China National Petroleum Corporation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Indústria Petróleo & Gás
Fundação Pequim, China (1982)
Pessoas-chave Jiang Jiemin (President)
Wang Guoliang (CFO)
Empregados 1.086.966 (2006)[1]
Produtos petróleo (combustíveis, lubrificantes)
Gás Natural
Petroquímica
Exploração Petrolífera
Lucro Aumento US$13.256 billion (2006)[1]
Faturamento Aumento US$110.552 billion (2006)[1]
Página oficial [1]

A China National Petroleum Corporation (CNPC) é uma empresa petrolífera semi-estatal da China, fundada em 1988, resultante do processo de reforma do setor petrolífero chinês e do fim do controle direto pelo Ministério do Petróleo que se iniciou com a criação de outras duas empresas em 1982. Neste processo de reformas dos anos 1980, foram criadas ato todo três companhias petrolíferas: a CNOOC, a Sinopec e a própria CNPC.

Inicialmente a CNPC assumiu toda a produção petrolífera na China Continental, ou onshore, e parte da produção e refino de petróleo, enquanto a CNOOC se especializou na produção offshore e a Sinopec na área de petroquímica, refino e derivados. Posteriormente essas barreiras foram retiradas e a China passou a contar com três semi-estatais consideradas gigantes no setor petrolífero mundial. A CNPC passou por duas reestruturações, uma em 1988 que a criou como existe na atualidade, e outra em 1999, quando as atividades de upstream foram segmentadas em uma "nova" empresa, a PetroChina.

A CNPC explora petróleo e gás em 27 países, incluindo na Eurásia: Mongólia, Myanmar, Indonésia, Tailândia, Azerbaijão, Rússia, Turcomenistão, Uzbequistão, Cazaquistão, Omã, Irã e Síria; nas Américas: Canadá, Venezuela, Peru, Equador e Peru; na África: Argélia, Chade, Guiné Equatorial, Líbia, Mauritânia, Niger, Nigéria e Sudão.

Notas e referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]