Diretor de informática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chief information officer)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O Chief Information Officer ou CIO é um título (papel/role) dado ao gerente de TI, superintendente de ti, diretor de TI ou vice presidente de TI dependendo da estrutura organizacional da empresa, é o intendente informática/TI sendo responsável pela informática de uma empresa. Eles normalmente respondem ao Chief Executive Officer ou ao Chief Financial Officer.

A importância desse cargo tem crescido satisfatoriamente desde que a tecnologia da informação tem a cada dia se tornado mais importante para as empresas. O CIO pode ser um membro do quadro de executivos de uma empresa, a depender do tipo de organização.

Não há uma qualificação especial típica para CIO. Cada posição diferente de um CIO tem a sua própria maneira de trabalho. Até há pouco tempo muitos CIO possuíam formação em ciência da computação, engenharia de software ou sistemas de informação, mas isso não é uma generalidade. Muitos eram tidos como técnicos há algum tempo. Mais recentemente, é mais importante para um CIO demonstrar sua capacidade de liderança, seu faro de negócios e sua perspectiva de estratégias muito mais do que habilidades técnicas. É muito comum hoje o CIO ser apontado no lado executivo de uma organização, e não mais técnico.

CIO é algumas vezes sarcasticamente chamado de "Career Is Over" (fim de carreira), devido à grande raridade de um CIO se tornar um CEO.

O papel de um CIO em alguns casos têm-se estendido para um Chief Knowledge Officer, CKO, que trabalha também com conhecimento, não apenas com informação.

Hoje os CIO tem/devem abrir a caixa preta da TI, sair de dentro das salas e participar de reuniões e tomar iniciativas.

Ver também[editar | editar código-fonte]