Chlorocebus cynosuros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaChlorocebus cynosuros[1]
Chlorocebus cynosuros (Zambia).jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Género: Chlorocebus
Espécie: C. cynosuros
Nome binomial
Chlorocebus cynosuros
(Scopoli, 1786)
Distribuição geográfica
Malbrouck area.png

Chlorocebus cynosuros é um Macaco do Velho Mundo, da subfamília Cercopithecinae, que ocorre na África. A espécie já foi considerada como subespécie de Chlorocebus pygerythrus ou de Chlorocebus aethiops.

Descrição[editar | editar código-fonte]

É um macaco esguio, com longos membros e uma longa cauda. A é pelagem é cinza-oliva. O peitoral e ventre são brancos, assim como as bochechas e sobrancelhas, que envolvem uma face sem pelos e com manchas pálidas.[3] Os olhos são castanhos. A genitalia é colorida: o escroto é azul, e o penis é vermelho. Machos são 20& maiores que as fêmeas.

Distribuição geográfica e habitat[editar | editar código-fonte]

É encontrado no centro-sul da África, desde o oeste da República Democrática do Congo até a costa com o Oceano Atlântico e do sul ao norte da Namíbia e Zâmbia, no rio Luangwa.[1] Habitat florestas pantanosas, florestas abertas e montana até cerca de 4 500 m de altitude.[4]

Comportamento[editar | editar código-fonte]

É um animal diurno, que vive em grandes grupos, consistindo de mais de 50 animais. Cada grupo tem seu próprio território, e o tamanho dele depende da quantidade de alimento que é disponível.

Dieta[editar | editar código-fonte]

A dieta é onívora e consiste de frutos, sementes, flores, néctar, invertebrados, ovos e lagartos.

Referências

  1. a b Groves, C.P.. Chlorocebus cynosuros. In: Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.). Mammal Species of the World. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. 111–184 pp. p. 159. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC 62265494.
  2. Butynski, T. M. (2008). Chlorocebus cynosuros (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 02 de abril de 2013.
  3. Kingdon, J.. The Kingdon Guide to African Mammals. London: Academic Press Limited, 1997. ISBN 0-12-408355-2.
  4. Photo and information about the Malbrouck. Natuurinformatie, Naturalis.
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

]]