Chester (marca)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Chester, veja Chester (desambiguação).

Chester é uma marca registrada do frigorífico brasileiro Perdigão S.A., para designar toda uma linha de produtos (hambúrguer, medalhão, almôndegas, salsicha, linguiça, mortadela, peito defumado, cortes, fatiados, tender, pratos prontos, pizza, lasanha, entre outros) originários de uma ave especial desenvolvida a partir da espécie Gallus gallus, linhagem natural da Escócia, trazida dos Estados Unidos da América pela Perdigão, no final da década de 1970.

A Cobb Vantress, empresa americana especializada em genética avícola, administra a linhagem pura usada para a produção exclusiva das aves especiais que levaram a marca Chester® pela Perdigão.

História

Em 1979, a Perdigão enviou ao exterior dois de seus principais técnicos especialistas em avicultura com a missão de procurar uma nova linhagem. Em sua busca, encontraram uma empresa que trabalhava suas aves com o objetivo de melhorar o resultado das carnes e que havia desenvolvido uma ave tipo roaster, com maior quantidade de carnes nobres. Procedeu-se, então, à compra deste pacote genético que permitiria introduzir a criação das aves no Brasil.

Ainda em 1979, entraram em território nacional as chamadas avós (linhas puras de aves de corte). Estas foram encaminhadas à granja avícola Passo da Felicidade (em Tangará), que foi especialmente preparada e dotada de tecnologia. Além disso, a avícola foi construída em meio a uma reserva florestal de propriedade da empresa, para proteger as aves das contaminações patogênicas de outras aves.

Iniciou-se então um trabalho de 3 anos em que, através de sucessivas seleções e cruzamentos de linhagens diferentes, chegou-se a uma ave com maior concentração de carnes nobres (70% de peito e coxas). Foi a partir dessa particularidade que surgiu a marca “Chester” – derivação da palavra inglesa “chest” (que significa “peito”).

Assim, a partir do pacote genético e de informações técnicas sobre a espécie, a ave é desenvolvida até os nossos dias.

Comercialização

A Perdigão é proprietária da fórmula genética. Não são vendidos os ovos.

O grande volume de vendas se dá no Natal. O restante do ano, este produto é exportado para 25 países.

Ver também

Predefinição:BRF - Brasil Foods