Chilperico II da Borgonha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Chilperico II (c. 450493) foi rei da Borgonha de 473 até sua morte, em 493, e antes da morte de seu pai, em 463, ambos dividiram o reinado. Começou seu reinado só em 473 após a divisão da Brogonha com seus irmãos Godegisel, Godomar, e Gundebaldo. Reinou da Valença e seus irmãos reinaram respectivamente de Genebra, Viena e Lion. Todos eram filhos de Gondioco.

Na década de 470, Chilperico foi forçado a se submeter à autoridade do Império Romano pelo magister militum Ecdício Ávito. Em 475 provavelmente acobertou um Ecdício exilado após os Visigodos tomarem a província de Auvérnia.

Após seu irmão Gundebaldo ter usurpado seu irmão Godomar em 486, voltou-se a Chilperico. Em 493 Gundebaldo assassinou Chilperico e afogou sua esposa, e então exilou suas duas filhas, Chroma, que tornou-se freira e Clotilda, que fugiu junto com o tio Godegisel. Quando os rei franco Clóvis I pediu a mão de Clotilda em casamento, Gundebaldo não pode recusar. Clovis e Godegisel se aliaram contra Gundebaldo em uma guerra civil longa e sangrenta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]