Choanoflagellata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaChoanoflagellata
Monosiga Brevicollis

Monosiga Brevicollis
Monosiga Brevicollis Phase.jpg
Classificação científica
Reino: Protista
(sem classif.) Opisthokonta
Filo: Choanozoa
Classe: Choanoflagellatea

Os coanoflagelados (Choanoflagellata, Choanoflagellatea ou Choanomonada) são um táxon de protistas aquáticos (marinhos e de água doce) formados por uma célula arredondada que tem num dos polos um flagelo rodeado por um "colar" de microvilosidades. O flagelo provoca uma corrente de água e o colar filtra as partículas nutritivas, que são depois ingeridas por fagocitose1 .

As 600 espécies de coanoflagelados conhecidas são todas formadas por células muito pequenas que podem viver isoladas, livres ou sésseis, ou na forma de colónias. Possuem, em geral, um revestimento celular de celulose e outros glícidos complexos, embora haja células nuas e outras envolvidas por uma teca rígida. Apenas se conhece a sua reprodução por fissão binária; no entanto, a espécie colonial Proterospongia haeckeli forma células amebóides, que se pensa poderem ter algum papel específico na reprodução.

Filogenia[editar | editar código-fonte]

Estas células são muito semelhantes aos coanócitos das esponjas, o que sugere a existência de um antepassado comum, que poderá ter vivido no final do Pré-Câmbrico, há cerca de um bilhão de anos (mil milhões de anos). Para além disso, estes protozoários podem ser coloniais, agregados por uma matriz gelatinosa; os Acanthoedidae possuem ainda uma teca (um invólucro) rígida, suportada por varetas de sílica, o que permite associá-los às esponjas siliciosas1 .

Análises filogenéticas indicam que este clado pode ser o "irmão" mais próximo dos animais (Metazoa).

Subgrupos[editar | editar código-fonte]

Os coanoflagelados são tradicionalmente divididos em três famílias1 :

  • Salpingoecidae
  • Codonosigidae
  • Acanthoedidae


Referências