Beija-flor-de-garganta-azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chlorestes notatus)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBeija-flor-de-garganta-azul

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae
Género: Chlorestes
Reichenbach, 1854
Espécie: C. notata
Nome binomial
Chlorestes notata
Reich, 1793
Distribuição geográfica

Sinónimos
  • Chlorostilbon notatus
  • Chlorestes notatus

O beija-flor-de-garganta-azul (Chlorestes notata[1]), também safira-de-garganta-azul,  beijo-flor-safira-de-garganta-azul ou esmeralda-de-garganta-azul, é uma espécie de ave da família Trochilidae (beija-flores).

O beija-flor-de-garganta-azul habita a zona Norte da América do Sul, incluindo Colômbia e Guianas. No Brasil, a principal população da espécie encontra-se na bacia hidrográfica do Amazonas, mas também se pode encontrar nas florestas atlânticas.

Este beija-flor mede cerca de 9 cm e pesa menos de 4 gramas. O macho tem coloração esverdeada, mais escura na zona das costas, com cauda azul e bifurcada e garganta azul. A fêmea é semelhante, mas pode distinguir-se pela zona ventral mais clara.

O beija-flor-de-garganta-azul alimenta-se de insectos e de néctar, principalmente em árvores.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

São reconhecidas três subespécies:[2]

  • Chlorestes notata notata (Reich, 1793) – ocorre no nordeste da Colômbia, no norte e leste da Venezuela, nas ilhas de Trinidad e Tobago, nas Guianas e no leste do Brasil, do estado do Pará até o sul do estado do Rio de Janeiro.
  • Chlorestes notata puruensis Riley, 1913 – ocorre do noroeste do Brasil (ao norte do rio Amazonas até a foz dos rios Trombetas e Negro) até o sudeste da Colômbia, leste do Equador e nordeste do Peru, no alto rio Ucayali.
  • Chlorestes notata obsoletus (J. T. Zimmer, 1950) – ocorre no nordeste do Peru, da região do baixo rio Ucayali até a região da foz do rio Napo, e provavelmente até a foz do rio Huallaga.

Referências

  1. «Swifts, hummingbirds & allies». IOC World Bird List (em inglês). International Ornithologists’ Union. Consultado em 17 de novembro de 2012 
  2. «beija-flor-de-garganta-azul (Chlorestes notata) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br. Consultado em 22 de setembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Beija-flor-de-garganta-azul