Cheiradenia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCheiradenia
Cheiradenia cuspidata (I e II)

Cheiradenia cuspidata (I e II)
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Cheiradenia
Espécies
ver texto

Cheiradenia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por John Lindley, em Folia Orchidacea. Cheiradenia 4, em 1853. A espécie tipo é a Cheiradenia cuspidata Lindley. O nome do gênero vem do grego chira, mão, e adenos, glândula, em referência a semelhança do espessamento ou calo do labelo de suas flores, que termina em saliências que parecem dedos.

Trata-se de gênero composto por apenas uma pequena miniatura epífita de crescimento cespitoso, que habita as florestas tropicais quentes e úmidas do Norte da Amazônia.

São plantas, de rizoma curto, que vegetativamente assemelham-se às menores espécies de Cyclopogon, com pseudocaule formado pelas Baínhas de pequenas folhas dísticas membranáceas, de base imbricante, lisas ou levemente nervuradas. A inflorescência é racemosa, ereta e mais longa que as folhas, com raque terminal estrobiliforme curtíssima, dotada de grande quantidade de brácteas que formam uma espécie de espiga, de onde emergem poucas e pequenas flores que pouco se destacam.

As sépalas e pétalas são planas e têm o mesmo comprimento, o labelo é algo unguiculado, articulado com o pé da coluna, largo, levemente trilobado e apresenta o já referido espessamento transversal calosiforme. A coluna é curta e espessa com antera terminal contendo duas polínias cerosas.

Espécie[editar | editar código-fonte]

  1. Cheiradenia cuspidata Lindl., Fol. Orchid. 4: 1 (1853)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Cheiradenia

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.