Empreguetes – "Vida de Empreguete"
  5. Chayene & Fabian – "Só Me Vejo Contigo"
  6. Empreguetes – "Forró das Curicas"
  7. Chayene – "Vida de Patroete"
  8. Chayene & Fabian – "Se Você Me Der"
  9. Empreguetes – "Nosso Brilho"
  10. Chayene & Fabian – "Chora, Me Liga"
  11. Chayene – "Humilde Residência" (com participação de Michel Teló)
  12. Empreguetes – "Chalalá"
  13. Zezé di Camargo & Luciano – "É o Amor"
  14. Empreguetes – "Lê Lê Lê" (com participação de João Neto & Frederico)
  15. Fabian – "Cheia de Charme"
  16. Rosário e Fabian – "Vou Matar Esse Amor Dentro de Mim"
  17. Empreguetes, Chayene e Fabian – "Ex Mai Love"

Referências

  1. «Sparkling Girls: they shine and make it shiny». screening.globo.com. Consultado em 13 de novembro de 2020 
  2. «Encantadoras: ellas brillan y hacen brillar». globotvinternational.com. Consultado em 18 de novembro de 2020 
  3. a b «Personagens». GShow. Consultado em 3 de março de 2016. Arquivado do original em 8 de fevereiro de 2016 
  4. Globo. «Ricardo Tozzi e Cláudia Abreu gravam cena em show de Michel Teló» 
  5. a b «Cheias de Charme». Memória Globo. Rede Globo. Consultado em 1 de abril de 2014 
  6. a b «Cheias de Charme». Teledramaturgia. Consultado em 23 de setembro de 2016 
  7. a b «Cheias de Charme - Créditos». Gshow. Rede Globo. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  8. a b «Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond em Cheias de Charme». Rede Globo. 20 de março de 2012. Consultado em 1 de abril de 2014 
  9. Louise, Aline (13 de abril de 2012). «Conheça a história e as personagens da novela Cheias de Charme». Conta Mais. UOL. Consultado em 23 de setembro de 2016 
  10. Marilise Gomes (4 de julho de 2016). «Taís Araújo festeja reprise de 'Cheias de Charme' na Globo: 'Feliz pra caramba'». Pure People. Consultado em 6 de dezembro de 2016 
  11. Paula Oliveira (19 de setembro de 2016). «Taís Araújo sobre Penha em 'Cheias de Charme': 'Mudou minha vida. Faz parte de mim até hoje'». Gshow. Globo.com. Consultado em 6 de dezembro de 2016 
  12. Gshow (26 de março de 2012). «'Rosário está expandindo meus limites como artista', comemora Leandra Leal». Fique por dentro - Cheias de Charme. Consultado em 7 de outubro de 2014 
  13. Gshow (23 de março de 2012). «Eterna Emília, do Sítio, Isabelle Drummond encara primeira protagonista». Globo.com. Consultado em 7 de outubro de 2014 
  14. VEJA. «De olho na classe C, Globo transforma Claudia Abreu em Barbie tecnobrega». Veja Online. Consultado em 1 de março de 2012 
  15. a b «Tozzi faz balanço: 'Não consigo usar o bordão 'bonita' na vida real, me enrolo todo'». Gshow. Globo.com. 24 de setembro de 2012. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  16. Quem (12 de outubro de 2011). «Marcos Palmeira: "Estou amando não ser o galã da novela"». Quem Online. Consultado em 1 de fevereiro de 2012 
  17. Gshow (22 de abril de 2012). «O genro que toda sogra quer, Humberto Carrão é só elogios para o seu personagem». Bastidores - Cheias de Charme. Consultado em 7 de outubro de 2014 
  18. Gshow (23 de março de 2012). «Titina Medeiros vive Socorro: a pedra no sapato de patroas e empregadas». Fique por dentro - Cheias de Charme. Consultado em 7 de outubro de 2014 
  19. «Em "Cheias de Charme", Socorro se transforma em Lady Praga e Chayene cai no anonimato». UOL Televisão. UOL. 19 de setembro de 2012. Consultado em 16 de março de 2017 
  20. Gshow (23 de março de 2012). «Mau-caráter na pele de galã, Jonatas Faro se diverte com seu primeiro vilão». Fique por dentro - Cheias de Charme. Consultado em 7 de outubro de 2014 
  21. Tatiana Regadas (1 de julho de 2012). «Giselle Batista, de 'Cheias de Charme', defende personagem: 'Não é vilã'». Extra. Globo.com. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  22. Rede Globo. «Cheias de Charme: Alexandra Richter muda visual para viver perua na trama». Consultado em 1 de março de 2012 
  23. «Da cozinha aos tribunais: as mulheres de Cheias de Charme não perdem a fibra». Gshow. Globo.com. 26 de março de 2012. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  24. Site Oficial. «Da cozinha aos tribunais: as mulheres de Cheias de Charme não perdem a fibra». Site Oficial. Consultado em 1 de março de 2012 
  25. Gshow (23 de março de 2012). «Jayme Matarazzo mergulha no universo do grafite para viver o engajado Rodinei». Fique por dentro - Cheias de Charme. Consultado em 7 de outubro de 2014 
  26. «'Cheias de charme': Tainá Muller entra na trama como Liara e já vai para cama com Rodinei». Extra. Globo.com. 30 de maio de 2012. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  27. Lufe Steffen (26 de maio de 2016). «Aracy Balabanian: "Atores são atores, celebridades vêm e passam"». iG. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  28. Luiz Souto (12 de junho de 2012). «Otto Werneck se encanta por Penha em "Cheias de Charme"». Folha de S.Paulo. UOL. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  29. Carlos Henrique Braz (9 de abril de 2012). «3 perguntas para Kika Kalache». Veja. Abril. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  30. «Chandelly Braz brilha como a periguete de 'Cheias de Charme'». O Dia. iG. 25 de agosto de 2012. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  31. Laís Gomes (1 de agosto de 2012). «Luiz Henrique Nogueira revela detalhes de Cheias de Charme». Ofuxico. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  32. «Bruno Mazzeo será empresário de Cláudia Abreu em Cheias de Charme». Rede Globo. 15 de março de 2012. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  33. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z aa ab ac ad ae af ag ah ai aj ak al am an ao ap aq ar as at au av aw ax ay az ba bb bc bd Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Tele
  34. «Simone Gutierrez 18 quilos mais magra em 'Cheias de Charme'». Extra. Globo.com. 18 de abril de 2012. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  35. «Rodrigo Pandolfo, de 'Cheias de Charme', diz que saiu de casa aos 14 anos». O Dia. iG. 14 de setembro de 2012. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  36. Soraia Trancoso. «Dhu Moraes e Isabelle Drummond estão juntas em "Cheias de Charme"». Correio de Uberlândia. Consultado em 1 de março de 2012 
  37. «Sidney Monteiro- Personagem». Gshow. Rede Globo. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  38. Ofuxico. «Juliana Alves fará uma cozinheira em Cheias de Charme». Ofuxico. Consultado em 1 de março de 2012 
  39. Deivison Lima (12 de abril de 2012). «Sérgio Menezes sai da Record, e assina com a Globo». TV Foco. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  40. Carla Bittencourt (26 de maio de 2012). «Maria Helena Chira interpreta a fã de Fabian que sequestra Inácio». Extra. Globo.com. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  41. «Marcos Pasquim entra em Cheias de Charme». Gshow. Globo.com. 18 de julho de 2012. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  42. Contigo!. «Miguel Roncato estará no elenco de Cheias de Charme». Contigo!. Consultado em 1 de março de 2012 
  43. Gshow (23 de março de 2012). «Bofe ideal ou encosto? Pablo Belini fala das trapalhadas do mulherengo Alejandro». Fique por dentro - Cheias de Charme. Consultado em 7 de outubro de 2014 
  44. Gshow (9 de abril de 2012). «Sylvia Nazareth estreia na TV como a irmã braço direito de Penha». Globo.com. Consultado em 7 de outubro de 2014 
  45. «Kleiton Lopes - Personagem». Gshow. Globo.com. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  46. Camila Botto (15 de julho de 2012). «No ar em Cheias de Charme, Fábio Lago fala sobre sucesso de Naldo». Correio. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  47. «"Eu nunca pensei que ia morrer", afirma Ilva Niño que estará na nova Malhação, após vencer câncer». UOL. 30 de julho de 2016. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  48. Marilia Alencar, Amanda Pieranti (27 de setembro de 2012). «Cabelos de Lidi Lisboa, a Gracinha, de Cheias de Charme». Conta Mais. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  49. Nilton Carauta (26 de setembro de 2014). «Mônica Torres diz que é a favor do botox e fala da saudade de José Wilker». O Globo. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  50. Ofuxico. «Tais Araujo e Sergio Malheiros interpretam mãe e filho pela segunda vez». Ofuxico. Consultado em 1 de março de 2012 
  51. «'Fiquei quase dez anos afastada do teatro', comenta a atriz Analu Prestes». Gshow. Globo.com. 3 de abril de 2013. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  52. «Lady Francisco comemora volta às novelas: "Parece que estou renascendo"». Revista Quem. Globo.com. 29 de maio de 2012. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  53. «'É a primeira novela que deixo meu filho assistir', diz Christine Fernandes sobre Cheias de Charme». Gshow.com. 7 de setembro de 2012. Consultado em 20 de março de 2016 
  54. «Marco Ricca chega em Cheias de Charme para abalar a vida de Chayene». Gshow.com. 20 de junho de 2012. Consultado em 3 de setembro de 2016 
  55. «Polliana Aleixo entra em 'Cheias' e promete balançar o coração de Samuel». Gshow.com. 18 de julho de 2012. Consultado em 17 de maio de 2019 
  56. Gshow. «Xuxa apoia campanha e diz a Cida que quer a volta do trio: 'Adoro as Empreguetes'». Gshow. Consultado em 27 de fevereiro de 2018 
  57. «5 momentos da novela 'Cheias de Charme' que vamos amar rever». M de Mulher. Abril. 5 de julho de 2016. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  58. Flaiva Almeida (7 de agosto de 2012). «Cheias de Charme: Alcione se apresenta no Borralho». Ofuxico. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  59. a b c «Paula Fernandes, Gaby Amarantos, Leandro Hassum e Marcius Melhem em 'Cheias'». Gshow. Globo.com. 19 de setembro de 2012. Consultado em 16 de março de 2017 
  60. «Gaby Amarantos comemora volta de 'Cheias de Charme': 'Divisor de águas na minha carreira'». Gshow. Globo.com. 6 de setembro de 2016. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  61. «Cida participa de um desfile e encontra Wanessa». Globo. Setembro. 6 de setembro de 2012. Consultado em 6 de dezembro de 2016 
  62. Anna Ramalho (19 de setembro de 2012). «As Frenéticas vão invadir "Cheias de Charme"». Jornal do Brasil. Consultado em 16 de março de 2017 
  63. «Stefhany Absoluta participa de "Cheias de Charme" e é apresentada como "Musa do Piauí"». UOL Televisão. UOL. 21 de setembro de 2012. Consultado em 16 de março de 2017 
  64. «Marias do Lar é a nova novela das 7 da Globo». Caeté News. 6 de fevereiro de 2012. Consultado em 4 de julho de 2016 
  65. Nilson Xavier (17 de fevereiro de 2012). «Globo muda o nome de sua próxima novela das sete». UOL. Consultado em 4 de julho de 2016 
  66. «Protagonistas de Cheias de Charme ganham ônibus típico de artistas». Rede Globo. 16 de março de 2012. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  67. Flávia, Kátia (10 de março de 2023). «Taís Araújo revela que quase perdeu seu papel em 'Cheias de Charme': "Entrei em desespero"». Jornal de Brasília. Consultado em 15 de abril de 2023 
  68. «Mariana Ximenes se recusa a ser empregada da novela das 19h para fazer nova trama das 21h, Avenida Brasil». R7. Consultado em 23 de setembro de 2019 
  69. «Mariana Ximenes deixa "Marias do Lar", atriz será substituída por Leandra Leal». Na Telinha. 21 de novembro de 2011. Consultado em 4 de julho de 2016 
  70. «Taís e Patrícia de volta à tevê». ISTOÉ Independente. 25 de outubro de 2011. Consultado em 12 de dezembro de 2023 
  71. «Afastada da TV desde 2009, Christine Fernandes fará participação em "Cheias de Charme"». UOL. 3 de setembro de 2012. Consultado em 6 de julho de 2016 
  72. «Novela: Empreguetes vão ao programa de Ana Maria Braga em "Cheias de Charme"». Folha de S.Paulo. UOL. 5 de junho de 2012. Consultado em 6 de julho de 2016 
  73. «'Cheias de Charme': Chayene grava 'Esquenta' com Regina Casé». Terra. 12 de junho de 2012. Consultado em 6 de julho de 2016 
  74. «Ana Furtado grava 'Vídeo Show' com as Empreguetes». Área Vip. 26 de julho de 2012. Consultado em 6 de julho de 2016 
  75. «"Cheias de Charme": Chayene e Fabian cantam no "Domingão do Faustão"». Jovem Pan. 22 de maio de 2012. Consultado em 6 de julho de 2016 
  76. «Empreguetes enlouquecem público do Domingão do Faustão». O Fuxico. 13 de julho de 2012. Consultado em 6 de julho de 2016 
  77. «Reta final: Totó quase amarela, mas faz show e Sandro ganha o 'Se Vira nos 30'». Gshow.com. 24 de setembro de 2012. Consultado em 29 de dezembro de 2022 
  78. «Cheias de Charme: Rosário e Fabian cantam juntos no 'Caldeirão'». iBahia. Globo.com. 13 de agosto de 2012. Consultado em 13 de dezembro de 2016 
  79. William Bressan (11 de maio de 2016). «Em "Cheias de Charme", Chayene pediu para protagonizar "Guerra dos Sexos"». Bem Paraná. Consultado em 8 de dezembro de 2016 
  80. Gshow (1 de julho de 2013). «Novelão: Vídeo Show relembra 'Cheias de Charme' durante esta semana». Novelão da Semana - Vídeo Show. Consultado em 24 de dezembro de 2014 
  81. Flávio Ricco (4 de julho de 2016). «Globo muda Vale a Pena Ver de Novo para evitar repetição de elenco». UOL. Consultado em 4 de julho de 2016 
  82. «Globo define data de estreia de "Cheias de Charme" no "Vale a Pena Ver de Novo" – TV Foco». 4 de julho de 2016. Consultado em 5 de julho de 2016 
  83. «'Cheias de Charme': veja o resumo do último capítulo da novela». TribunaHoje.com. 21 de março de 2017. Consultado em 6 de janeiro de 2021 
  84. «Globo define a substituta de 'Mulheres de areia'». O Globo. 31 de janeiro de 2024. Consultado em 31 de janeiro de 2024 
  85. REDAÇÃO (9 de março de 2024). «Globo bate o martelo e estreia faixa de reprise aos sábados com Cheias de Charme». Notícias da TV. Consultado em 10 de março de 2024 
  86. «As Empreguetes estão a chegar». Globo Portugal. 2 de abril de 2018. Consultado em 3 de abril de 2018 
  87. Carmo, Filipe (9 de janeiro de 2023). «Lembra-se das 'empreguetes'? A novela 'Cheias de Charme' está de volta». Notícias ao Minuto. Consultado em 3 de julho de 2023 
  88. Flávio Ricco (8 de outubro de 2012). «"Cheias de Charme" vira "Encantadoras" no mercado internacional». UOL Televisão. Consultado em 6 de agosto de 2014 
  89. «Globo TV International - Sparkling Girls». Consultado em 6 de agosto de 2014 
  90. «Mañana estrena Encantadoras por Teledoce». CáculoTV. Consultado em 12 de junho de 2016 
  91. «'Sparkling Girls' is going to bring music and fun to Panama and Mozambique». GloboTV Internacional. Consultado em 12 de junho de 2016 
  92. «Teleserie brasileña "Encantadoras" llega a Canal 13». TeCache.cl. Consultado em 12 de junho de 2016 
  93. «"Encantadoras" llegó a Chile». Señal Internacional (em espanhol). 11 de setembro de 2013. Consultado em 12 de junho de 2016 
  94. «텔레노벨라 블로그 : 네이버 블로그». blog.naver.com (em coreano). Consultado em 12 de junho de 2016 
  95. «Globo estrena Encantadoras en Chile, Ecuador, El Salvador y Uruguay». Prensario. Consultado em 12 de junho de 2016 
  96. «Televisión Tica - #Estreno: Encantadoras». Facebook. Consultado em 12 de junho de 2016 
  97. «Kanal Global - Cheias de Charme». Välkommen till Kanal Global. Consultado em 12 de junho de 2016 
  98. «Бразилийн өргөн чөлөөний "Дур булаам бүсгүйчүүд"». news.gogo.mn (em mongol). Consultado em 12 de junho de 2016 
  99. a b «ENCANTADORAS - Lunes a Viernes , 17H por M-Net City». Facebook. Consultado em 12 de junho de 2016 
  100. «Join us on July 27th for the launch of Nina TV, THE Novela Channel !». Facebook. Consultado em 12 de junho de 2016 
  101. Costa, Fábio. «Sucesso das 19h, Cheias de Charme é a novela do Globoplay no Projeto Originalidade em novembro». observatoriodatv.uol.com.br. Consultado em 12 de dezembro de 2022 
  102. «Ministério da Justiça altera classificação etária indicativa de Cheias de Charme». Jornal do Brasil. 4 de julho de 2012. Consultado em 6 de julho de 2016 
  103. Cheias de Charme Agrada e Mantem Audiência Acima da Meta
  104. «Compositor de 'Vida de Empreguete' diz que não esperava tamanha repercussão». odia.ig.com.br. 5 de junho de 2012. Consultado em 28 de junho de 2012 
  105. Patrícia Kogut (17 de abril de 2012). «'Cheias de charme' estreia com 35 pontos; 'Avenida Brasil' tem recorde». Consultado em 21 de abril de 2012 
  106. «"Cheias de Charme" bate novo recorde; novelas da Globo em alta». NaTelinha. Consultado em 13 de Julho de 2012 
  107. «Clássico das duas maiores torcidas do Brasil dá 25 pontos a Globo». Ofuxico. 19 de julho de 2012. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  108. «Último capítulo de "Cheias de charme" marca 33 pontos». Patrícia Kogut. Consultado em 12 de junho de 2015 
  109. «"Cheias de Charme": repercussão foi maior que a audiência». Nilson Xavier. 28 de setembro de 2012. Consultado em 12 de junho de 2015 
  110. «Fim de "Cheias de Charme" atinge 32 pontos de audiência e supera três novelas anteriores». UOL TV e Famosos. Consultado em 2 de dezembro de 2021 
  111. «Reestreia de "Cheias de Charme" dispara audiência da Globo em SP e Rio; confira os consolidados desta segunda-feira (19/09/16) – TV Foco». 20 de setembro de 2016. Consultado em 21 de setembro de 2016 
  112. «"Cheias de Charme" cresce em audiência e alavanca tarde e noite da Globo – TV Foco». 21 de setembro de 2016. Consultado em 21 de setembro de 2016 
  113. «Audiências consolidadas de quinta-feira (22/09) | Bastidores da TV». www.bastidoresdatv.com.br. Consultado em 24 de setembro de 2016 
  114. «Em novo horário, "Cheias de Charme" dispara e bate recorde de audiência – Famosos na Web». 27 de setembro de 2016. Consultado em 28 de setembro de 2016 
  115. «Audiências consolidadas de sexta-feira (30/09) | Bastidores da TV». www.bastidoresdatv.com.br. Consultado em 4 de outubro de 2016 
  116. «Tarde da Globo bate recorde e atinge audiência histórica nesta segunda-feira; confira | Bastidores da TV». www.bastidoresdatv.com.br. Consultado em 4 de outubro de 2016 
  117. «Reprise de Cheias de Charme bate recorde de audiência | HORA BRASIL». HORA BRASIL. 5 de novembro de 2016 
  118. «Audiências consolidadas de terça-feira (29/11)». Bastidores da TV. Consultado em 30 de novembro de 2016 
  119. «"Cheias de Charme" bate recorde de audiência e ameaça novela das seis; confira os consolidados desta quarta-feira (30/11/16) – TV Foco». TV Foco - Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos. 1 de dezembro de 2016 
  120. «Cheias de Charme registra recorde em São Paulo e alavanca melhor média do Vale a Pena Ver de Novo desde agosto de 2016». Consultado em 26 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 2 de fevereiro de 2017 
  121. REDAÇÃO (22 de março de 2017). «Sol Nascente tem o segundo melhor final de novela das 18h em seis anos». Notícias da TV. Consultado em 17 de setembro de 2022 
  122. «Reprise de "Cheias de Charme" já levanta a audiência da Globo – TV Foco». TV Foco - Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos. 12 de outubro de 2016 
  123. Oliveira, Gabriel de (12 de março de 2024). «Cheias de Charme volta com o pé direito e vira 2ª melhor estreia da Edição Especial». TV Pop. Consultado em 12 de março de 2024 
  124. Oliveira, Gabriel de (13 de março de 2024). «Cesar Filho vira milagreiro e SBT Brasil conquista melhor audiência em 61 semanas». TV Pop. Consultado em 13 de março de 2024 
  125. Santana, André (10 de abril de 2024). «Mal estreou: audiência de reprise derrete e já preocupa a Globo». TV História – De A a Z, tudo sobre TV. Consultado em 12 de abril de 2024 
  126. Redação (8 de abril de 2024). «Consolidados de São Paulo, sábado, 06/04/2024». Portal Alta Definição. Consultado em 12 de abril de 2024 
  127. «Veja detalhes das bonecas das empreguetes de 'Cheias de Charme'». F5. 4 de setembro de 2012. Consultado em 6 de julho de 2012 
  128. «No último capítulo de "Cheias de Charme, Cida lança livro na trama e na vida real». BOL. 27 de setembro de 2012. Consultado em 6 de julho de 2012 
  129. «Livro 'Cida a Empreguete - Um Diário Íntimo' é lançado com bate-papo». G1. 5 de outubro de 2012. Consultado em 6 de julho de 2012 
  130. «Globo lança DVD com hits de "Cheias de Charme"». F5. 17 de novembro de 2012. Consultado em 6 de julho de 2012 
  131. «Empreguetes, Chayene e Socorro cantarão com Roberto Carlos em especial de fim de ano». UOL. 6 de novembro de 2012. Consultado em 6 de julho de 2012 
  132. «Vencedores do Meus Prêmios Nick 2012». 18 de outubro de 2012 
  133. «Prêmio Extra de TV 2012». 2 de novembro de 2012 
  134. «Prêmio APCA 2012 dá destaque a Avenida Brasil». 27 de novembro de 2012 
  135. «Capricho Awards 2012-Cinema e TV». 12 de dezembro de 2012 
  136. «Cheias de Charme - Créditos». Gshow. Consultado em 12 de junho de 2016 
  137. «Vencedores do Prêmio CGP». Dezembro de 2012 
  138. «Indicados ao Prêmio Quem Acontece 2012». 20 de outubro de 2012 
  139. «Os vencedores do prêmio 'Melhores do Ano' do 'Domingão do Faustão'». 3 de março de 2013 
  140. «Prêmio Contigo de TV! 2013». 20 de fevereiro de 2013 
  141. «Veja a lista de ganhadores do "Troféu Imprensa 2013″». 26 de abril de 2013 
  142. «Globo divulga videoclipe caseiro das empreguetes de Cheias de Charme». UOL TV e Famosos. Consultado em 12 de junho de 2016 
  143. «'Cheias de Charme': empreguetes são presas após gravarem clipe». Terra. Consultado em 12 de junho de 2016 
  144. «Isabelle Drummond teve muita aula de dança». Jornal da Paraíba. Consultado em 1 de setembro de 2012 
  145. «Chayene - Cheias de Charme». Cheias de Charme. Consultado em 12 de junho de 2016 
  146. «Cheias de Charme: conheça a rainha do eletroforró Chayene». IPCTV. Consultado em 12 de junho de 2016 
  147. «Reinado de Chayene está com os dias contados» 
  148. «'Verão 90' faz referência a 'Cheias de Charme' com imagens de Chayene; reveja a cena». Gshow. Consultado em 15 de agosto de 2019 
  149. «Cheias de Charme Nacional (CD)». Consultado em 10 de junho de 2015 
  150. «Cheias de Charme - EP». iTunes Store. 18 de junho de 2012. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  151. «Grandes sucessos musicais de Cheias de Charme retornam em DVD». TV Globo. 16 de novembro de 2012. Consultado em 29 de setembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Sítio oficial (em português)
  • Sítio oficial (em português) (site oficial do videoclipe "Vida de Empreguete", cantada pelas protagonistas Rosário, Penha e Cida)